Descubra 10 formas de divulgar o seu negócio online

Todo negócio precisa crescer, e divulgá-lo é o primeiro passo para alcançar clientes e tornar a marca mais visível ao público.

É por intermédio da divulgação que uma empresa ganha voz com a audiência e se torna bem vista no mercado. Entretanto, para isso acontecer de forma correta, é necessário uma boa estratégia que, antes de tudo, use o que há de mais relevante no negócio.

Alguns empreendedores acreditam que para conquistar o sucesso por meio do marketing digital é preciso utilizar uma boa verba, e por esse motivo, acabam desistindo de um plano de divulgação, fazendo com que o negócio não cresça.

A boa notícia é que não funciona assim, e para provar deixamos aqui 10 formas de divulgar o seu negócio online de maneira eficiente e gastando pouco. Vamos lá?

Por que preciso divulgar o meu negócio online?

Atualmente, cada vez mais pessoas estão optando pelos negócios online, e a internet tem se tornado um canal importante para o bom posicionamento de uma marca.

A presença das empresas no mercado digital é essencial, isso porque, grande parte dos consumidores utilizam a internet para buscarem por produtos e serviços de maneira mais rápida e prática.

Além disso, é um ótimo canal para se construir um relacionamento com o cliente, independentemente das barreiras geográficas.

Abaixo, listamos três principais vantagens que a internet pode trazer para o seu negócio. São eles:

  • Produtos e serviços mais fáceis de serem encontrados: as pessoas realizam pesquisas na internet pela comodidade. Quando a sua empresa aparece nas buscas, traz com ela todas as informações que os clientes procuram. Além disso, com uma boa classificação obtida pela experiência de outros compradores, os seus produtos podem ter ainda mais destaque, sobressaindo a concorrência;
  • Construção de relacionamento: quando um cliente encontra a sua marca, ele verifica todos os canais onde ela está inserida, como sites e páginas de redes sociais. Caso você esteja bem alinhado com aquilo que deseja passar ao público, como informações, promoções, história da empresa, bastidores, dentre outros, o cliente passa a ter um relacionamento de confiança e fidelidade com o seu negócio;
  • Otimização de processos para novos negócios: muito além de sites e redes sociais, é possível criar estratégias de entrega, nas quais o consumidor faz um cadastro para receber um determinado produto em casa. Por meio disso, o contato do cliente ficará armazenado, possibilitando o envio posterior de ofertas, cartões de aniversários e outras estratégias de marketing.

Agora que você entendeu um pouquinho da importância de ter o seu negócio inserido nos meios digitais, que tal descobrir 10 maneiras de divulgá-lo online? Fique com a gente!

10 maneiras de divulgar o seu negócio online

Para você que é empreendedor ou empresário e está buscando novas formas de anunciar a sua empresa no mundo digital, separamos algumas dicas de onde divulgar o seu negócio para que ele cresça e ganhe mais visibilidade.

1. Insira sua marca nas redes sociais

Promover o seu negócio nas redes sociais é uma excelente forma de alcançar novos consumidores e fidelizá-los em curto prazo.

A criação de páginas e publicações nas plataformas como facebook e instagram são gratuitas e muito úteis para que o seu público se mantenha sempre informado sobre as novidades e promoções da sua empresa.

Contudo, para que o seu alcance seja ainda maior e os resultados bem mais satisfatórios o ideal é que as postagens sejam frequentes e que haja interação com os perfis que comentarem nas suas publicações, especialmente quando se tratar de dúvidas em relação ao seu produto ou serviço.

Caso você queira conquistar ainda mais clientes, uma boa ideia é investir no Facebook Ads, que consiste em anúncios de todos os formatos e segmentos que geram mais chances de conversão, além de atrair mais pessoas.

Esse tipo de anúncio é pago, mas não é necessário investir um valor alto. Além do mais, aos poucos, você vai percebendo o que funciona melhor para o seu perfil e consegue recuperar o investimento, por meio das vendas que fará graças à publicidade.

2. Crie promoções como forma de divulgação

Normalmente, ao divulgar o seu negócio nas plataformas digitais, você passa a prospectar clientes de diversas localidades, e isso é ótimo, desde que você tenha como atendê-los, ou seja, serviço de entrega para todos os lugares, em caso de produtos, e atividades online, em caso de serviços.

Uma forma de chamar a atenção dos consumidores de maneira geral, é investir em promoções que irão atender as necessidades do cliente, fazendo com que eles apostem na sua marca.

Você também pode optar por plataformas especializadas em serviços locais, como Yelp e Foursquare, ferramentas que disponibilizam informações sobre a sua empresa.

Uma outra opção é o Google My Business, que é excelente para as empresas que desejam realizar promoções locais, pois ajudam o usuário a localizar o seu negócio nas buscas próximas do seu estabelecimento.

3. Invista no envio de e-mail marketing

O e-mail marketing é um recurso de baixo investimento capaz de gerar ótimos resultados para uma empresa. Isso porque, além de se aproximar mais do cliente, também é uma ótima opção para vender mais.

Entretanto, para investir em e-mail marketing é necessário que os seus clientes façam uma compra para que você possa ter acesso aos e-mails, ou se cadastrem em sua newsletter.

É importante destacar que para uma boa estratégia de e-mail marketing é necessário ir muito além de uma simples divulgação de promoção. O objetivo é criar mensagens que ajudem o seu cliente a solucionar problemas e obter as informações que ele precisa.

O conteúdo enviado por e-mail deve ser relevante e fazer com que a pessoa que o receba sinta que vale a pena ler os dizeres. Sendo assim, os resultados serão alcançados.

Uma ótima dica é dividir os e-mails para o público que já é cliente, daqueles que ainda não efetuaram nenhuma compra. Assim você pode padronizar o assunto de acordo com a interação que deseja.

4. Realize parceria com outras empresas

Uma maneira de divulgar a sua empresa gastando pouco, é realizando a parceria com outros negócios que façam parte da mesma área de atuação que a sua.

Essa estratégia pode te ajudar a alcançar um público ainda maior e de maneira simples e rápida, pois o marketing será compartilhado entre os parceiros, reduzindo os custos.

Um exemplo disso, é um cabeleireiro oferecer descontos especiais para quem compra produtos de uma determinada loja de cosméticos, pois essas duas empresas oferecem serviços do mesmo nicho e que interessam o mesmo público-alvo.

As parcerias online são muito válidas e pode ser até melhor que a divulgação de descontos. Vamos explicar melhor sobre cada uma delas:

  • Co-marketing:no co-marketing, dois negócios que possuem o mesmo público-alvo se organizam para elaborar uma campanha de marketing com impacto duplo, por meio de post, e-books, vídeos e infográficos;
  • Guest Post: neste tipo de estratégia, uma empresa produz conteúdos para o blog de um parceiro, aumentando a audiência. Desta forma, a pessoa que se interessar pelo conteúdo, certamente vai querer saber quem é o autor, assim, será encaminhada para o site original;
  • Backlink: aqui é realizada uma estratégia de SEO muito eficaz. O objeto é ampliar o conhecimento do leitor, prendendo a atenção dele na página. Os links devem ser colocados de maneira inteligente dentro de um único conteúdo. O backlink pode ser interno, ou seja, levando a pessoa a outro conteúdo do seu site ou externo, caso a empresa indique outra página como referência de autoridade no mercado.

5. Invista em um bom site para a divulgação do seu negócio

É por meio de um site que você conseguirá incluir todas as informações essenciais para o seu negócio.

Ter um bom site é fundamental para que os seus clientes consigam entender como a sua empresa funciona e se tornarem clientes.

Investir em uma boa plataforma não é tão caro quanto parece. O mais importante é focar no usuário, ou seja, na usabilidade e em uma página responsiva.

É a experiência do usuário que vai dizer se o seu site é bom para a navegação, por isso é muito importante que ele seja eficiente via mobile.

6. Produza conteúdos relevantes

A produção de conteúdo dispõe de várias funções dentro de uma estratégia de divulgação de um negócio.

Ele funciona como uma maneira de demonstrar a usabilidade do seu produto ou serviço, mostrar as tendências do mercado, bem como gerar maior credibilidade para a sua marca.

Esses conteúdos podem ser produzidos em formato de textos, vídeos, podcasts, imagens, entre outros e podem ser publicados em diferentes redes sociais e blogs.

Se no momento da pesquisa por um assunto, o seu conteúdo estiver bem posicionado nas buscas, a sua empresa terá mais chances de cliques e oportunidades de vendas. Isso gera mais vínculo com a sua audiência.

Portanto, dedicar tempo para a produção de conteúdos relevantes pode ser um grande passo para a divulgação correta do seu negócio.

7. Trabalhe com networking

No mercado digital, ser conhecido é fundamental para criar uma imagem de forte e conseguir divulgar a sua organização de forma orgânica.

A maioria das vezes, os clientes surgem por meio de indicações de pessoas que procuravam por uma solução, mas ainda não conheciam o seu negócio.

Por essa razão,participar de webinars e cursos dentro do seu ramo de atuação é uma ótima forma de realizar o seu marketing digital e gerar conexões de interesses.

8. Foque no que é melhor para o seu cliente

São nas pequenas medidas como ligações, e-mails e mensagens via aplicativos que você fideliza o cliente e evita o aumento da taxa de churn da sua empresa.

A divulgação do seu negócio não deve ser realizada apenas para atrair novos clientes, mas sim para manter os antigos.

Crie enquetes online para saber mais sobre o que o seu cliente sente em relação a sua marca. Uma ótima plataforma para isso é o Instagram que dispõe de questionários nos stories que podem auxiliar nessa missão.

Quando você foca nas necessidades do seu cliente e compartilha isso no seu site e redes sociais, outros consumidores terão acesso e poderão considerar a sua empresa antes de fechar negócio com outras.

Isso é uma excelente forma de divulgar a marca de maneira humanizada, focando no que é melhor para o cliente.

9. Busque por especialistas

Fazer as coisas por conta própria, muitas vezes é uma forma de economizar e deixar o negócio com a sua personalidade. No entanto, as coisas podem sair um pouco da linha, caso você não seja autoridade em determinado assunto.

Por esse motivo, buscar por especialistas que possam criar estratégias de divulgação que te darão o retorno esperado, é o ideal.

Da mesma maneira que quando precisamos de um bom corte de cabelo, vamos ao salão, para uma divulgação não é diferente. Um especialista em marketing possui as técnicas necessárias para montar uma estratégia eficiente para a divulgação da sua empresa.

Por meio de uma ação única e assertiva, você economiza o dinheiro que provavelmente iria gastar tentando várias possibilidades.

10. Conte com as ferramentas de buscas

Para ser um negócio de autoridade na internet, ele precisa aparecer nos principais mecanismos de buscas, como o Google.

Para isso, uma ótima opção é cadastrá-lo na plataforma Google Meu Negócio, por meio dela, a sua empresa é marcada no mapa e os consumidores mais próximos conseguem ter acesso ao seu serviço.

O cadastro nesta plataforma é realizado de forma gratuita e com ele, além do consumidor localizar o seu estabelecimento e traçar a melhor rota para chegar até ele, também é possível receber avaliações de clientes, aumentando assim a confiabilidade da sua empresa.

Como ser autoridade na internet?

Seguindo as dicas que deixamos aqui, você já está um passo à frente da concorrência, pois aprendeu como divulgar o seu negócio de forma eficiente.

Contudo, é fundamental que o seu site esteja otimizado, seguindo as boas práticas de SEO para que ele apareça nas pesquisas dos mecanismos de buscas.

A proposta do site deve ser clara, além de contar com uma boa estrutura, design moderno e conteúdo de relevância.

Conhecer as funcionalidades das ferramentas online só trarão benefícios para o seu negócio. Afinal, divulgar a empresa sem investir muito é o melhor caminho para se obter mais lucro.

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