Para ter uma empresa bem posicionada no mercado, captar bons clientes e ainda alavancar as vendas, o investimento no marketing digital é indispensável, especialmente nos dias atuais.
No entanto, nem sempre o ideal é dispor de um setor especializado dentro da organização, pois isso pode gerar um enorme custo, além de ser um tanto complexo na maioria das vezes.
Uma solução para esta questão, é realizar a terceirização de serviços de marketing por meio de uma agência digital. Desta forma, a empresa pode continuar focada em seu propósito e ainda garantir resultados eficientes.
Se você deseja saber mais sobre a terceirização do marketing digital, acompanhe o desenvolvimento deste conteúdo e tire todas as suas dúvidas!
O que é a terceirização de serviços de marketing?
Uma agência de terceirização de serviços de marketing digital, conta com uma ampla equipe de profissionais especializados, cujo papel é atender as demandas completas dos serviços dessa área sem a geração de cobranças de benefícios pagas aos colaboradores da empresa.
Resumidamente, a terceirização de serviços de marketing digital consiste na contratação de uma agência que se torna responsável pela comunicação de uma empresa.
O marketing terceirizado é uma excelente solução para os gestores que não podem ou não sabem lidar com essa área ou ainda que não desejam investir no pagamento de uma equipe interna de marketing.
Quais são as empresas que podem terceirizar os serviços de marketing?
A terceirização dos serviços de marketing digital pode ser contratada pelas empresas para as mais diversas finalidades como captação de leads, criação de conteúdos de valor e ainda implementação de estratégias de marketing.
Entretanto, independente do estágio de negócio em que se encontram, todas podem se beneficiar desse tipo de serviço. Confira como:
Empresas em fase inicial
A construção de um novo negócio é um trabalho bem complexo e por isso, há muitas decisões que precisam ser tomadas para um bom desenvolvimento de produtos e serviços.
Quando a empresa se encontra em fase inicial, os empreendedores normalmente estão focados nas criações e não possuem tempo para realizar a contratação de profissionais de marketing digital.
Contudo, conforme a empresa se prepara para lançar o seu produto ela também precisa investir na imagem da sua marca e, em razão disso, a contratação do marketing terceirizado é uma excelente opção para lidar com o processo, desde a criação de uma identidade visual, até o website.
Empresas em fase de crescimento
É muito comum que as empresas que se encontram em fase de crescimento, também não possam investir na integração de novos funcionários.
Entretanto, os recursos de marketing digital também precisam ser incluídos a ela. Isso porque, as agências de marketing agregam muito nos picos de crescimento com a entrega de experiência e flexibilidade.
Normalmente, as empresas nessa fase precisam investir na terceirização para acelerar o crescimento por intermédio das redes sociais, SEO, marketing de conteúdo e publicidade digital.
Empresas consolidadas
As grandes empresas que já passaram da fase inicial e de crescimento, consideradas consolidadas no mercado, também conseguem terceirizar serviços de marketing digital.
Ainda que já contem com uma equipe interna de marketing, podem contratar uma agência para promover um evento ou até mesmo lançar um novo projeto.
Os serviços terceirizados costumam ser mais econômicos que a contratação de funcionários para trabalhar internamente. Além disso, a organização também pode apostar em um determinado produto e contratar uma agência apenas por um determinado período.
Empresas de nichos
As empresas que atuam em mercados especializados, como a engenharia, por exemplo, podem não achar viável contratar profissionais de marketing em tempo integral com a experiência e formação que desejam.
Em razão disso, as agências terceirizadas de marketing se especializam em diversos nichos do mercado e oferecem recursos e experiências exclusivas para determinados segmentos, ou seja, muitos desses profissionais combinam o conhecimento na área com a formação e experiência em marketing.
Quais são as vantagens de contratar uma agência de marketing?
São muitas as vantagens de contratar uma agência de marketing, dentre as principais podemos destacar:
- ganho operacional com baixo investimento: um dos maiores benefícios da terceirização é a possibilidade de incluir mais serviços dentro da empresa sem alterar a produção dos colaboradores, isto é, incluir trabalho especializado sem alterar a estrutura organizacional. Com isso, é possível trazer reforços à produção e ainda otimizar os esforços internos e, assim, o saldo fica positivo, uma vez que a empresa consegue entregar mais serviço em menos tempo;
- reforço operacional ao setor de marketing: o setor de marketing exige um operacional mais extenso, isso porque, é preciso colocar em prática tudo o que é projetado durante o planejamento da empresa e, nestes casos, a terceirização surge como uma alternativa para que as metas sejam batidas sem precisar deslocar profissionais e ainda aumentando o seu poder de alcance, comunicação e o bom atendimento ao cliente;
- conhecimento para elaboração de estratégias: o sucesso das campanhas digitais tem muito a ver com a criatividade na hora da elaboração de estratégias. O planejamento, na maioria das vezes, exige um olhar externo para ser eficaz e, em razão disso, terceirizar a parte estratégica pode ser uma excelente opção;
- maior produtividade da equipe interna: com a terceirização também é possível melhorar a produtividade dos colaboradores internos, isso porque, as funções que exigem maior fluxo de trabalho podem ser tiradas das costas da equipe, otimizando o tempo e fazendo com que o time fique mais focado em outras questões mais estratégicas.
Que tipos de serviços de marketing podem ser terceirizados?
É importante destacar que nem todos os processos e demandas do marketing precisam ser terceirizados, somente aqueles que exigem um maior fluxo de atividades, que necessitem de equipamentos específicos, como na produção de vídeos, ou que precisem de qualificações que a equipe não possui.
Dentre todas as atividades, as mais comuns são:
Produção de conteúdo
A produção de conteúdo é fundamental para melhores resultados dentro das estratégias de marketing digital. Produzir bons conteúdos significa mais atração, conversão e fidelização de clientes.
Entretanto, para isso, é necessário uma equipe criativa para planejar todas as etapas do funil de vendas e, normalmente, o time interno não tem tempo suficiente para isso.
Nesses casos, a produção de conteúdos de topo e meio de funil podem ser uma opção para a equipe terceirizada, enquanto os de fundo de funil, ou seja, os mais especializados, podem ser desenvolvidos internamente, garantindo maior otimização dos recursos.
Além disso, para uma boa produção de conteúdo, é imprescindível investir em estratégias de SEO para blogs para visar melhores posições nos sites de buscas e nem sempre a equipe interna detém o conhecimento necessário para utilizar essas boas práticas.
Gestão de redes sociais
As redes sociais são cada vez mais fundamentais para o inbound marketing de uma empresa. No entanto, isso exige atenção total para a consolidação de sua imagem.
Por esta razão, é necessário diversas tarefas como:
- planejamento;
- análise de público e perfil;
- execução de ações;
- produção de conteúdo;
- monitoramento de desempenho;
- dentre outras.
Para que todas essas funções sejam bem realizadas é preciso uma base de todas as técnicas que esse tipo de estratégia necessita. E, para isso, ter parcerias que gerenciem perfis sociais e mantenham materiais de qualidade é uma opção bem eficaz.
Produção de vídeos
Alguns processos de marketing podem demandar mais tempo, recursos físicos e capacidade técnica, como é o caso da produção de vídeos. Com o aumento da relevância de plataformas como Instagram e Youtube, as empresas estão, cada vez mais, investindo em vídeos.
Considerando o custo para montagem de estúdio e contratação de profissionais especializados, a terceirização ainda é a melhor alternativa.
Gestão de marca (branding)
É fundamental que todas as empresas desenvolvam uma imagem de marca consistente, especialmente quando ainda estão na fase inicial do seu negócio.
Neste caso, por exemplo, é inevitável que os empresários não disponham de recursos suficientes para contratar um especialista em branding em tempo integral e, em razão disso, a contratação de uma agência de marketing pode auxiliar com uma boa experiência e baixo custo.
Publicidade digital
Muitas empresas anunciam seus produtos e serviços de forma online e, as equipes terceirizadas de publicidade digital, além de planejar, também gerenciam esses tipos de campanhas por meio de preços mais acessíveis.
Também é por meio da publicidade que são aplicadas as estratégias de links patrocinados, o que garantem ainda mais expansão para a empresa no mundo online.
Marketing analytics
Para que a automação do marketing e as campanhas de publicidade digital gerem dados, é necessário que os gestores do negócio entendam dessas informações e recorram a especialistas em análise de mercado para realizar a coleta e interpretá-las.
O marketing analytics é um segmento em constante crescimento e, por isso, pode ser difícil de encontrar analistas de tempo integral. Além disso, as agências terceirizadas especializadas podem entregar fontes valiosas e que não estão disponíveis para grande parte dos profissionais.
Terceirizar ou não os serviços de marketing?
Depois de tudo o que foi apresentado neste conteúdo, é possível responder essa pergunta sem sombra de dúvidas. A terceirização é uma excelente forma de apostar em uma solução eficaz para o marketing digital de uma empresa.
As organizações que possuem mais sucesso no mundo atual são aquelas que aliam o ganho em produtividade e terceirizações especializadas com a experiência do próprio negócio. Isso também coloca os gestores de marketing em posição de destaque.
Portanto, a terceirização de serviços de marketing é uma excelente alternativa quando a empresa possui a visão daquilo que precisa em cada momento da sua rotina.
Para que os resultados apareçam é fundamental entender quais são as soluções que melhor se encaixam em cada cenário e quais as demandas que podem impactar diretamente para o sucesso do negócio.
Se você gostou deste conteúdo, fique atento para não perder mais artigos como este! Até a próxima!

Formada em Letras, pedagogia e artes visuais. Escreve desde a adolescência e acredita que palavras modificam as pessoas e mudam o mundo.