Divulgar a sua empresa, seja ela física ou digital, por meio do Google Maps de localização, é uma estratégia que tem crescido cada vez mais no mercado. Isso porque, trata-se de um serviço gratuito que promove maior interação dos consumidores que estão próximos à você.
Quando você cadastra o seu endereço no Google, o mapa passa a mostrar qual o melhor caminho para um cliente chegar até o seu estabelecimento. Além disso, o seu negócio também aparece nas sugestões de buscas nas áreas em que ela está localizada.
As pesquisas por estabelecimentos comerciais no Google, mostram os resultados do Google Maps e sendo assim, a sua empresa aparece no topo da página e consequentemente, a sua visibilidade aumenta.
Tanto na versão da plataforma web quanto na mobile, as funções são iguais. No entanto, não é todo mundo que faz proveito de todos os benefícios que o sistema oferece, abrindo mão da vantagem diante da concorrência.
Para que a sua empresa não se enquadre entre as que não conhecem as funcionalidades do Google Maps, acompanhe a leitura para ajudar o seu negócio a evoluir cada vez mais!
Como inserir a minha empresa no Maps de localização do Google?
A principal função do Google Maps consiste em criar um ponto de localização da sua empresa, dentro da plataforma Google Meu Negócio, e por meio dela o seu negócio é marcado no mapa para que o público mais próximo tenha um maior acesso aos serviços oferecidos por ele.
Para exemplificar como funciona é só imaginar que um cliente queira adquirir um determinado produto que a sua empresa venda. A partir do momento que você inclui a localização do seu estabelecimento, ele aparecerá nas buscas, fazendo com que esse consumidor tenha um acesso mais fácil até você.
O cadastro para esse tipo de serviço é realizado de maneira gratuita, e por intermédio dele, o mapa consegue traçar a melhor rota para que o cliente chegue até o seu estabelecimento. Além disso, você também pode incluir as suas redes sociais e receber avaliações.
Uma breve explicação sobre o Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio, também chamado de Google My Business, é uma ferramenta gratuita que faz parte dos serviços oferecidos pelo Google.
Ele permite que qualquer pessoa, por meio de uma busca simples, encontre a sua empresa no Google Maps ou na pesquisa dentro do próprio buscador. Além de gratuito, ele é uma plataforma simples de criar e atualizar as informações da empresa, como:
- Endereço;
- E-mail;
- Telefones de contato;
- Site;
- Perfis nas redes sociais.
Segundo o próprio Google, os negócios que possuem validação dentro do Google Meu Negócio são mais relevantes e populares, fazendo com que sejam mais confiáveis e respeitados pelos usuários.
Para que você não tenha dúvidas na hora de cadastrar a sua empresa, deixamos aqui um passo a passo para facilitar esse processo.
Passo a passo de como cadastrar a empresa no Google Maps.
Todos os passos são bem simples, no entanto deve ser realizado com cautela para que nenhum erro ocorra durante as etapas.
O primeiro passo para o cadastramento é entrar na plataforma do Google Meu Negócio e inserir o endereço comercial para que ele tenha uma localização direta pelo Google.
Nesta etapa é importante que você tenha em mãos toda a documentação e dados exigidos, como o endereço completo do estabelecimento, além dos complementos de sala, andar, bloco, se houver.
Atente-se ao passo a passo que preparamos:
1. Acesse o site do Google Meu Negócio em seu computador
Você deverá abrir o site: google.com/business/ e clicar em: “Gerenciar agora” para fazer o login usando uma conta do Google. Caso você não a possua, deverá criá-la.
2. Coloque o nome e o campo de atuação da sua empresa
Nesta etapa você deverá inserir o nome da sua empresa, caso você não a encontre nas buscas, pode criar um novo perfil, clicando em: “Inclua sua empresa no Google”.
Entretanto, nesta etapa dê preferência para a utilização de uma conta empresarial, ou seja, que permita o acesso aos administradores da sua empresa, pois será por meio dela que os dados e informações poderão ser alterados caso seja necessário.
Após inserir o nome e a categoria da empresa, você deverá aceitar os termos de uso e clicar em “próxima”.
3. Defina as opções de exibição da empresa
Nesta etapa você deverá informar se o atendimento ao cliente é no local e clicar em “próxima”.
Caso a informação seja “sim”, será necessário fazer a inclusão do seu endereço.
Caso a sua resposta seja: “não”, você pode adicionar o local onde a sua empresa faz entregas por delivery ou visitas aos clientes.
Além de atender no local, sua empresa também realiza entregas? Neste caso, mesmo colocando sim para a opção da sua localização, você deverá adicionar as áreas em que também atende.
4. Inclua os dados de contato
Nesta tela você deve colocar o número de telefone e o site da empresa (caso exista). Após isso, clique em: “Próxima”.
Sinalize se deseja receber as atualizações e recomendações do Google e toque em: “Próxima” ,novamente.
Por fim, o Google fará a verificação junto ao e-mail que você disponibilizou e pronto, você pode concluir a operação.
5. Preencha o perfil da empresa
Após a conclusão da operação, você pode preencher as informações de personalização disponíveis no painel de controle da plataforma.
Para isso, basta inserir os dados que forem referente ao seu negócio como:
- Dias e horários de funcionamento;
- Ativação da função de recebimento de mensagens, para que os clientes possam entrar em contato;
- Descrição da empresa;
- Fotos do local por dentro e por fora, ou até mesmo as imagens dos produtos oferecidos.
É por meio dessas informações que os consumidores conhecerão a sua empresa e poderão encontrá-la no Google. O perfil que você editará sobre ela fica disponível no site após a confirmação do seu cadastro.
Quais as principais vantagens de inserir a empresa no Google Maps?
Uma das maiores vantagens de ter a empresa cadastrada no Google Maps é se tornar destaque nas buscas de seus clientes.
Quando uma pesquisa realizada por um usuário tem o seu negócio como resposta, isso se torna benéfico e atinge mais pessoas.
Listamos alguns fatores que podem ajudar a sua empresa a se tornar uma das principais opções de resultados nas buscas do Google. São eles:
- Relevância: é fundamental que as informações da empresa atendam as buscas do usuário, isso quer dizer que os dados devem estar corretos para que o cliente sempre encontre aquilo que procura;
- Regionalidade: o endereço além de correto deve destacar a regionalidade, pois grande parte das pessoas utilizam palavras-chaves na hora da busca, junto ao local que desejam encontrar, por exemplo: restaurante em São Bernardo do Campo”;
- Popularidade: o quesito “avaliações dos clientes” é de extrema importância na hora de aumentar a reputação da sua empresa. Com bons comentários e uma média de notas, a marca sempre se destaca.
Além do que foi destacado, é fundamental utilizar boas imagens da empresa ou produtos que provoquem uma visualização mais atrativa.
A inclusão da empresa no mapa do Google Meu Negócio ainda traz a possibilidade de trabalhar os dados de forma estratégica.
Por meio dele você tem acesso ao comportamento dos clientes e consegue saber quantas pessoas visitaram o site ou solicitaram a rota até o seu estabelecimento.
O melhor de tudo isso é que todos esses benefícios são gratuitos. Isso mesmo, você não paga nenhum tipo de taxa ou mensalidade para acompanhar de perto as intenções dos consumidores e destacar a sua marca.
Como posso excluir a minha empresa do Google Maps?
Se for necessário a retirada da sua empresa da plataforma Google Meu Negócio, não precisa se preocupar. Assim como o cadastramento, a exclusão também ocorre de maneira simples e pelo próprio site.
Abaixo um pequeno passo a passo para você saber como essa parte funciona:
- Faça login no Google Meu Negócio;
- Clique em: “Gerenciar locais”;
- Selecione a empresa;
- Pressione o campo: “Ações”;
- Selecione o campo: “Remover Local”;
- Marque como: “Permanentemente fechado”;
- Finalize, clicando em: “aplicar”.
Feito isso a sua empresa estará fora do Google Maps e você pode incluí-la novamente em outra oportunidade, caso precise, no entanto, terá que refazer todo o processo de cadastramento novamente e perderá as informações e fotos.
Agora que todas as suas dúvidas sobre o processo de cadastramento da sua empresa no Google Maps já foram respondidas, é a hora de incluir isso no seu planejamento estratégico e não perder nenhum dos benefícios destacados.
Por meio do Google Maps a interação com o seu público acontece de maneira mais natural, fortalecendo a sua marca e gerando os resultados esperados.
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Formada em Letras, pedagogia e artes visuais. Escreve desde a adolescência e acredita que palavras modificam as pessoas e mudam o mundo.