Você já ouviu alguém falar que “escrever é a arte de cortar palavras”?

Essa frase é frequentemente atribuída ao escritor Carlos Drummond de Andrade (mas na verdade não se sabe ao certo a autoria). O fato é que, embora seja de uma época em que a internet ainda nem existia, esse ensinamento é mais atual do que nunca.

Hoje em dia, utilizar frases curtas é uma das principais dicas de legibilidade para conteúdos publicados na web. Também é uma das maneiras mais efetivas de melhorar experiência do usuário durante a leitura do seu blogpost.

O objetivo é bem claro: posicionar melhor seu conteúdo nos resultados do buscador e manter a atenção do usuário por mais tempo na leitura.

Por que frases curtas funcionam melhor?

Existem razões neurológicas e cognitivas que explicam por que as frases curtas funcionam melhor em qualquer tipo de texto. Seja em livro, revista, jornal, panfleto, bula de remédio… ou blog na internet!

O que acontece é que, durante a leitura, nosso cérebro tende a “cortar caminho”. Ou seja, não temos o costume de ler palavra por palavra, linha por linha e frase por frase. Em vez disso, realizamos uma espécie de leitura dinâmica e captamos as ideias centrais do texto.

Já era assim na época pré-internet, quando manter o foco e a concentração durante a leitura era mais fácil… Imagine agora, em tempos de consumo acelerado de informação! Muita gente literalmente passa o olho em um conteúdo antes de pular para o próximo.

Isso quer dizer que poucos têm paciência para ler frases longas. Elas exigem mais atenção, dificultam o entendimento da mensagem e tomam tempo do leitor. Por isso, conteúdos com parágrafos enormes normalmente não performam bem.

Qual é o tamanho de frase ideal em um blogpost?

Não existe regra fixa a respeito do tamanho das frases em um conteúdo para blog. De maneira geral, predomina a ideia de que, quanto menor, melhor. Mas o sentido da sentença jamais pode ser prejudicado!

Ou seja, não adianta diminuir a frase se a mensagem não ficar clara. A arte de cortar palavras envolve também saber sintetizar ideias e retirar apenas os elementos que não agregam para o entendimento.

Mas, se você quer um número para se basear, considere o limite de 20 palavras por frase sugerido neste guia de recomendações do Yoast. O plugin de SEO para WordPress aponta quando mais de 25% das frases do seu post ultrapassam esse índice.

Lembrando que é bom ter um número somente como referência. Eventualmente, vai ser preciso formular frases um pouco maiores para explicar ideias mais complexas. Isso não quer dizer que a leitura ficará prejudicada. O importante é manter o equilíbrio!

Conclusão

Fique atento à sua maneira de escrever e perceba se você está pecando no tamanho das frases e dos parágrafos (que não devem ter mais de 4 linhas). Este pode ser um ponto-chave para melhorar a performance do seu blog!

Uma coisa é certa: frases curtas vão tornar a leitura do seu conteúdo mais fluida, dinâmica e agradável para o leitor. Como consequência, resultados melhores devem aparecer!

Gostou do post? Se você quer continuar aprendendo como escrever melhor, veja também 5 dicas práticas para criar um conteúdo escaneável!