Design Gráfico e os erros que precisam ser evitados

Quem trabalha com design gráfico enfrenta uma série de dificuldades, desde a procura por inspiração, o domínio de ferramentas gráficas, clientes que não sabem muito bem o que querem, acúmulo de tarefas, entre outras.

Essa dura rotina de trabalho pode acarretar em alguns erros recorrentes que por vezes passam despercebidos. Confira alguns dos principais enganos que você deve evitar quando elabora suas peças gráficas.

Cuidado com a gramática

O primeiro erro pode parecer muito improvável e até mesmo absurdo, mas na verdade é algo bastante comum: erros de português. Um simples erro, como uma palavra com grafia incorreta, falta de concordância verbal ou até mesmo erros de digitação que passarem despercebidos, pode por a perder todo aquele trabalhão de elaborar uma arte bem construída, atraente e rica.

Procure revisar com atenção a peça antes de finalizá-la – de preferência, mais de uma vez.

Nem de mais

“Menos é mais” é um ditado popular muito aplicável ao design gráfico. Por vezes o designer pode se deixar levar pela empolgação e vontade criativa, o que faz com que ele acabe exagerando na composição dos elementos. Isso se aplica a vários itens; alguns dos exageros mais comuns são: múltiplas cores e tons, variações de fontes e tipos, exagero nos degradês, efeitos de iluminação, sombras e também excesso de texto em uma pequena área da peça.

Ter sempre em mente a importância da harmonia da peça e da hierarquia dos elementos presentes nela, e levar em consideração a identidade visual do seu cliente e o público-alvo dele são formas de evitar esses escorregões.

Nem de menos

Porém, também é preciso ter cuidado com o oposto da situação descrita acima: a falta de informações e de qualidade na peça. Com o intuito de produzir um conteúdo mais minimalista e simples, por vezes ocorre que o designer acaba gerando um material pobre, sem informações que são importantes e elementos que chamem a atenção e atraiam o público.

Buscar sempre o equilíbrio e avaliar o conteúdo com o questionamento “isso passa a mensagem necessária e de uma forma atrativa?” é uma forma de se alcançar o foco ideal e acertar em cheio na composição da peça.

Finalização do arquivo

Outro erro comum acontece na hora de finalizar o arquivo para impressão: após o trabalho feito, revisado e finalizado, esse detalhe é imprescindível. Não efetuar esse processo da maneira correta irá o retorno da peça pela gráfica ou, se for impresso, o arquivo perderá consideravelmente sua qualidade.

Lembre-se de prestar atenção à sangria, salvar as imagens e vetores no formato CMYK e de nunca utilizar imagens com a resolução adequada (normalmente 300dpi).

Melhorar sempre, produzindo conteúdos cada vez mais qualificados, deve ser o objetivos de todo profissional. Para isso, estudar, se aprimorar e aprender com os erros e equívocos é fundamental. Na próxima vez que você for elaborar um layout, lembre-se dessas dicas para evitar falhas!

Deixe um comentário

0 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap