Comunicação Interna: 4 Ferramentas Essenciais

Muitas empresas acabam tendo problemas em alcançar seus objetivos e manter o sucesso por falta de uma comunicação interna estratégica. Para resolver isso de uma maneira mais assertiva, várias empresas passaram a utilizar algumas ferramentas para melhorar o alinhamento corporativo. Mas, primeiro, vamos entender um pouco mais sobre comunicação interna.

O que é comunicação interna?

Comunicação interna nas empresas

A comunicação interna é um processo essencial para o sucesso de qualquer empresa. Uma comunicação eficaz ajuda a alinhar os colaboradores, a promover a cultura organizacional e a construir um ambiente de trabalho positivo. Existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas para melhorar a comunicação interna. A escolha da ferramenta ideal depende das necessidades da empresa, do tamanho da equipe e do perfil dos colaboradores.

Um dos meios de solucionar esse problema é através do ambiente dedicado para empresas chamado G Suíte, que vem com muitas facilidades para o meio corporativo, se tornando uma opção de ferramenta ideal. Quer saber mais sobre as ferramentas de comunicação que fazem parte do G Suíte? Abaixo, separamos as quatro ferramentas para melhorar a comunicação interna através desse ambiente. Confira!

1 – Gmail

O e-mail é uma das ferramentas de comunicação mais utilizadas dentro de uma empresa. Com ela, é possível se comunicar com quase todos os colaboradores do ambiente empresarial. Contudo, o Gmail é muito mais eficaz e organizado que um email comum!

Suas funcionalidades são simples, feitas para ganhar tempo no horário de trabalho, além de ter muitos filtros e marcadores para agilizar processos do dia a dia. Além disso, a empresa consegue colocar a marca no próprio layout da página do e-mail.

2 – Hangout

Dependendo da estrutura da empresa, uma boa pedida de comunicação interna são as videoconferências. Para agilizar o processo, mesmo nem todos os colaboradores estando por perto, muitas empresas acabam utilizando esse método para realizar reuniões.

Uma das ferramentas que o G Suíte disponibiliza para seus clientes com essas características é o Hangout. Com ela, todos os envolvidos poderão colaborar para reunião ou compromisso através da web!

3 – Calendário

No dia a dia da empresa, muitas vezes é difícil saber todos os compromissos e reuniões que vão acontecer. Uma dica bem bacana que o G Suite disponibiliza é o Google Agenda para ajudar você e seus colaboradores a manter a comunicação interna mais assertiva no ambiente de trabalho.

Também chamado de Google Calendar, com essa ferramenta é possível montar a sua agenda dos próximos dias e programar para receber lembrete das atividades por e-mail antes que aconteça! Com essa ferramenta também é possível compartilhar sua agenda para que outros colegas também vejam.

4 – Google +

Funcionando como uma rede social corporativa, o Google + é muito usado pelas empresas para se comunicar internamente e fazer conexões com parceiros externos através do chat. Isso facilita muito o dia a dia da empresa, já que a base para que tudo dê certo dentro do meio corporativo é a comunicação!

Por que contratar o G Suite para a sua empresa?

De maneira geral, o G Suite é muito importante para o meio corporativo porque seus serviços são muito fáceis de serem incorporados no dia a dia da empresa levando em consideração outros que existem por aí.

Outra vantagem que você não pode perder ao usar esse sistema é que existem outras ferramentas perfeitas para o ambiente de trabalho, como Google Drive, Google Docs e outras que melhoram a colaboração e o compartilhamento de informações do meio de trabalho.

Dicas para melhorar a comunicação interna

Comunicação interna na empresa

  • Escolha os canais de comunicação adequados: Os canais de comunicação devem ser escolhidos de acordo com o perfil dos colaboradores e as informações que precisam ser compartilhadas.
  • Comunicação clara e objetiva: A comunicação deve ser clara e objetiva, para que todos os colaboradores possam entender a mensagem.
  • Frequência adequada: A comunicação deve ser frequente o suficiente para que os colaboradores estejam sempre informados.
  • Feedback: É importante ouvir os feedbacks dos colaboradores para identificar oportunidades de melhoria.

Gostou das dicas?

A comunicação interna é um processo fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Uma comunicação eficaz ajuda a alinhar os colaboradores, a promover a cultura organizacional e a construir um ambiente de trabalho positivo.

A escolha das ferramentas e estratégias de comunicação interna deve ser feita de forma estratégica, considerando as necessidades da empresa e os objetivos que se deseja alcançar. Ao investir em comunicação interna, as empresas podem criar um ambiente de trabalho mais colaborativo, produtivo e motivador.

E, se você quiser saber sobre comunicação empresarial, confira nosso outro post!

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