Um tema muito levantado quando se fala de marketing de conteúdo é o tamanho de texto de blog, ou seja, o número ideal de palavras que ele deve ter.

Há diversas teorias sobre o assunto, mas vamos começar dizendo que o mais importante de um texto não é o número de palavras, mas a qualidade do conteúdo, ok?

Mas vamos conversar mais sobre isso para clarear as ideias, olha só:

O tamanho do texto importa?

Essa é a reflexão importante que nós devemos fazer antes pensar em número de palavras: o tamanho do texto realmente importa?

A verdade é que sim, o tamanho importa. Mas a ressalva é: não adianta pensar somente no número de palavras e não pensar em uma boa estrutura e desenvolvimento de conteúdo.

O próprio Neil Patel, que é um grande nome do SEO e do marketing digital, defende que o número de palavras não pode ser um fator isolado, ou seja, esse fator só é importante se o conteúdo for bom.

Partindo do pressuposto que é um bom conteúdo e merece ser rankeado pelo Google para gerar tráfego, textos médios ou até mesmo mais longos serão visitados sem problemas pelos leitores realmente interessados.

Qual deve ser o tamanho do meu texto de blog?

Bom, a verdade é que não há um consenso sobre esse assunto. Citando novamente o Neil Patel, ele acredita que conteúdos longos (com mais de 1.000 palavras) performam melhor.

Outros profissionais renomados como o Seth Godin fazem textos até de 200 palavras com boa performance — mas isso se dá devido a sua autoridade no mercado.

A média que vemos como indicação dos profissionais brasileiros são de textos entre 500 e 1000 palavras, especialmente porque estima-se que o Google dê um rankeamento melhor a partir das 500 palavras.

Uma estrutura básica que pode ajudar você a entender o formato de 500 palavras, que acaba sendo o mais comum, é a seguinte:

  • 100 palavras: introdução
  • 300 palavras: Desenvolvimento
  • 100 palavras: conclusão + CTA (chamada para ação)

A regra vale para todos os tipos de texto?

É essencial ressaltar que a regra não vale para todos os tipos de texto — e isso só vai ser identificado por um profissional que conhece o seu público!

Por exemplo: um conteúdo de fórmulas matemáticas provavelmente precisa de muito mais palavras para explicar um conceito com eficácia, enquanto um conteúdo de decoração de cozinha pode ser mais curto.

A diferença é que, quanto mais específica a palavra-chave, mais específico e pontual será o assunto. Quando a palavra-chave é mais geral, há muito mais subtópicos para explorar e tornar o conteúdo de qualidade. Faz sentido, não é?

O que mais importa, além do tamanho do texto?

Uma reflexão importante é o fato de que os leitores costumam “passar o olho” pelos posts, e não ler palavra por palavra. Por isso, muito além do número de palavras e da palavra-chave (explicado no tópico acima), importa muito a legibilidade do texto!

Não esqueça de incluir palavras em negrito, títulos e subtítulos, imagens e o que mais puder ser atrativo para que a ideia do texto seja passada para o leitor de forma mais consciente, já que provavelmente ele não vai ler tudo na íntegra.

Qual o tamanho ideal para texto de blog?

Bom, talvez seja um pouco menos simples do que você esperava, mas a resposta é: depende! 

De maneira geral, os textos de até 500 palavras servem para opiniões mais curtas, até 2000 palavras são ideais para long tails e mais de 2000 palavras para uma exploração mais detalhada ou abrangente de algum conteúdo.

Mas isso é regra? Não!

O desafio que propomos a você é que seja feita uma análise dos fatores que falamos acima (palavra-chave, segmento e legibilidade) para entender qual o tamanho ideal para o seu texto.

E então, deu para clarear as ideias? Compartilha com a gente suas dúvidas e progressos em relação a este assunto! Até mais.