Muito além da responsabilidade nas questões de processo seletivo de uma empresa, o profissional de RH é a peça chave de um bom relacionamento entre empregado e empregador.
O departamento de recursos humanos tem um papel fundamental no desenvolvimento saudável de uma companhia. Isso porque ele possui o conhecimento da legislação trabalhista, as exigências do mercado e todos os aspectos referentes aos demais departamentos que constituem a empresa
O profissional de RH é responsável pela gestão de pessoas e por esse motivo, dispõe de diversas atribuições dentro de uma organização. Na prática, ele pode exercer funções mais específicas. Vamos saber mais sobre elas?
Quais são as funções exercidas pelo profissional de RH?
O profissional de RH é especialista em obter resultados na gestão de pessoas. Além disso, é o principal responsável pela organização de uma empresa.
Dentre as funções exercidas por este profissional, estão:
- Atração e retenção de talentos;
- Identificação de novos líderes;
- Treinamentos;
- Melhorar o clima organizacional;
- Criação de plano de carreira;
- Controle e gestão de ponto;
- Gestão de benefícios;
- Entre outros.
Ainda, tem um papel fundamental nas decisões estratégicas, por isso sua presença é imprescindível para a criação de um time impecável no propósito de gestão.
Atração e retenção de talentos
É função do profissional de RH tudo que envolve o processo seletivo de uma determinada vaga. Cabe a ele, encontrar o candidato certo para o cargo exigido.
Esse processo pode ser realizado internamente, isto é, quando a oportunidade é aberta para os colaboradores que já fazem parte do quadro da empresa, quanto por meio da análise de currículos e entrevistas com pessoas de fora da companhia que atendam aos requisitos.
O profissional de RH possui as atribuições necessárias para identificar o candidato ideal para o cargo disponível na organização.
Identificação de novos líderes
Ainda que a empresa não disponha de novas vagas, o profissional de RH está sempre observando a conduta dos funcionários da companhia.
Esse tipo de análise pode influenciar diretamente na promoção de um colaborador. Isso porque, no dia-a-dia, o profissional de RH tem uma visão ampla das qualidades e habilidades dos funcionários, bem como a avaliação do perfil comportamental de cada um.
Por meio dessa inspeção, o colaborador pode ser convidado para uma seletiva interna pelo profissional de RH, para verificar se está apto para assumir uma função maior, como a de líder de um setor do qual faz parte, por exemplo.
Treinamentos
Uma das funções do profissional de RH é a criação de treinamentos que serão realizados pelos colaboradores da empresa.
Normalmente, as organizações contam com Universidades Corporativas caso o treinamento seja on-line. No entanto, grande parte deles são feitos por intermédio de palestras e workshops, muitas vezes dentro da própria empresa ou em um lugar estipulado para esses fins.
O profissional de RH é encarregado de analisar quais são as principais necessidades da empresa e identificar quais as competências que precisam ser desenvolvidas a partir dessa análise. A partir desses dados, ele pode desenvolver os treinamentos que farão parte do calendário de estratégias da companhia.
Melhorar o clima organizacional
O profissional de RH também é responsável por criar melhorias no clima organizacional da empresa, isso inclui a motivação dos funcionários por meio de feedbacks que impactam na produtividade e qualidade de vida do colaborador.
O foco do setor de recursos humanos é incentivar os funcionários, ressaltando a criatividade, a autoconfiança e autonomia de cada um deles.
Algumas técnicas utilizadas pelos profissionais de RH para focar em um bom clima organizacional são:
- Desenvolvimento de metas de desempenho;
- Reconhecimento de atitudes positivas;
- Planejamento de ações criativas.
Esses tipos de ações contribuem diretamente para uma gestão mais organizada e um ambiente de trabalho melhor.
Criação de plano de carreira
A meta da atualidade está em desenvolver um profissional de maneira que ele possa crescer dentro da própria empresa.
As pessoas no geral não buscam apenas por um trabalho e sim por um plano de carreira que auxilie no presente, mas que as preparem para um futuro profissional mais promissor.
É por isso que o profissional de RH é a peça chave para o desenvolvimento de um plano de carreira. Ele é o responsável por auxiliar os gestores na criação da política de crescimento e evolução de seus colaboradores.
Por meio do plano de carreira, o funcionário tem a ciência de que trabalhando com mais foco, ele poderá evoluir na função e até mudar de cargo, visando maiores objetivos e salários.
Controle e gestão de ponto
O profissional de RH também é responsável pela realização de gestão de ponto dos colaboradores da empresa. Com isso, analisa os horários de entrada e saída, contabilizando atrasos, horas extras ou banco de horas.
A gestão do controle de ponto é fundamental para que a organização cumpra todas as regras trabalhistas e não ocorram prejuízos financeiros.
Gestão de benefícios
A gestão de benefícios ainda é um dos maiores fatores que influenciam diretamente na conservação do funcionário, diminuindo a rotatividade.
O profissional de RH planeja e aplica as políticas de salário, benefícios, bonificações, plano de aposentadoria, férias, folgas, licenças, entre outros.
Por meio desses benefícios, o funcionário se sente mais valorizado e satisfeito dentro do ambiente em que trabalha e por consequência, há melhorias no quesito produtividade e menos taxa de demissão.
Além das atribuições destacadas, também é papel do profissional de RH reduzir a taxa de rotatividade dos colaboradores, isto é, analisar os pontos que provocam insatisfação e buscar por melhorias, visando o bem estar dos funcionários.
Quais são as áreas de atuação do profissional de RH?
O setor de RH é um departamento amplo e por esse motivo, os profissionais podem trabalhar em diversas áreas, como:
- Consultoria de recursos humanos;
- Departamento pessoal;
- Treinamentos e desenvolvimento;
- Remuneração e benefícios.
O profissional de RH pode escolher qual a área que ele possui mais conhecimento e afinidade, fazer a escolha e se aperfeiçoar de maneira necessária.
Por que o profissional de RH é importante para a empresa?
É por meio do profissional de RH que a empresa cresce, juntamente com o desenvolvimento de seus colaboradores. Ele é responsável pelo aperfeiçoamento da relação entre empregador e empregado e cria políticas que melhoram o clima da empresa.
Os processos da empresa fluem com mais sucesso e os funcionários se sentem mais valorizados com os treinamentos, benefícios e assistência do setor de recursos humanos.
Por esse motivo, é imprescindível ter na equipe um profissional de RH que desenvolva um trabalho humanizado e eficiente.
Gostou do artigo? Então você não pode perder os próximos!

Formada em Letras, pedagogia e artes visuais. Escreve desde a adolescência e acredita que palavras modificam as pessoas e mudam o mundo.