Qual é a diferença entre marca e negócio?

Você sabia que grande parte das pessoas não sabem a diferença entre marca e negócio?

É muito comum ouvirmos por aí, frases como: “vou montar meu próprio negócio”, “estou crescendo a minha marca”, e citações como essas confundem as pessoas que imaginam que ambas são a mesma coisa.

É importante deixar bem claro que a marca é algo fundamental para o negócio, pois a imagem de uma empresa diz muito sobre ela. No entanto, ter um negócio não significa ter uma marca.

Parece bem confuso, não é mesmo? Porém, trata-se de um assunto bem simples que vamos explicar no decorrer deste artigo. Acompanhe a leitura!

Qual a definição de negócio?

O negócio é definido como um tipo de comércio ou empresa que é administrado por uma ou mais pessoas a fim de obter recursos financeiros, por meio da venda de produtos ou serviços.

Para deixar mais claro, podemos dizer que negócio é toda e qualquer atividade que tenha como finalidade a geração de lucros.

Ter um negócio não significa apenas o lado financeiro ou comercial, mas faz referência a qualquer atividade humana que possua efeitos jurídicos.

Normalmente, as pessoas que optam por ter o próprio negócio estão buscando maior liberdade profissional e financeira e têm a expectativa de trabalhar fazendo aquilo de que se gosta.

Entretanto, os desafios para comandar um negócio podem ser maiores do que se imagina, pois para se obter sucesso comercial, é preciso manter a estabilidade da demanda, gerenciar a qualidade dos produtos, estar atento aos prazos e preparado para possíveis eventualidades.

Por essas razões, é fundamental sempre ter uma reserva financeira para o caso de ocorrerem emergências no planejamento.

Uma das maiores vantagens de se ter um negócio é que ele pode ser aberto com poucos recursos. No entanto, é preciso redobrar a atenção nesse ponto, para não acreditar que manter uma atividade empresarial é fácil.

Além da reserva financeira, para ajudar no crescimento do negócio, alguns fatores são imprescindíveis, como estudar o campo de atuação, estruturar possíveis parcerias, isso sem contar na possibilidade de se ter uma equipe para delegar determinadas funções.

Antes de começar o próprio negócio é fundamental construir a sua marca, pois é ela que vai posicionar a sua empresa no mercado, e a imagem que ela vai passar aos clientes, é o que vai garantir bons resultados.

Qual é a definição de marca?

A marca é o chamado DNA de uma empresa, isso porque é ela quem conecta o cliente ao produto.

Por essa razão, é fundamental que ela demonstre a capacidade do negócio para o atendimento das necessidades dos consumidores, garantindo a melhor experiência e satisfação de quem opta pela sua empresa.

Quando você escuta a palavra marca, provavelmente associa a algum logotipo específico, como um outdoor de uma fast food, não é verdade?

No entanto, a marca é muito mais que isso, ela representa um conjunto de valores que foi pensado para gerar a identidade de um negócio, especialmente sobre como o cliente se sente em relação ao seu negócio.

Podemos definir a marca como um ativo que não se pode tocar, ou seja, ela é o relacionamento emocional que a empresa transmite ao cliente.

Os clientes, de forma geral, buscam desenvolver uma conexão com as empresas que eles escolhem. Por isso, a maioria deles defendem com unhas e dentes uma marca de que gostam.

Se colocarmos como exemplo duas redes famosas de fast food, ambas oferecem lanches com hambúrguer, batatas-fritas e refrigerante, porém o público de uma não é o mesmo da outra.

Ainda que essas duas lanchonetes trabalhem com o mesmo tipo de alimento, as pessoas já foram conquistadas pela marca e não a trocam por nada.

Isso é o mesmo que gostar de um chocolate de uma marca famosa e outra se lançar no mercado, prometendo fazer o mesmo tipo de cacau. Você pode até provar, mas irá comparar o sabor, a qualidade e os demais fatores. Isso é o poder de uma marca.

Como construir uma marca?

Antes de construir uma marca, é importante realizar diversas pesquisas com clientes e pessoas que possam se tornar um, parceiros e até mesmo membros da equipe, para obter uma visão de fora da empresa e saber qual a imagem que o seu negócio está transmitindo.

Além disso, destacamos algumas dicas que podem te auxiliar no momentos de construir a sua marca:

  • É fundamental que a estratégia e o posicionamento do negócio estejam alinhados. É necessário entender que o negócio que se está montando hoje, precisa ser pensado também no amanhã, isto é, deve se levar em consideração o futuro da empresa;
  • O desenho da marca tem que considerar o ramo de atividades do negócio e se comunicar com os clientes. Além disso, deve ser original, atraente e principalmente com aspectos como ética e confiabilidade;
  • A marca deve apresentar os pontos fortes da empresa e informar de maneira clara e precisa do que o negócio se trata;
  • É importante que a marca tenha identidade verbal e visual, somente assim, ela ganhará legitimidade no discurso escrito, falado ou na maneira que será empregada em formato de imagem, nos materiais da empresa;
  • O planejamento da marca deve ser intenso, visando o público, alcance e especialmente o custo benefício de todo o processo.

Além das questões citadas acima, é imprescindível que a marca se alinhe com todo o universo da empresa, desde o produto que ela oferece até o ambiente em que ela se encontra.

Os materiais produzidos com a marca precisam se comunicar e valorizar a imagem do negócio, garantindo a qualidade e continuidade do uso da marca por longos anos.

Alguns itens são significativos na composição da identidade visual da sua marca. Veja abaixo:

Nome

O nome da sua marca é indispensável para que o consumidor saiba o que esperar do produto ou serviço que irá adquirir.

Para comprovar essa teoria, faça o seguinte exercício: pense em um lugar que venda o melhor lanche com fritas, que nome vem a sua cabeça? É por isso que a escolha de um bom nome é fundamental.

Logotipo

O logotipo se caracteriza pela representação gráfica de uma marca, que retrata o seu conceito.

É importante investir em logotipos que consigam expressar a essência da sua marca, pois fará toda a diferença quando o assunto for memória visual do seu cliente.

Quando você pensa em uma marca de tênis famosa, você consegue visualizar o logo?

Logomarca

Apesar de ter o nome bem semelhante, não pode ser confundido com marca. A logomarca é a junção do logotipo, ou seja, o símbolo com o nome, no caso, a marca.

→ Entenda melhor a diferença entre logotipo e logomarca.

Cores

As cores são umas das coisas mais importantes na hora de definir a identidade da sua marca.

O ideal é ajustar as cores pensando no que o seu negócio representa e na imagem que você deseja passar aos consumidores.

Por exemplo, mais uma vez voltando a citar o fast food, normalmente eles se baseiam nas cores que indicam fome, que são a vermelha e amarela. Elas predominam nos logotipos.

De que forma posso registrar a marca?

É importante que o empreendedor tenha exclusividade na marca, ou seja, não utilize nenhum logotipo que não lhe pertença.

A identidade visual deve estar totalmente atrelada ao negócio e ser de fácil associação para o cliente, por isso é fundamental que ela seja registrada, garantindo os direitos sobre ela.

Isso pode ser feito juntamente ao Instituto de Propriedade Industrial (INPI), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Por meio do site do INPI, é possível ter acesso ao Guia Básico de Marca.

Qual a importância da construção da marca para o seu negócio?

Apesar de muitas pessoas pensarem, a marca não é uma coisa atual. Há muitos séculos, no Egito, os fabricantes de tijolos já usavam símbolos para que as pessoas identificassem os seus produtos.

Já na Idade Média, os comerciantes europeus utilizavam marcas para garantir ao comprador a qualidade do item adquirido.

No mundo de hoje, o uso da marca se intensificou, tornando-se a maior responsável pela percepção de um cliente sobre a empresa ou o produto que ela oferece.

É por meio da marca, que o negócio consegue transmitir aos clientes os seus valores e identidade. Ela deve mostrar ao público que o produto ou serviço dispõe da capacidade de satisfazer as necessidades e desejo dos consumidores.

O seu negócio tendo uma marca sólida, confiável e com o propósito correto, irá obter total controle no processo de compra do seu cliente, influenciando nas tomadas de decisões.

Quando um cliente passa a respeitar uma marca, esse tipo de percepção é muito positivo para a credibilidade do seu serviço ou produto, aumentando as vendas e melhorando os aspectos da organização como um todo.

Para não esquecer: Qual a diferença entre marca e negócio?

A sua empresa é o seu negócio, é tudo aquilo que você tem a oferecer para o seu público, não importando se é um serviço ou um produto.

A sua marca é aquilo que vai criar uma conexão emocional do seu público com a sua empresa.

Para um negócio de sucesso, a criação de uma marca memorável é um dos principais fatores.

Agora que você já entendeu a diferença entre marca e negócio, que tal ficar ligado nos próximos conteúdos?

Deixe um comentário

0 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap