Se você tem um blog na internet, deve saber que um dos principais desafios é alcançar as primeiras posições dos mecanismos de buscas do Google.
Por esse motivo, conhecer as estratégias de otimização do site e aplicar as técnicas de SEO, é fundamental para aumentar o tráfego e a taxa de conversão do seu negócio.
Por meio de um método bem trabalhado, o seu blog pode se destacar dos concorrentes, tornando-se referência no mercado.
Por isso, você deve começar agora mesmo a criar sua presença digital, aplicando as técnicas de SEO, tornando a sua página relevante e ajudando os buscadores a encontrarem o seu conteúdo primeiro.
E então, vamos aprender como aplicar o SEO no seu blog? Fique ligado nas dicas!
O que são estratégias de SEO?
SEO é a sigla para Search Engine Optimization, em português otimização para mecanismos de busca.
É definido por um conjunto de estratégias de otimização em páginas na internet para ajudar no posicionamento de resultados orgânicos dos mecanismos de pesquisas, como Google, Yahoo, entre outros.
Por meio dessa metodologia você pode configurar o seu blog para que seus conteúdos sejam exibidos nas primeiras posições de uma busca orgânica, ou seja, a sua página será o resultado que um determinado motor de busca definiu como relevante para os usuários.
Quais são as melhores técnicas de SEO para aplicar no seu blog?
Alcançar as primeiras posições no Google não é uma tarefa simples, pois além de uma estratégia eficiente, você precisa entender como funciona o algoritmo do Google e trabalhar para que o seu conteúdo seja classificado como relevante nas buscas orgânicas.
Entretanto, não precisa se preocupar. Por meio do uso das melhores técnicas que listamos para te ajudar nessa missão, será possível alcançar bons resultados. Acompanhe a leitura!
1. Utilize palavras-chaves relevantes
O primeiro passo para ranquear o conteúdo do seu blog de forma orgânica é fazer o uso de palavras-chaves que sejam relevantes para o seu negócio.
Para isso, é necessário entender quais são os termos buscados na internet para as pesquisas de assuntos relacionados ao seu conteúdo.
Algumas ferramentas de SEO podem te auxiliar nessa busca, como RD Stations ou Ubersuggest, que são recursos para conseguir acesso às palavras chaves necessárias para alcançar as primeiras colocações do Google e outros sites de busca.
Outra maneira é integrar a sua conta do Google Analytics e descobrir quais são as palavras-chaves mais buscadas do seu site e realizar um cruzamento de dados para verificar o desempenho da pesquisa orgânica.
2. Faça conteúdos de qualidade
Para aparecer na frente dos demais e obter um bom posicionamento nas buscas orgânicas, entregar um bom conteúdo continua sendo uma das principais técnicas de SEO.
Após a seleção das palavras-chaves relevantes para o seu negócio, é preciso fornecer informações úteis ao seu cliente.
Você deve trabalhar os seus conteúdos de maneira que respondam às dúvidas do seus clientes e compartilhar as principais soluções baseadas na sua experiência com determinado assunto.
3. Trabalhe nas metas title e description da sua página
A meta title nada mais é que o título da sua página que será exibido nos resultados de busca. Já a meta description é a descrição que aparecerá como uma espécie de resumo nas pesquisas dos usuários.
Essas duas técnicas de SEO são muito importantes para ter o seu blog entre as primeiras posições dos mecanismos de busca.
Para isso, é fundamental usar as palavras-chaves pesquisadas na primeira dica deste artigo e se atentar às recomendações de tamanho, que são 55 caracteres para título e 145 para descrição.
Quanto maior o número de cliques que o seu artigo receber, mais alto será o ranqueamento no Google.
4. Tenha atenção as heading tags
As heading tags são popularmente conhecidas como cabeçalho, e são ferramentas fundamentais para uma boa estratégia de SEO.
No seu blog, você pode utilizar as tags H1, H2, H3, entre outras. Elas são facilmente encontradas no painel de controle do seu blog e os templates já são disponibilizados com as tags definidas de modo correto.
5. Realize a otimização dos conteúdos visuais
Outro fator muito importante é o que faz referência aos objetos visuais, que são os gráficos, infográficos, imagens e vídeos associados ao conteúdo escrito.
As imagens e vídeos são o que atrai a maioria do público de uma página e servem para deixar o texto mais dinâmico.
Entretanto, o Google não consegue ler de maneira completa os conteúdos visuais, e por esse motivo é importante acrescentar o alt tag, que são os termos alternativos que servem para o caso da página não ser totalmente carregada.
Além disso, esse tipo de recurso também é utilizado para que as pessoas que possuem algum tipo de deficiência visual consigam ter acesso às informações de imagem.
Ao realizar a otimização dos conteúdos visuais, os robôs do Google conseguirão ler a sua página e entender a relação entre ela e o texto de maneira ampla, assegurando maior relevância para o seu blog.
É importante destacar que as imagens precisam estar hospedadas no mesmo domínio do seu site.
6. Tenha cuidado com as URLs
Para garantir a otimização da sua página, você deve estar atento às URLs, pois além das palavras-chaves aparecem em negrito, elas são as responsáveis pela melhora do ranqueamento.
Tornar a URL mais relevante ao assunto da página, é primordial para que os usuários identifiquem do que o blog se trata.
Algumas plataformas de blogs, como o WordPress, geram a URL de maneira automática, porém isso não é o ideal. O recomendado é que você foque em uma palavra chave para a criação da URL.
7. Nunca publique conteúdo duplicado
A prática de conteúdo duplicado não é recomendada, pois além de ser caracterizada como plágio, a sua página também pode ser punida pelo Google.
O Google tem dificuldade em escolher um conteúdo quando ele é igual ao outro, e por isso não sabe qual ranquear primeiro. Com isso, o seu blog perde a relevância.
8. Trabalhe com o link building
As linkagens internas que levam a outros artigos do seu blog, são uma excelente estratégia de SEO, pois por meio dela os usuários permanecem mais tempo dentro da sua página, além de ser relevante aos buscadores.
Algumas maneiras de realizar uma boa estratégia com os links internos são:
- Utilizar links internos de forma moderada para que o artigo não fique poluído;
- Contextualizar o link dentro do artigo para que ele possa atrair mais cliques e visitas;
- Colocar os links com cores diferenciadas do restante do texto para aumentar o destaque e consequentemente as chances de cliques.
9. Configure o blog para dispositivos móveis
Atualmente, o uso de dispositivos móveis ultrapassa os usuários que navegam pelo computador.
Esse é um dado do próprio Google que revela que, cada vez mais, os meios digitais devem ser flexíveis.
Isso também auxilia para que os buscadores priorizem esse tipo de página na hora do ranqueamento dos conteúdos.
Qual é a importância de aplicar SEO no seu blog?
Você já deve ter notado que ter um conteúdo otimizado é a melhor forma de se posicionar entre os primeiros nos buscadores, correto?
Estar bem posicionado e criar audiência para o seu negócio é o principal motivo de se aplicar SEO no seu blog.
Além disso, como os mecanismos de buscas são baseados nas palavras-chaves, é preciso apostar em conteúdos relevantes para serem encontrados nas pesquisas.
Para que o seu conteúdo seja ainda mais eficiente para a audiência da sua página, é importante incluir termos relacionados às principais buscas dos usuários. Por isso, pensar nas personas no momento de definir as palavras-chaves é essencial.
Uma das vantagens de otimizar o seu blog com as estratégias de SEO é levar em conta a experiência dos usuários, ou seja, por meio dessas técnicas o seu blog passa a atender as expectativas dos visitantes.
Desta maneira, você dobra as chances de fidelizar um cliente, por meio dos seus conteúdos e ainda ganha credibilidade para a sua marca.
Agora que você já sabe como aplicar SEO no seu blog, que tal colocar a mão na massa? E não se esqueça que aqui você encontra outros conteúdos relevantes sobre este assunto. Fique ligado!

Formada em Letras, pedagogia e artes visuais. Escreve desde a adolescência e acredita que palavras modificam as pessoas e mudam o mundo.