Conhecer profundamente a psicologia humana é fundamental para o trabalho de profissionais de marketing que estão focados em conversão, certo?

Afinal, é preciso entender o que faz as pessoas tomarem decisões em diversas situações da vida para levá-las às ações desejadas.

Pois um dos elementos presentes na tomada de decisões das pessoas é o senso de urgência. Não por coincidência, claro, esse também é um dos principais elementos da Copywriting — estilo de escrita persuasivo e voltado à conversão.

O que é o elemento urgência?

A urgência é um dos aspectos mais poderosos da psicologia humana. Segundo os psicólogos comportamentais, situações urgentes nos levam a suspender o pensamento deliberado e agir rapidamente.

É como se soasse no cérebro um sinal de alerta para um perigo ou uma ameaça iminente, exigindo uma decisão rápida.

Por que a urgência é importante para a conversão?

Muitos dos problemas que afetam as conversões são de ordem psicológica — ou seja, as pessoas pensam demais, esperam demais ou simplesmente não respondem às chamadas para ação (CTAs) presentes no texto.

O elemento “urgência” serve justamente para reduzir esse atraso. Quando ele está presente, as pessoas têm a sensação de que algo ruim pode acontecer se elas não tomarem uma ação rápida. Por exemplo: perder a oportunidade de adquirir um produto importante que será lançado.

Por conta desse medo, elas partem para a ação, fazendo exatamente o que é indicado. O que se percebe, portanto, é que o senso de urgência potencializa de forma poderosa a estratégia de conversão.

Veja também: Conteúdo para blog como estratégia de conversão

Como criar urgência?

A pergunta óbvia, então, é como criar urgência. Existem táticas específicas que você pode utilizar para conferir um senso de urgência na ideia geral do seu conteúdo:

Escassez

A escassez é uma das fontes mais poderosas do comportamento urgente. O viés da escassez afirma que quando uma pessoa pensa que algo está acabando, ela quer mais.

Em outras palavras, quando um item é percebido como escasso, seu valor aumenta. Pode ser qualquer coisa: um produto, um ingresso, a vaga para um curso… Se você disser que só tem “mais quatro”, o desejo por esse recurso aumentará devido ao fato de que ele está acabando.

Contagem regressiva

No mundo moderno, o relógio é o símbolo do tempo. Mais especificamente, é o símbolo da passagem do tempo. Se você lembrar os usuários que o tempo está passando — ou seja, que o relógio está correndo —, o nível de urgência aumenta.

Os filmes de suspense usam essa técnica para aumentar a ansiedade dos espectadores ao longo de uma trama. Já os profissionais de marketing podem usá-lo para fazer os clientes responderem ao apelo à ação.

Aversão à perda

A aversão à perda é a tendência humana de evitar perder coisas. Se o conteúdo deixar a impressão de que a pessoa vai perder algo ao não responder, estará acionando uma resposta a essa sensação.

Ou seja: quando você alerta os leitores sobre os resultados “catastróficos” de eles não agirem naquele momento, é mais provável que eles ajam imediatamente.

Concorrência

As pessoas adoram uma boa competição. Situações competitivas são grandes oportunidades para desencadear o instinto de urgência e levar as pessoas a agir. Sorteios ou concursos online, por exemplo, provocam facilmente um senso de urgência nos participantes.

Termos que causam a sensação de urgência

Além das táticas mais elaboradas que citei, algumas palavras simples também criam gatilhos de urgência no cérebro, aumentando a probabilidade de conversão de um CTA:

  • Agora;
  • Rápido;
  • Pressa;
  • Rapidamente;
  • Fechar;
  • Aproximando;
  • Nunca;
  • Segundos;
  • Novamente;
  • Instante.
  • Conclusão

Como vimos, urgência é uma sensação que as pessoas têm dificuldade de responder racionalmente ou com cautela. Ao explorar essa fraqueza, você obtém uma vantagem psicológica instantânea — e isso faz toda a diferença na sua estratégia de conversão.

Portanto, lembre dessa dica e tente inserir o senso de urgência nas frases e chamadas à ação nos seus próximos texto para blog. Depois volte para contar os resultados. 🙂

Até mais!