A sidebar é a barra lateral de um blog, podendo estar no lado esquerdo ou direito da página. Essa barra traz várias informações que podem melhorar a usabilidade do blog para os leitores, linkando as principais páginas e categorias e incluindo banners, por exemplo.

A função da sidebar é, na prática, que as pessoas usem mais tempo de navegação no seu blog.

Afinal, o objetivo do marketing de conteúdo não é escrever por escrever, mas reter os leitores em um conteúdo visando uma ação. Ou seja, precisa ser chamativo!

Neste post vamos dar algumas dicas práticas de como organizar a sidebar do seu blog para deixá-la mais chamativa. Continue lendo para descobrir!

Qual o objetivo da sua sidebar?

Antes de organizar a sidebar em si, é preciso que você saiba qual é o seu objetivo ao organizá-la. Afinal, não vale a pena perder tempo nessa organização sem saber para que vai servir e não ter retorno.

Um dos objetivos mais interessantes é diminuir a taxa de rejeição do blog, linkando os artigos mais acessados ou as principais atualizações, por exemplo. Dessa forma, você vai instigar o leitor a continuar navegando no seu blog!

Outra alternativa legal é tornar a sidebar a sua vitrine, divulgando ali os links dos seus serviços e produtos digitais. É uma forma interessante de promovê-los de forma chamativa, com bons banners, mas sem ser forçado.

Independentemente de qual seja o seu objetivo, defini-lo de forma estratégica é o primeiro segredo para que a sidebar seja chamativa e, acima disso, dê resultados para o seu negócio digital!

O visual importa!

A poluição visual é um grande problema na internet, porque quando são muitas informações, ao invés de aproximar as pessoas, acaba afastando.

Por isso a dica é que o layout da sua sidebar seja o mais clean e objetivo possível, especialmente se você tiver a intenção de incluir mais de um banner ou link na barra.

Quando são muitos banners chamativos ao mesmo tempo, as pessoas podem interpretar como sinal de desespero e isso não é bom para sua estratégia. Além disso, muitas imagens podem afetar no tempo de carregamento da página, vale a pena fazer esse teste!

Se finalizar o layout da sua barra lateral e ainda tiver dúvidas se está esteticamente harmônico, peça a opinião sincera de um colega de profissão, parente ou amigo.

Link para as redes sociais

As redes sociais aproximam as pessoas do seu negócio, por isso colocar um link para as principais plataformas que você utiliza além do blog pode gerar bastante resultado, especialmente se você produz conteúdo em alguma delas também!

Permitir que os leitores do seu blog interajam com você em outros meios cria uma relação de maior confiança e proximidade, fidelizando este leitor e estando sempre presente no seu dia a dia.

Resumindo…

Uma sidebar pensada de forma estratégica e objetiva pode trazer diversas vantagens, como:

  • aquisição de mais contatos e leads;
  • seguidores para suas redes sociais;
  • mais visitas aos seus principais posts;
  • aumento de venda dos seus produtos;
  • fidelização de novos leitores.

Convencido de que é importante e pronto para organizar sua sidebar de forma chamativa? Boa sorte!