Qual a importância do profissional de Social Media?

A internet evoluiu, e com ela, as redes sociais expandiram as suas funcionalidades, ganhando um espaço significativo dentro do campo comercial.

Nos dias atuais, é quase impossível conhecer uma empresa que não disponha de uma página na internet para vendas ou divulgação de seus serviços.

Principais responsáveis pela disseminação de informações e conteúdos relevantes, as mídias sociais tornaram-se ferramentas essenciais para os empreendedores influenciarem diretamente na decisão de compra dos consumidores.

Contudo, para se ter autoridade com a sua audiência por meio de páginas e sites, é fundamental dispor de tempo para manter o público bem informado e engajado com os produtos e serviços oferecidos.

Por essa razão, a profissão Social Media tem crescido cada vez mais no mercado digital. Isso porque, são esses profissionais que estão aptos para desenvolver a reputação e visibilidade de um negócio online.

Se você ainda não conhece como funciona essa atividade, esse conteúdo é pra você! Vamos lá?

O que é um Social Media?

Social Media é o termo usado para definir um profissional de marketing digital que atua diretamente no gerenciamento de redes sociais.

Este profissional é o responsável pela gestão de uma ou mais plataformas digitais, ou seja, além de publicar conteúdos relevantes para a marca, também mantém relacionamento com a audiência, e realiza a análise estratégica para que o negócio cresça no mundo digital.

Grande parte das pessoas ainda cometem o erro de achar que qualquer pessoa que tenha uma página no Instagram ou facebook pode exercer o papel de Social Media, mas esse tipo de tarefa não é tão simples como parece.

A principal responsabilidade de um profissional de Social Media é transmitir ao público nas redes sociais qual é a essência de uma marca e como ela se posiciona no mercado, e para isso, é necessário muita pesquisa e dedicação.

Na rotina de gestão das redes sociais de uma determinada empresa, ser eficiente é desafiador. São tantos os processos desenvolvidos pelo profissional da área que é necessário muito empenho.

E por falar nisso, vamos conhecer um pouco mais da rotina desse profissional? Vem com a gente!

Quais são as funções do profissional de Social Media?

Conforme já foi mencionado, a publicação de conteúdo é apenas uma das diversas funções do Social Media.

Listamos aqui as principais atividades que fazem parte da rotina, para que você possa entender melhor como funciona esse tipo de trabalho.

1. Planejamento geral da rede social

A primeira coisa que deve ser realizada ao fechar com um Social Media é estabelecer o planejamento da rede social, isto é, as estratégias, os horários de postagem, a produção de conteúdo, interação com os usuários, entre outras definições.

O ideal é que se faça um documento compilando as principais informações sobre a marca, como o público-alvo, a persona, os concorrentes e os números que já foram alcançados, além das metas futuras.

É nesse momento que se cria um branding para estabelecer as regras e as demais definições e as demais providências que são essenciais para dar início à execução.

2. Produção de conteúdo

A produção de conteúdo é resultado de um planejamento prévio, ou seja, toda vez que um post é criado, ele tem que ser construído de acordo com o documento que foi elaborado no primeiro momento.

Após entender qual é a personalidade da marca, de que maneira a empresa conversa com o cliente é a hora de escolher as melhores imagens para a criação de um design que será alinhado ao que está sendo dito.

É fundamental elaborar um calendário editorial, que pode ser semanal, quinzenal ou mensal. Nele são organizados os conteúdos que serão postados e quais as estratégias de melhores dias e horários da página.

O profissional deve entregar valor a cada conteúdo escrito. Para isso, deverá entender quem é o público e o que eles esperam do negócio.

3. Elaboração de relatórios

Assim como em grande parte das áreas de conhecimento, o profissional de Social Media também é movido por resultados em números, por esse motivo é necessário estabelecer um período regular para a elaboração de relatórios que comprovem o engajamento da marca.

Normalmente, esse tipo de relatório é realizado ao final de cada mês, pois é possível verificar como foi o desenvolvimento do perfil no período de 30 dias.

Neste documento serão expostos as métricas que são mais importantes, como alcance, engajamento, curtidas, comentários, compartilhamentos, mensagens diretas e as demais informações sobre o público que foi alcançado.

Além da apresentação dos números, uma análise quantitativa tem como função enriquecer o relatório e torná-lo ainda mais profissional. Se os números estão ruins, como podem ser melhorados, e se estão bons, de que maneira poderão ser mantidos nos próximos meses?

4. Interação e relacionamento com o público

Os canais digitais são vistos como as principais plataformas de atendimento, e por isso, a interação e relacionamento com o público deve ser constante.

Vamos a um exemplo simples:

Uma postagem foi feita, informando sobre a praticidade e qualidade de um produto. Logo após a publicação um usuário comentou que adorou o conteúdo. A função do social media é responder ao elogio, nunca deixando o consumidor sem resposta.

É claro que em relação ao tira-dúvidas e/ou reclamações, deve ser acordado antes com o Social Media se ele também será o responsável pelos feedbacks mais profundos, isso porque é importante que um especialista no produto ou serviço oferecido realize essa parte.

O que é necessário para se tornar um Social Media?

Agora que você já está por dentro da rotina do profissional do Social Media, deve se perguntar o que é preciso para se tornar um? A seguir conheça as principais características para entrar nesse mercado:

  • Ser da área de comunicação ou ter realizado cursos relacionados: graduações como Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Marketing ou Relações Públicas são muito importantes para quem deseja ingressar na gestão do universo digital. Entretanto, hoje em dia, existem cursos profissionalizantes voltados para a profissão de Social Media que abrange de maneira mais detalhada cada uma das funções necessárias;
  • Ter afinidade com as mídias sociais: possuir conhecimento em redes sociais é um grande passo para ingressar na área, isso porque trabalhar com aquilo que não se gosta pode ser bem ruim ao final do dia. Se você for uma pessoa que se dá bem com as redes sociais e gosta de manuseá-las, pode estar no caminho certo;
  • Possuir conhecimentos sobre outras funções: ser familiarizado com as redes sociais já é um excelente começo. Entretanto, aprender sobre as demais funções é ainda melhor. Uma delas é o Facebook Business que é uma ótima ferramenta para os negócios. Saber como funcionam as análises de dados e o tráfego pago é essencial para se dar bem na área;
  • Ser uma pessoa atualizada: trabalhar com redes sociais exige que as atualizações sejam constantes. Novas ferramentas e plataformas surgem a todo momento e ficar estacionado em apenas uma delas não é benefício. Uma das principais características de um Social Media é estar sempre por dentro das novas tendências, sem nunca cair na mesmice.

Qual a importância de se contratar um Social Media?

O profissional de Social Media cuida da administração geral do perfil de uma marca, mediando a interação e o relacionamento com possíveis clientes.

Além disso, é responsável pela criação de conteúdos relevantes, continuação de tendências, organização do feed, entre outras funções que consistem na melhoria de uma empresa dentro das plataformas digitais.

Um Social Media é familiarizado com as redes sociais e permite que o marketing de um negócio seja ainda mais assertivo, garantindo a prospecção correta dos clientes e o sucesso da marca no digital.

Outro benefício é que o profissional especializado nas redes da empresa são capazes de identificar e mapear crises futuras, amenizando as consequências delas.

Deve-se considerar também que esse tipo de profissional está sempre atualizado, então isso vai garantir que os seus negócios também estejam.

Este profissional é fundamental para a construção de uma imagem positiva da marca nas plataformas digitais, sendo um investimento certeiro para quem deseja um bom posicionamento e autoridade na área que atua.

Agora que você já sabe tudo sobre essa profissão, continue atento aos nossos próximos conteúdos para não perder nenhuma atualização sobre o universo digital.

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