Um tema muito levantado quando se fala de marketing de conteúdo é o tamanho do post do blog, ou seja, o número ideal de palavras que ele deve ter.
Há diversas teorias sobre o assunto, mas vamos começar dizendo que o mais importante de um texto não é o número de palavras, mas a qualidade do conteúdo, ok?
Mas vamos conversar mais sobre isso para clarear as ideias, olha só:
O tamanho do post importa?
Essa é a reflexão importante que nós devemos fazer antes pensar em número de palavras: o tamanho do texto realmente importa?
A verdade é que sim, o tamanho importa. Mas a ressalva é: não adianta pensar somente no número de palavras e não pensar em uma boa estrutura e desenvolvimento de conteúdo.
O próprio Neil Patel, que é um grande nome do SEO e do marketing digital, defende que o número de palavras não pode ser um fator isolado, ou seja, esse fator só é importante se o conteúdo for bom.
Partindo do pressuposto que é um bom conteúdo e merece ser rankeado pelo Google para gerar tráfego, textos médios ou até mesmo mais longos serão visitados sem problemas pelos leitores realmente interessados.
Qual deve ser o tamanho do meu blog post?
Bom, a verdade é que não há um consenso sobre esse assunto. Citando novamente o Neil Patel, ele acredita que conteúdos longos (textos de 1.000 palavras ou mais) performam melhor.
Outros profissionais renomados como o Seth Godin fazem textos de 200 palavras (ou até menos) com boa performance — mas isso se dá devido a sua autoridade no mercado.
A média que vemos como indicação dos profissionais brasileiros são de textos entre 500 e 1000 palavras, especialmente porque estima-se que o Google dê um rankeamento melhor quando o tamanho do post supere as 500 palavras.
Uma estrutura básica que pode ajudar você a entender como escrever 500 palavras com a melhor formato, que acaba sendo o mais comum, é a seguinte:
- 100 palavras: introdução
- 300 palavras: Desenvolvimento
- 100 palavras: conclusão + CTA (chamada para ação)
A regra vale para todos os tipos de texto?
É essencial ressaltar que a regra não vale para todos os tipos de texto — e isso só vai ser identificado por um profissional que conhece o seu público!
Por exemplo: um conteúdo de fórmulas matemáticas provavelmente precisa de muito mais palavras para explicar um conceito com eficácia, enquanto um conteúdo de decoração de cozinha pode ser mais curto.
A diferença é que, quanto mais específica a palavra-chave, mais específico e pontual será o assunto. Quando a palavra-chave é mais geral, há muito mais sub-tópicos para explorar e tornar o conteúdo de qualidade. Faz sentido, não é?
O que mais importa, além do tamanho do texto?
Uma reflexão importante é o fato de que os leitores costumam “passar o olho” pelos posts, e não ler palavra por palavra. Por isso, muito além do número de palavras e da palavra-chave (explicado no tópico acima), importa muito a legibilidade do texto!
Não esqueça de incluir palavras em negrito, títulos e subtítulos, imagens e o que mais puder ser atrativo para que a ideia do texto seja passada para o leitor de forma mais consciente, já que provavelmente ele não vai ler tudo na íntegra.
Qual o tamanho ideal para texto de blog?
Bom, talvez seja um pouco menos simples do que você esperava, mas a resposta é: depende!
De maneira geral, os textos de até 500 palavras servem para opiniões mais curtas, até 2.000 palavras são ideais para long tails e mais de 2.000 palavras para uma exploração mais detalhada ou abrangente de algum conteúdo.
Mas isso é regra? Não!
O desafio que propomos a você é que seja feita uma análise dos fatores que falamos acima (palavra-chave, segmento e legibilidade) para entender qual o tamanho do post ideal.
E então, deu para clarear as ideias? Compartilha com a gente suas dúvidas e progressos em relação a este assunto! Até mais.
Julia Burg é uma experiente profissional de marketing com mais de uma década de experiência. Especialista em marketing digital, é reconhecida por sua capacidade de criar campanhas inovadoras que geram resultados.