Qual a diferença entre logotipo e logomarca?

O momento de criar um produto ou de divulgá-lo no mercado pode ser acompanhado por diversas dúvidas e uma delas, com certeza, é sobre logotipo e logomarca. São a mesma coisa? Será que é tão importante assim entender esses dois conceitos?

A verdade é que entender o que é logotipo e logomarca é fundamental para se criar um bom projeto de design. Inclusive, um spoiler: não são a mesma coisa!

Nós criamos um material imperdível para você compreender de uma vez qual é a diferença entre logotipo e logomarca e ter mais confiança na hora de decidir o design do seu negócio. Confira abaixo!

Qual é a finalidade do logotipo e logomarca?

Apesar das dúvidas relacionadas à essência dos logos, é claro que todo mundo sabe que se tratam de duas coisas relevantes para o sucesso de um produto. Contudo, por quê? Na realidade, o uso do logotipo e logomarca tem a finalidade de aproximar o consumidor daquele produto por meio de uma identidade visual.

Basta pensar na sua marca preferida de pão, por exemplo: mesmo sem chegar muito perto da prateleira no mercado, é possível identificar se há uma embalagem dele. Isso acontece porque você, de maneira instintiva, procura pelo logotipo ou pela logomarca.

Outro bom exemplo é quando alguém está procurando por um lugar para comer e vê o letreiro com algum fast-food. Ao se ver aquele logotipo ou logomarca, já fica claro qual é o fast-food que está nas proximidades.

Mac donalds

Dito tudo isso, dá para classificar logotipo e logomarca como formas de o produto ser reconhecido mais rapidamente e, claro, ficar na memória dos consumidores.

Compreenda o que é logotipo

Quando se vê a embalagem de algum produto ou a fachada de alguma empresa, é comum ver algo escrito associado a uma imagem. Geralmente, é essa a estrutura básica de uma identidade visual.

A tipografia corresponde à parte escrita dessa identidade, incluindo a sua estilização: todo mundo sabe como é a escrita da palavra Bob’s, por exemplo, ou a tipografia usada para a palavra McDonald’s e assim por diante.

E o que é logomarca?

Já a logomarca representa a imagem que se usa na identidade visual. Por exemplo: a Adidas tem o nome da marca escrito de uma forma específica (logotipo) e tem uma espécie de flor acima do nome, sendo esta a logomarca.

Outro bom exemplo é a Kibon, que tem a parte estilizada da sua identidade visual (o logotipo) e o desenho de coração que acompanha todas as embalagens e identifica a empresa (logomarca).

Dessa forma, para deixar mais claro: quando se tratar das escritas, com as letras coloridas ou estilizadas, é o logotipo. Quando se tratar de uma imagem acompanhando a escrita, é a logomarca.

Pode haver só o logotipo?

É bem incomum que uma empresa use apenas a logomarca como identidade visual, considerando que isso nem sempre é o bastante para mostrar uma informação fundamental: o seu nome. Por outro lado, existem algumas marcas que costumam usar apenas o logotipo e isso acaba funcionando bastante: é o caso da Coca-Cola.

Coca cola

Esta pode ser considerada o maior exemplo de empresa que se baseia no logotipo sozinho em vez de associá-lo a uma logomarca e, mesmo assim, tem enorme efeito.

Muitas vezes, o que se vê é apenas a escrita estilizada (logotipo), onde se lê “Coca-Cola”, sem qualquer desenho, e isso é o bastante para que todos identifiquem a empresa de forma imediata.

É interessante dizer que a identidade visual dessa bebida é uma das mais fortes do mundo, o que responde à pergunta anterior: sim, pode haver apenas o logotipo. Porém, ele precisará de uma elaboração mais cuidadosa e mais criativa.

Como criar um logotipo e logomarca que cause impacto

Ao se falar em identidade visual, é claro que um dos principais desafios dos profissionais de Design é criar um logotipo e logomarca que impacte o consumidor positivamente.

Entretanto, seguindo algumas dicas, dá para estabelecer uma identidade visual forte para qualquer tipo de empresa. Veja:

1. Aposte na simplicidade

Seja para criar uma logomarca ou apenas um logotipo estilizado, não é preciso exagerar nos elementos. Mais uma vez, um exemplo de algo que é simples, mas que está há anos funcionando é a própria Coca-Cola.

Não há um esquema de cor complexo, apenas a estilização delicada das letras e isso fez dessa identidade visual um dos logotipos mais lembrados e reconhecidos do mundo.

2. Saiba a fundo o que quer vender

Muitos acham que, para criar um logotipo e logomarca, é preciso pensar em algo que seja simples de lembrar e que chame a atenção.

Contudo, a verdade é que uma das principais coisas a pensar é no que a empresa quer vender. É a partir dessa consciência que a identidade visual deve ser criada.

Por exemplo: há um motivo para uma maçã mordida ser a logomarca da Apple: mordida é “bite”, que tem o mesmo som de “byte”, palavra bem comum no ramo da empresa.

Assim, conhecer de verdade quais são os produtos, a história e as intenções da empresa é algo indispensável para uma identidade visual que traga resultados.

3. Pense na emoção

Quem nunca reparou que a logomarca da Amazon tem uma estratégica seta, que remete a um sorriso? É claro que a sua primeira intenção é mostrar que tudo pode ser achado na plataforma, de A a Z, mas a emoção não foi esquecida.

Se for possível adicionar algum elemento que faça com que as pessoas tenham uma emoção despertada, melhor ainda!

No entanto, é claro que as emoções escolhidas devem ser boas, ou seja, é preciso usar elementos visuais para trazer sensações de confiança, de calma, de felicidade, etc.

4. Entenda o que cada cor significa

Quem é adepto à Cromoterapia sabe há muito tempo que as cores carregam sim determinado significado. Dessa forma, para escolher o logotipo ou a logomarca, é indispensável entender mais sobre essas cores, por exemplo: o azul é conhecido por despertar tranquilidade.

Quando se quer uma ideia de limpeza, é comum que as identidades visuais apelem para o branco, assim como usam o vermelho quando querem a atenção ou despertar paixão.

Se a logomarca será para uma empresa infantil, por exemplo, é menos comum usar o preto, que remete à sobriedade dos adultos. O mais visto é usar cores que transmitam mais ânimo, mais vigor, como o laranja.

5. Escalabilidade não pode ser deixada de lado hoje em dia

Imagine que o seu logotipo e logomarca foi pensado para ser visto pelos clientes em um blog. No entanto, surge a oportunidade de colocá-lo em uma rede social ou em outro espaço online: é importante que esse logotipo ou logomarca seja escalável.

Isso significa que ele ficará adequado em qualquer uma dessas plataformas, sem que deixe de ser legível ou a sua imagem fique distorcida.

Desse modo, ao criar uma logomarca ou logotipo, é fundamental pensar na escalabilidade a fim de que esse seja um material que possa ser usado com a mesma qualidade em vários lugares.

6. Saiba mais sobre os concorrentes

É muito importante entender quais são os mecanismos de trabalho da concorrência e isso inclui a sua criação de logotipo ou logomarca.

Afinal, não há problema nenhum em aproveitar alguma tendência ou ideia de um concorrente, desde que a logo da empresa seja completamente original. Não há nada errado com inspiração, mas nunca se deve copiar elementos.

7. Seja original

Quanto mais original a logotipo ou logomarca for, mais surpreso ficará o público e mais fácil será de essa identidade visual chamar a atenção.

Como mencionado antes, é claro que ficar atento às principais tendências é importante, até mesmo para que a logo fique moderna. Contudo, sair do lugar comum também vale a pena.

Isso significa conhecer o máximo possível do que se vê na identidade visual das grandes empresas (especialmente as que atualizam o seu logotipo ou logomarca), mas com um toque diferencial, que pode ser uma técnica que não se veja sempre.

8. Seja específico com relação ao público-alvo

A escolha do público-alvo não impacta apenas a escolha do tipo de serviço ou produto, mas a logomarca ou logotipo também. Na realidade, tudo o que a empresa faz deve ser sempre tendo em vista qual consumidor se quer atingir.

Justamente devido a isso é que não se pode ser vago: quanto mais específico for o tipo de público daquela empresa, mais fácil será criar uma identidade visual apropriada.

9. Procure por um profissional

Apesar de haver programas que permitem a criação de um logotipo ou logomarca, os resultados não são os mesmos de quando se procura por um profissional.

Portanto, uma vez que se decide criar ou renovar a logo da sua empresa, é altamente indicado ir em busca de um profissional de Design ou de Marketing.

Conseguiu entender sobre logotipo e logomarca?

Ficou mais claro qual é a diferença entre logotipo e logomarca? Além disso, com as dicas para a criação de ambos, ficará mais fácil elaborar uma identidade visual que contribua para a sua empresa!

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