Você passou anos e anos construindo um site, com muito amor e carinho, mas o Google não reconhece seu trabalho? Você passa noites em claro pensando em como mudar essa terrível situação? Meu amigo, é aí que o SEO entra para solucionar os seus problemas!
Mas como assim você “nunca ouviu falar de SEO”?
SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de estratégias criadas para colocar o seu site entre os primeiros resultados orgânicos do Google e de outros mecanismo de busca (como o Yahoo e o Bing, brincadeiras à parte). Elas não garantem que seu site vai ficar no topo quando algum usuário procurar por sua palavra-chave, mas não custa nada tentar, não é mesmo?
As técnicas mais utilizadas são as chamadas white hat, mas alguns ainda insistem em usar o black hat para aumentar o número de visitas da página em questão.
“Mas hein? Black hat? White hat?”
Ok, estou indo rápido demais. Aqui vai uma pequena explicação.
Black hat é usado por alguns espertinhos para burlar o sistema dos mecanismos de busca. Encher os textos com as palavras-chave da página, criar processos de divulgação que geram spams, postar conteúdo duplicado (aquele ctrl c + ctrl v que, às vezes, é tão tentador) ou usar conteúdo protegido por direitos autorais sem dar o devido crédito são algumas das práticas mais comuns classificadas como black hat. E pra você que está imaginando que este é o caminho mais fácil: é aí que você se engana.
Quando o Google descobre esse tipo de prática, ele remove o site de seu banco de dados. Ou seja, é uma total perda de tempo.
Já o White hat é o politicamente correto da história. Esses métodos podem ser um pouco mais difíceis, mas são os recomendados por praticamente todo search engine que se preze. De forma geral, o conselho é: pare de tentar agradar o Google e comece a tentar agradar seu público-alvo. Quem trabalha com white hat deve descobrir e corrigir esses possíveis problemas na estrutura do site, como menus ilegíveis para os mecanismos de busca, links quebrados, redirecionamentos temporários e até mesmo estrutura fraca de navegação.
Entendeu agora? Então vamos ao que interessa!
Veja algumas dicas importantes para você, que é iniciante em SEO e quer melhorar o seu site aos olhos do Google.
Escolha palavras-chave
Esse primeiro passo é muito importante, pois a palavra-chave é o termo pelo seu site será pesquisado e encontrado nos sites de busca. Escolha algo que tenha a ver com o seu conteúdo (parece óbvio, mas tem gente que esquece disso).
Uma observação: NÃO encha sua página apenas com a palavra-chave. Como eu já disse, isso pode ser visto como trapaça pelo Google e seu site pode ser punido. Uma coisa que funciona é encaixá-la nas tags title e description, por exemplo.
Conheça seu público alvo
Sim, isso vai dar um pouco mais de trabalho. Mas para direcionar bem o seu site, você precisa saber qual será o público. Responda algumas perguntas do tipo: quais redes sociais que ele usa? Que tipos de palavras-chave ele costuma procurar no Google? Quais seus interesses?
Respondeu?
Se sim, você já sabe mais ou menos qual o tipo de conteúdo que irá atrair tráfego.
Conteúdo relevante é a chave do negócio
Os robôs do Google e de outros sites de busca estão sempre monitorando os sites. Seja bonzinho com ele e com seus leitores: poste textos interessantes e bem estruturados com frequência. Isso agrada o público e garante à você alguns pontinhos a mais com as search engines.
Outra observação: SEM COPIAR E COLAR. Por favor.
Estimule a interação
Mostre aos mecanismos de busca que você tem leitores engajados! Isso dá uma maior relevância ao seu site. Instale botões de compartilhamento social nas páginas e estimule o debate e os comentários em seus posts.
Escolha MUITO BEM seu servidor
Isso mesmo. Não adianta escolher bem, escolha MUITO bem. Um servidor ótimo pode ser mais caro do que um meia boca, mas vale a pena. Servidores ruins fazem com que o site saia do ar o tempo todo.
Você não gosta disso, né? Nem o seu leitor. Muito menos os robôs dos sites de busca. Eles podem diminuir sua nota por isso e, consequentemente, seu site cairá algumas posições no ranking.
Esses são apenas alguns passos básicos para ser reconhecido pelo Google. Ninguém sabe bem quais são os critérios usados para compor o ranking, mas pequenos passos como esses podem ajudar (e muito!).
Mas, se assim como eu, você trabalha muito e não tem tempo para cuidar disso, não se preocupe! Existem diversas empresas de marketing digital que fazem esse serviço.
Se interessou pelo assunto? Procure alguns cursos para saber mais! Existem alguns que podem ser feitos em casa mesmo, e não custam nada além de um pouco do seu tempo disponível.
E, claro, continue acompanhando nossos conteúdos aqui no Blog de Marca que sempre publicamos conteúdos nessa linha.
Julia Burg é uma experiente profissional de marketing com mais de uma década de experiência. Especialista em marketing digital, é reconhecida por sua capacidade de criar campanhas inovadoras que geram resultados.