Público-alvo: 5 dicas para definir o seu

Quando alguém pensa em abrir uma empresa, leva em conta diversos aspectos, principalmente econômicos. Mas um empreendedor de verdade sabe que existem fatores tão importantes quanto esses e que não devem ser esquecidos. Delimitar um público-alvo é um deles: os clientes são essenciais para alavancar o seu projeto e conseguir sucesso na área.

O público-alvo é o grupo de pessoas para qual seu produto ou serviço é destinado. Geralmente, eles possuem características e interesses em comum, que devem ser explorados a fim de aproximar a empresa de seus clientes (e possíveis clientes, é claro).

Os padrões utilizados são vários, como idade, sexo, situação econômica e localização geográfica. Mas para definir seu alvo, é preciso mais que isso: é preciso conhecer o seu cliente. Confira algumas dicas que podem ajudar o empreendedor durante esse processo:

Pesquise

Para conhecer o mercado que sua empresa procura atingir, você pode precisar de um bom tempo dedicado às pesquisas. Nesses casos, cada detalhe é de extrema importância. Num primeiro momento, é essencial saber as informações básicas, como idade, localização, estado civil, classe social, entre outros.

A seguir, você deve se aprofundar: busque saber mais sobre a personalidade, o estilo de vida e os valores do seu público. Apenas tome cuidado para não se ocupar com coisas sem importância para sua estratégia.

→ Veja mais sobre pesquisa de palavras-chave e como ela pode compor essa etapa importante da definição do público-alvo.

Segmente

Descobrir para quais clientes seu produto ou serviço será interessante é apenas o passo inicial. Depois disso, é preciso dividir o público-alvo em grupos menores, de acordo com seus interesses e outros fatores em comum.

Você não pode se deter a um pequeno grupo, e, muitas vezes, as estratégias de marketing não dão certo em grupos grandes demais. Então, é importante delimitar grupos específicos, nos quais valerá mais a pena focar o negócio.

O seu gosto não é o mesmo do cliente

Você deve se adaptar a realidade do seu público-alvo, ou seja: não permita que seu gosto pessoal interfira no trabalho da empresa. Busque sempre atender as necessidades dos outros.

Se você possui uma loja, por exemplo, tudo deve refletir a personalidade e o modo de vida dos seus clientes, desde os produtos até a decoração do espaço. Assim, você o deixará confortável e mostrará entendê-lo.

Comunicação é fundamental

Definir uma estratégia de comunicação é obrigatório para as empresas. Identifique quais são os principais canais acessados por seus clientes, desde os jornais até a internet.

As redes sociais tem sido grandes aliadas dos empreendedores. Com elas, além de divulgar notícias e curiosidades sobre sua marca, você ainda poderá saber quais os comentários do público, o que está bom e o que deve ser mudado. Mas lembre-se de mantê-las atualizadas!

Foco no feedback

A opinião do público-alvo é tudo. Aprenda a observar e ouvir atentamente as pessoas, para entender melhor o que elas esperam do serviço prestado pela sua empresa. Também é fundamental estar atento às críticas e sugestões: não há ninguém melhor para dizer o que pode ser mudado em seu produto do que um consumidor. Otimizar constantemente seu negócio é uma das únicas maneiras de agradar o público-alvo.

Texto escrito por Marco Zanqueta. Palestrante motivacional há nove anos, une a arte de falar em público com a magia dos truques de ilusionismo. Suas palestras e dinâmicas de equipe foram desenvolvidas para modernizar e trazer melhores resultados de maneira diferenciada.

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