Você já conhece a Ubersuggest, ferramenta de pesquisa e gestão de palavras-chave?

Criada pelo guru do marketing de conteúdo Neil Patel, é uma excelente alternativa gratuita para profissionais de conteúdo e SEO.

Além da vantagem da gratuidade, a plataforma tem uma interface amigável para o usuário. Sendo que ela é mais intuitiva do que outras ferramentas semelhantes.

Ou seja, você nem mesmo precisa fazer cadastro para usar a plataforma. Isso porque a experiência de uso é muito boa mesmo.

Hoje eu trouxe um mini guia aqui no Blog de Marca para você entender como acessar a plataforma e poder usar os principais recursos que a Ubersuggest oferece. Confira!

Ubersuggest: acesso e visão da ferramenta

Começando com o acesso à Ubersuggest, que é muito simples. Por exemplo basta acessar o site neilpatel.com/br/ubersuggest/ e você vai deparar com a página principal da plataforma:

Print Ubersuggest home

Logo depois, rolando a página para baixo, você tem uma breve explicação sobre os principais recursos e funcionalidades da ferramenta, como:

  • Visão geral do domínio;
  • Principais páginas na busca orgânica;
  • Ideias de palavras-chave;
  • Ideias de conteúdo;
  • Informações de backlinks.

Pesquisa e análise geral de palavras-chave 

Em primeiro lugar, para pesquisar uma palavra-chave específica, basta digitá-la no campo de search onde diz “Insira uma palavra-chave ou domínio”. Depois, selecionar o idioma/país e clicar em “buscar”.

A partir daí, você tem uma visão geral com vários indicadores e gráfico sobre a palavra-chave em questão. Como exemplo, eu escolhi a palavra-chave “marketing” para mostrar como funciona. Veja:

Print Ubersuggest pesquisa

Repare que o primeiro indicador que a ferramenta mostra em destaque ali é o volume de buscas mensais (no nosso exemplo, é 110.000). Logo abaixo, vem o gráfico mostrando a variação no volume de buscas ao longo dos meses.

Entretanto, não é à toa esse destaque, já que o volume de buscas é um dos indicadores mais importantes em uma estratégia com uso de palavras-chave. 

Sendo assim, ainda nesse campo, você encontra outras informações relevantes sobre a palavra-chave pesquisada, como:

  • SEO Difficulty (Dificuldade do SEO), que designa o nível aproximado de concorrência na busca orgânica.
  • Paid Difficulty (Dificuldade no “pago”), que designa o nível aproximado de concorrência na busca paga.
  • Custo por clique (CPC), que designa o custo médio por clique se você quiser pagar ao Google para veicular um anúncio nos resultados da busca.

Outros recursos da Ubersuggest: ideias de palavra-chave e conteúdo

Mais para baixo na mesma página de análise de palavras-chave, você encontra outros dois recursos bem legais: ideias de palavras-chave e conteúdo relacionadas à sua palavra-chave principal. Veja:

Print Ubersuggest palavras-chave

E se você clicar em “ver todas as ideias”, vai encontrar uma lista com 525 sugestões de palavras-chave que podem se encaixar no que você procura. 

Além disso, várias delas têm um nível de dificuldade e/ou custo por clique mais baixo porque tem menor interesse do público.

Ademais, olha só que legal: você pode ainda exportar todos estes dados (lista de palavras-chave, paid difficulty, search difficulty, CPC) para uma planilha e facilitar o seu acesso depois.

Print Ubersuggest ideias

Análise de domínio na Ubersuggest

Quer saber como as palavras-chave e conteúdos do seu blog estão performando? Você também pode fazer esta análise na Ubersuggest.

Para isso, basta colar o domínio no campo de busca e clicar em “buscar” para ter acesso a informações como:

  • Número de palavras-chave que o domínio se posiciona na busca orgânica;
  • Estimativa total de tráfego orgânico que este domínio recebe;
  • Número de links advindos de outros sites para este domínio;
  • Ranking de palavras-chave orgânicas mês a mês;
  • Principais páginas do domínio na busca orgânica.

Conclusão

Enfim, é bem legal todos estes recursos gratuitos que a Ubersuggest oferece, né? Por isso que eu trouxe aqui um panorama bem básico sobre pesquisa de palavras-chave.  Mas a ferramenta é muito mais completa, trazendo análises qualificadas através de filtros.

Ou seja, vale a pena tirar um tempo para explorar a Ubersuggest e aproveitar todo o potencial desta plataforma gratuita para ajudar a crescer seu blog. 🙂