Quais os melhores conteúdos para postar no Instagram?

Por | Marketing

Postar no Instagram

Se tem uma coisa que não há como discordar é que a rede social é um dos caminhos mais efetivos para uma boa estratégia de marketing digital.

O Instagram, é sem dúvida alguma, uma excelente plataforma de negócios e por meio dele, os empreendedores estão crescendo e expandindo cada vez mais a própria marca.

Investir no Instagram pode parecer uma tarefa muito difícil, mas a questão é uma só: quanto mais presença nessa rede, mais autoridade você irá conquistar com seus clientes. E para construir uma audiência de potencial máximo para o seu produto ou serviço, é importante ter constância.

Por essa razão, é fundamental produzir conteúdos que engajem e demonstrem o seu entendimento sobre a marca que administra. Além disso, é importante ter um calendário estabelecido, saber definir as etapas do funil e transmitir a mensagem que deseja de maneira correta.

Contudo, quais são os melhores conteúdos para se postar no Instagram? Essa dúvida parece assombrar a maioria das pessoas.

Para você que está iniciando agora na plataforma ou precisa dar um upgrade no seu perfil já existente, criando conteúdos atrativos para o seu público, deixaremos uma série de dicas que vai te explicar direitinho como dominar essa rede e vender muito mais. Vamos lá?

Por que é tão importante produzir conteúdo para o Instagram?

Produzir conteúdos para Instagram é uma atividade essencial para o marketing digital. No entanto, devem ser postados de acordo com o objetivo de cada marca.

O Brasil ocupa a terceira posição em número de usuários no Instagram, dentre 1 bilhão de contas, o país dispõe de 119 milhões delas, ficando apenas atrás da índia com 230 milhões e dos Estados Unidos com 159 milhões, lugar onde o aplicativo foi criado.

Levando em consideração que o público está cada vez mais diversificado no que diz respeito a faixas etárias, é quase impossível encontrar uma empresa que não utilize desse recurso para crescer no mercado.

Além disso, uma pesquisa realizada pela Opinion Box, constatou que 83% dos usuários do Instagram seguem alguma empresa e compram os produtos e serviços oferecidos por ela.

Como produzir conteúdos de acordo com as exigências do algoritmo do Instagram?

Entender como é o funcionamento do algoritmo do Instagram é um fator determinante para a criação de uma estratégia eficiente na plataforma.

Antes de começar a investir tempo e dinheiro com impulsionamento de conteúdo, você precisa conhecer a funcionalidade e o comportamento dela.

O algoritmo do Instagram trabalha com três princípios básicos: distribuição de conteúdo no feed, aspectos de engajamento e horários mais indicados para postagem.

Afinal, como funciona o algoritmo do Instagram?

É importante ter ciência de uma coisa: não é porque você criou um conteúdo e postou no Instagram que os seus seguidores terão acesso a ele.

O algoritmo do Instagram trabalha por meio de critérios estabelecidos pela plataforma para que uma determinada publicação tenha ou não relevância para os outros usuários, isso quer dizer que ele entende os seus gostos pela maneira que você se comporta na plataforma.

Se você curte muitas postagens sobre culinária, e comenta em vídeos de receitas, por exemplo, o Instagram entende que precisa dar prioridade para esses temas no seu feed, e passa a te fornecer mais desse tipo de assunto.

O feed do Instagram é muito semelhante ao Facebook, isto é, entrega os conteúdos personalizados para cada um dos seus usuários, utilizando da base histórica das preferências pessoais.

Por esse motivo, nem sempre será impossível que o seu conteúdo seja distribuído para todas as pessoas que seguem o seu perfil.

Abaixo, listamos algumas ações que te farão entender de maneira simplificada o comportamento do algoritmo.

Curtidas geram curtidas

Quanto mais usuários engajarem com o seu conteúdo, maior alcance você terá. Isso quer dizer que, quanto mais pessoas curtirem a sua postagem e demonstrarem interesse no seu conteúdo, mais ele será entregue.

As redes sociais, independentemente de quais sejam, existem para que as pessoas compartilhem dos mesmos interesses, formando grupos que irão se conectar por meio dos mesmos interesses.

Cada um desses grupos que interagem com uma determinada postagem, faz com que o algoritmo entenda que a publicação é importante, e sendo assim, faz a distribuição para outras pessoas, de grupos e interesses semelhantes.

No entanto, não é só curtidas que promovem engajamento, os comentários, a quantidade de pessoas que compartilharam a postagem ou que a salvaram, são outras métricas que ajudam na relevância de uma publicação.

De que forma posso usar o algoritmo a meu favor?

Você deve imaginar o Instagram como uma vitrine, e cada uma delas apresenta um serviço ou produto diferente ansiando pela compra do consumidor.

Essa vitrine é o seu feed, porém existem outras tantas vitrines, ou seja, o feed de seus concorrentes que também estão precisando divulgar os produtos que possuem, chamando a atenção dos clientes.

De acordo com esse cenário, você acha possível que uma pessoa irá se interessar pela sua vitrine ao invés da vitrine do concorrente?

Se você não acredita nisso, precisa mudar a situação, e a primeira coisa que é necessário colocar em prática é o horário da postagem. Saiba, ele não é igual para todos.

Todos os anos, pesquisas são feitas com o intuito de definir um melhor horário para o engajamento das postagens, com base na experiência de outros usuários.

Para saber qual o melhor horário para postar os seus conteúdos, você deve acessar a aba “informações” do seu instagram e, em seguida, clicar na aba “público”. Com isso, você terá acesso aos horários em que seu público está ativo na plataforma.

É importante destacar que para ter acesso a esse tipo de informação, o seu perfil do Instagram precisa ser comercial.

Tamanhos de imagem e limite de caracteres

Uma coisa a qual você deve ter atenção são os formatos aceitos pela plataforma, é importante seguir as orientações do Instagram para se adequar à rede social.

Os stories, reels, e feed possuem tamanhos e especificações próprias. Veja a seguir:

  • Postagem no feed: 1080×1080 (imagem quadrada), 1080 x 566 (imagem em formato paisagem), 1080×1350 (imagens na vertical);
  • Stories: as dimensões desse tipo de postagem devem seguir as dimensões de 1080×1920.
  • Reels: aqui podem ser utilizados os mesmos tamanhos dos vídeos para stories. Caso você use vídeo em 1080×1920, com a proporção de 9:16 pode postar vídeos de até 60 segundos.

O Instagram não impede que você poste imagens e vídeos fora dos requisitos acima, no entanto, isso pode prejudicar o seu conteúdo e até cortar partes deles.

No que diz respeito ao limite de caracteres nas legendas de suas publicações, deve ser seguido à risca, você não conseguirá nem mesmo ultrapassá-lo.

As hashtags contam como caracteres e o ideal é utilizar até 30 delas por publicação. Caso você insira mais de 30 hashtags a plataforma pode enxergar a sua postagem como spam.

Quais são os melhores tipos de conteúdo para o Instagram?

Agora que você aprendeu sobre os fatores técnicos do Instagram, precisa colocar a mão na massa, produzindo conteúdos que irão demonstrar autoridade no produto ou serviço que você vende.

Listamos 10 dias de conteúdo para você arrasar nas suas postagens, aumentando assim, o engajamento da sua marca.

1. Divulgue seus produtos e crie promoções

Uma das principais dicas para engajar a sua marca é criar postagens divulgando o seu produto ou serviço. Entretanto, as promoções costumam chamar bastante a atenção e gerar mais resultados.

Divulgar um desconto, brinde para os seguidores do seu Instagram, ou até mesmo um sorteio, no qual o seu cliente marque outras pessoas na postagem para concorrer, tende a ser uma excelente opção para aumentar o consumo da sua marca.

É fundamental alinhar as estratégias aos objetivos de marketing da empresa, para que os sorteios não tragam o público errado, ou seja, pessoas que não se identificam com o seu produto ou serviço e não estejam dispostas a comprar no futuro.

Um sorteio, uma promoção ou um brinde bem planejado pode render uma quantidade considerável de seguidores, aumento do engajamento, isso sem contar em mais vendas.

2. Mostre os bastidores da sua marca

Uma outra questão que é fato quando se trata de interação entre público e empresa: a humanização da marca.

Os consumidores gostam de saber quem está por trás dos serviços que eles consomem, bem como se dá a mão de obra de um produto. Isso aumenta a fidelidade deles, pois criam uma certa “intimidade” com o profissional por trás da marca.

Além disso, também pode auxiliar os clientes a entenderem melhor como acontece a produção de determinado produto, sanando as dúvidas e objeções que possam existir em relação a empresa.

Mostrar os bastidores é muito importante para a exibição dos valores da empresa, isso melhora a exposição e gera muito mais valor para a marca.

3. Poste stories diariamente

Os stories possuem uma posição privilegiada em relação ao feed. Isso porque quando uma pessoa acessa o seu Instagram, ela não precisa rolar a página para ter acesso a sua história do dia, basta clicar sobre a sua foto.

Com a criação dos destaques ficou ainda mais fácil atrair a atenção do público. Você pode postar um stories sobre a criação de um produto na sua empresa e adicioná-lo aos destaques com o nome de “bastidores”, por exemplo.

Assim, sempre que um novo cliente entrar na sua página, poderá clicar nessa imagem e ver e interagir com todos os stories que você já fez.

A popularidade dos stories é evidente. De acordo com uma pesquisa realizada no Opinion Box, 77% dos usuários da plataforma assistem stories todos os dias.

Por essa razão, é recomendável que você publique stories diariamente, pois são eles os maiores responsáveis pela interação dos usuários com o seu perfil.

Para um melhor engajamento, as enquetes e o compartilhamento de depoimentos de outros clientes são ferramentas que ajudam no ganho de seguidores.

Por meio das enquetes, você consegue fazer com que seus clientes se abram, falando sobre as expectativas com a sua marca, além de conseguir definir mais facilmente a persona ideal para o seu negócio.

4. Invista em lives (De forma moderada)

As lives promovem engajamento e são responsáveis pela interação da empresa com o seu público. Por meio delas, é possível passar informações pertinentes e relevantes, reduzir o número de objeções e aumentar o volume de seguidores.

Antes de fazer uma live, é importante se planejar, isto é, definir a temática que será abordada, organizar quantas pessoas irão participar e organizar a linha de raciocínio.

Ao convidar pessoas a participarem das suas lives, seu Instagram ampliará as relações e alcançará um público que ainda não te conhece.

Mas, atenção! Não abuse das lives para não se tornar uma página maçante aos seguidores, isso porque o Instagram envia uma notificação sempre que uma transmissão ao vivo está ocorrendo.

5. Tenha um calendário editorial

Uma das formas mais simples de organizar o conteúdo do seu Instagram é criando um calendário editorial. A plataforma prioriza a consistência, por isso, é fundamental ter um documento no qual você saiba quantas vezes e o que precisa postar.

O calendário editorial nada mais é que uma maneira estratégica de você fazer a publicação dos seus conteúdos, levando em consideração os horários em que seu público está ativo e qual o objetivo que você quer alcançar por meio da sua postagem.

Além disso, a qualidade dos conteúdos melhoram, pois quando temos uma rotina, produzimos de maneira mais assertiva, sem precisar publicar “qualquer coisa”, em cima da hora.

6. Compartilhe dicas e tutoriais

Uma outra forma de produzir conteúdos relevantes é optar pelo compartilhamento de dicas e tutoriais.

Se a sua empresa vende comida congelada, por exemplo, é relevante que você tenha publicações sobre como armazenar os alimentos de maneira correta no congelador, quanto tempo uma comida pode ficar congelada, entre outros assuntos pertinentes ao ramo.

Esse tipo de conteúdo, além de tirar as principais dúvidas dos seus seguidores, mostra que você tem autoridade no assunto.

7. Poste dados e atualidades sobre o nicho

Sempre que algo novo ocorrer no segmento em que você atua, compartilhe essa atualização de alguma maneira no seu feed.

É muito importante mostrar aos seus seguidores todas as novidades do seu nicho, para que eles fiquem por dentro dos assuntos primeiramente pelo seu perfil.

Dessa forma, elas não precisarão buscar informações por outros meios.

8. Abuse dos recursos para postagens

Crie reels, faça lives, poste stories, invista em carrossel. O importante na hora da criação de um conteúdo relevante é usar todas as ferramentas que o Instagram dispõe.

Cada espaço que a plataforma possui para postagem deve ser utilizado. Não é necessário que você publique tudo de uma só vez, até porque os seguidores não conseguem acompanhar tantas informações juntas.

Entretanto, usar reels em um dia mostrando os bastidores, criar um carrossel com informações do seu produto no outro, postar stories diariamente, e transmitir uma live no fim da semana, é a maneira mais fácil de fazer com que seu cliente consuma seu conteúdo de todas as formas possíveis.

9. Divulgue os principais dados do seu negócio

É importante pesquisar os dados relevantes do seu negócio e divulgá-lo para os seus seguidores. Essa é uma excelente dica para a produção de conteúdos que engajam.

Como a maioria das pessoas precisam fazer pesquisas para encontrar o que procuram, a partir do momento que tiverem o seu perfil como referência de busca, o acesso será mais frequente.

10. Repost conteúdo dos seus clientes

Uma forma menos conhecida de engajar o seu perfil profissional é o ato de repostar conteúdos dos seus clientes, desde que você tenha o aval dele para isso, é claro.

Sempre que um seguidor postar uma informação que envolva o seu campo de atuação, é interessante que você reposte para o seus seguidores.

Três importantes razões pelas quais a repostagem de conteúdos é relevante para o seu Instagram:

  • Colabora para você não precisar criar conteúdos todos os dias;
  • Os clientes que autorizam a repostagem é porque sentem prazer em aparecer no seu perfil, e por isso irão criar sempre postagens que você possa se interessar;
  • Você também ajuda no crescimento de outras pessoas que podem ser clientes em potencial para o seu negócio.

O Instagram não possui função de repost, para isso você precisa do auxílio de outros aplicativos, como Regrann e Repost for Instagram.

Esperamos que este artigo tenha sido útil e esclarecedor e que agora você consiga aumentar o crescimento do seu perfil profissional na plataforma do Instagram.

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