Os segredos do trabalho em equipe

Por | Liderança

Trabalho em equipe

Muitas pessoas podem não gostar desse fato, mas a verdade é que, mais cedo ou mais tarde, todos irão precisar aprender a trabalhar em equipe. Pode ser difícil lidar com as diferentes personalidades dentro de um mesmo grupo, mas isso é pré-requisito no mercado de trabalho de hoje. Empresas e organizações dos mais variados estilos e portes valorizam profissionais que possuem um bom senso de liderança e trabalho em grupo.

Equipe Unida

Diversas pesquisas já comprovaram: uma boa integração com o grupo não garante apenas mais produtividade para empresa, como também mais motivação aos empregados.

Saber se relacionar bem com outros funcionários ajuda a melhorar o ambiente da empresa, construindo um espaço agradável e descontraído para se trabalhar. Para isso, é necessário o desenvolvimento de algumas habilidades (tanto profissionais quanto pessoais). Saiba quais são elas:

Comunicação

Saber se comunicar é, sem dúvidas, uma habilidade fundamental para quem trabalha em equipe. Isso engloba, principalmente, duas ações: falar e ouvir outros funcionários e colaboradores da empresa. Escutar críticas, elogios, sugestões e lidar com elas corretamente entra nesse conceito, bem como criticar, elogiar e dar sugestões na hora certa.

O entendimento entre todas as partes da organização é essencial para o desenvolvimento das relações entre um grupo.

Resolução de problemas

Ao lidar com um grupo, é inevitável o surgimento de alguns problemas. Desavenças e conflitos são comuns no início de um relacionamento de qualquer tipo, inclusive o profissional. Por isso, é extremamente importante saber aprender a administrá-los. A comunicação também é fundamental para isso: esclarecer os fatos com uma boa conversa, bem como esforçar-se para conciliar as necessidades de todos, são atitudes que se esperam de um funcionário bem preparado.

Inovação

Buscar novas formas de trabalhar, tanto para você quanto para o restante do grupo, motiva e traz crescimento profissional. Mais ainda, um bom funcionário está sempre à procura de soluções e meios para melhorar a produtividade da equipe, otimizando os resultados da empresa e aproveitando melhor o tempo dentro do ambiente de trabalho. Além de trazer satisfação para você e seus colegas, isso com certeza dará uma boa imagem aos olhos dos chefes e líderes do negócio.

Atitude

Ter atitude é fundamental para os profissionais que estão entrando no mercado atual. Resolver problemas, enfrentar desafios e buscar sempre o melhor desempenho da equipe são ações que qualificam um bom funcionário. Para isso, não hesite em auxiliar e pedir ajuda às outras pessoas: existem alguns problemas que devem ser solucionados pelo grupo, e não apenas por um integrante.

É importante deixar o orgulho de lado e ser humilde ao lidar com os outros, ou você pode parecer arrogante.

Confiança

Desenvolver a confiança entre você e aqueles que estão a sua volta é muito importante. Saber que você pode contar com o restante da equipe e dar a entender que você também está à disposição de todos é essencial.

Um bom desenvolvimento das qualidades já citadas acima também auxilia na criação desse sentimento. É ele que irá unir o grupo e trazer mais força durante períodos difíceis dentro da empresa.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.