O tráfego (visitas no site) é essencial para qualquer blog. Afinal, é através das visitas que as pessoas conhecerão seus conteúdos e serão chamadas para a ação que você quer. Mas é normal que, para um blog novo, gerar mais tráfego seja um desafio!

E nós não estamos aqui para dizer que vai ser fácil, muito menos rápido. Mas existem algumas ações que vão ajudar a potencializar o tráfego do seu blog novo, gerando mais leitores e até mesmo fidelizando-os.

Na prática, são quatro dicas. E antes de ler, você precisa se comprometer a começar a testá-las logo que terminar a leitura! Afinal, conteúdo não faz milagre: é preciso colocar em prática e testar muito.

Vamos às dicas?

1 – Temas e palavras-chave relevantes

O primeiro passo de todo blog de sucesso é pensar em uma estratégia editorial. Não adianta ficar publicando conteúdos aleatórios sem planejamento e sem pesquisa prévia. Você precisa saber o que o seu público quer e/ou precisa ler, ok?

Construa uma linha editorial consistente, utilizando palavras-chave e escolhendo temas relevantes. Algumas ferramentas podem ser um grande apoio nessas escolhas:

Google Trends: é uma ferramenta do Google que, com base nas milhões de pesquisas diárias, fornece dados de quais são os assuntos tendência do momento.

Você pode segmentar por localidade, período e até mesmo comparar termos. Ajuda muito a entender os assuntos que estão em alta agora ou em crescimento contínuo.

Ubersuggest: essa é uma ferramenta de pesquisa de palavra-chave que ajuda na escolha dos termos e, consequentemente, traz ideias de temas relevantes do mesmo segmento.

Você vai conseguir conferir o número de buscas que a palavra-chave teve. E é legal para entender se vale mais a pena investir em uma short tail ou long tail!

2 – Deixar comentários em outros blogs (sem spam!)

Você, como redator de um novo blog, precisa ir se inserindo no universo dos blogs que tem o mesmo segmento que o seu. Uma forma interessante de fazer isso para se posicionar e fazer networking é deixando comentários em outros blogs!

Mas, atenção: não é para fazer spam, nem copiar e colar a mesma mensagem para todos. Leia os posts do seus concorrentes (vai ajudar a ter referências, inclusive!) e deixe comentários relevantes.

Eles servem para mostrar que você sabe do que está falando e possa ajudar alguém ou colaborar com alguma discussão saudável.

3 – Divulgação em outras plataformas

As pessoas precisam saber que o seu conteúdo existe! Crie perfis nas redes sociais onde o seu público está e sempre avise por lá quando você publicar um novo post. Vale a pena usar a criatividade para fazer resumos dos posts ou vídeos complementares para atrair as pessoas ao seu blog!

E preste atenção, pois o desafio é que nem sempre o alcance orgânico nas redes sociais é suficiente para gerar os resultados esperados na sua estratégia de marketing digital. Se for o seu caso, você pode impulsionar os seus posts nas redes sociais.

Leia mais em: Como o blog pode ajudar a alimentar as redes sociais

4 – Cuidados com o texto

Falando mais especificamente da estrutura do seu texto, é importante prestar atenção em alguns pontos. E o que isso tem a ver com o tráfego? O texto se tornará mais atraente para os possíveis leitores e também para o Google, posicionando melhor o blog.

Os pontos principais são:

  • Título atraente: ele precisa ser muito chamativo, curto e, ao mesmo tempo, resumir bem o que você vai falar naquele conteúdo;
  • Tamanho do texto: não é que exista um tamanho ideal para um blog post, mas você precisa entender o comportamento da sua audiência e a complexidade dos seus temas para não extrapolar no tamanho;
  • Legibilidade: ninguém volta à um blog que teve uma experiência de leitura ruim. E o Google também conta com isso, sabia? Utilize estratégias de legibilidade, preferindo frases e parágrafos mais curtos, além de tópicos e negritos.

E então, pronto para alavancar o tráfego do seu blog novo? Hora de colocar as dicas em prática! Acompanhe o Blog de Marca para ter ainda mais resultados.