Um blog é um espaço único que permite potencializar os objetivos da sua estratégia de comunicação online. No blog é possível mostrar o seu conhecimento específico, marcar sua posição no mercado assim como da sua empresa. Entre outras palavras, um blog é uma ótima alternativa para quem deseja captar, fidelizar e encantar clientes. Para que um blog seja idealizado, planejado, organizado e colocado na web com sucesso, é indispensável que o seu desenvolvedor conte com uma série de ferramentas próprias para a criação e alimentação dele.

Está pensando em montar um blog para a sua empresa ou para si próprio/a? Quer fazer isso da melhor forma possível e transformar-se em uma grande referência da web? Então, continue lendo este post, perceba quão relevante é contar com este tipo de espaço e preste atenção as principais ferramentas para blog.

Importância do blog em uma estratégia de comunicação online

Certamente, o blog é um dos melhores canais de comunicação com os consumidores. Além disso, ele é um importante canal para compartilhamento de informação relevante para o seu público-alvo. Existem inúmeros benefícios de contar com um blog eficiente e ajustado tanto a demanda da empresa quanto de seus clientes. É um ambiente onde se incentiva a troca de informações através dos comentários dos posts e do próprio contato telefônico (quando for o caso).

Facilidade de compartilhamento

Os conteúdos do blog são muito mais compartilhados do que os conteúdos de uma página web. Se o post é interessante para o público-alvo e se conta com o botão de compartilhamento ao final de cada artigo, aumentam as chances das pessoas sentirem a necessidade de compartilhar a matéria com os seus amigos nas redes sociais. Assim, podem ser gerados posts virais.

Potencializa as técnicas SEO

Com uma boa estratégia de adoção de palavras-chave e ao usar uma densidade adequada dessas keywords, é provável que os textos do seu blog sejam facilmente compartilhados pelo público-alvo. Além disso, o número correto de repetições das palavras-chave, a colocação de keywords no título (H1), subtítulos (H2) e no corpo dos textos potencializa o posicionamento do artigo nos motores de busca. Existem plugins muito interessantes para potencializar o SEO, inclusive o CMS do WordPress.org. Atualmente, esse é considerado um dos melhores CMS SEO-friendly.

Fidelização da audiência e dos clientes

As pessoas comentam sobre os locais onde encontram informações interessantes. Inclusive, os indivíduos só voltam ao blog quando encontram materiais que vão ao encontro das suas necessidades. Quando o blog é orientado ao compartilhamento de informações importantes, ele gera interesse no seu público. Este por sua vez tende a ficar atento as novas postagens e a recomendar o blog para outras pessoas. Tudo isso graças ao conteúdo apresentado e a forma como você se vincula ao seu público através do blog.

3 ótimas ferramentas para criação de um blog de sucesso

Os blogs já não são considerados apenas um meio através do qual as pessoas podem expressar o que sentem. Hoje em dia, um blog possui funções e objetivos muito mais abrangentes e significativos. Esse é um importante canal de comunicação e converteu-se em uma ferramenta de difusão de conteúdo. Um dos seus diferenciais é que são facilmente acessados visto a democratização da internet.

Para que um blog surta o efeito desejado, é fundamental contar certas ferramentas de criação. Há várias plataformas para blog disponíveis no mercado. Nesse arquivo, listamos as 3 mais utilizadas.

WordPress

Plataforma para blog WordPress

WordPress  é, sem dúvidas é a plataforma de desenvolvimento de blogs mais popular do mercado. Com um sistema de gestão de conteúdos (CMS é a em inglês), o seu principal diferencial é a capacidade para customização dos blogs, seja pelos temas, seja pelos widgets e adicionais. O resultado obtido através deste sistema é extremamente profissional e conta com serviço em diversos idiomas.

Utilizando o WordPress, é possível editar, publicar e compartilhar o conteúdo. Assim, outro diferencial relevante da plataforma é a sua versatilidade. Graças a sua flexibilidade e ao fato de ser uma plataforma com código aberto, é considerado uma das ferramentas mais poderosas para os bloggers.

A plataforma pode ser usada na criação de qualquer tipo de página web, contudo, o seu foco primordial são os blogs. Algumas das páginas que podem ser criadas através do WordPress são páginas corporativas, sites mais tradicionais, landing pages, lojas virtuais, entre outras.

É possível encontrar duas versões do software WordPress: WordPress.com e WordPress.org. A primeira versão é muito mais básica e limitada. Esta opção inclui o hosting e é uma alternativa bastante simples. Ela é interessante para as pessoas que desejam ter um blog unicamente para lazer. Uma boa vantagem é que com o WordPress.com é possível configurar rapidamente o blog e colocá-lo no ar em pouco tempo. Embora seja uma alternativa viável para quem está começando no mundo dos blogs, ela conta com poucas funcionalidades e é limitada no que tange ao crescimento do blog.

Já o WordPress.org é uma versão mais completa mas requer bastante trabalho e dedicação para criar um blog. O WordPress.org é um administrador de conteúdos, ou seja, é preciso baixá-lo e instalá-lo no computador. Embora seja uma opção mais completa, demanda a contratação do hosting.

Sem dúvidas o WordPress é a plataforma mais indicada para blogs. Mas se, por algum motivo, você não se adaptar ou não gostar de como funciona esta plataforma, temos mais duas opções que também são usadas para criar blogs. Veja!

Blogspot/Blogger

Plataforma para blog Blogger

O antigo Blogspot, hoje Blogger, pertence à gigante Google. A empresa adquiriu a plataforma em 2003 e desde então dirigiu esforços em prol do seu melhor desenvolvimento. Essa plataforma também é bastante amigável quanto a SEO e bem fácil de entender.

Não é necessário escrever nenhum código ou fazer upload de arquivos para publicar conteúdos. Desta forma, ela é uma boa alternativa para quem deseja iniciar a sua trajetória no mundo dos blogs. O Blogger também indexa bem rápido o que potencializa os resultados.

Outra questão atraente é que ele realiza uma fácil integração com o Google Ads, isso facilita as campanhas de divulgação e o ranqueamento no motor de busca.

No que concerne às desvantagens, o Blogger apresenta certas limitações em termos de crescimento e customização.

Wix

Plataforma para blog Wix

O Wix é uma ferramenta bastante utilizada por quem deseja ter um blog. Esse CMS (Content Management System) é uma estrutura que entrou no mercado em 2006. Embora considera-se que ela já tenha entrado um pouco tarde no universo blogueiro, ela se popularizou no Brasil e hoje é uma das principais plataformas do país.

O que realmente chama a atenção das pessoas é que essa ferramenta proporciona layouts prontos e customizáveis. Assim, o dono do blog não precisa ser um expert para criar o seu espaço.

No entanto, um dos problemas das páginas criadas através do WIX é que elas contam com um carregamento lento, o que atrapalha o ranqueamento pelo Google.

Gostou do post? Estamos à sua disposição para esclarecer dúvidas! Caso queira conhecer mais informações sobre o mundo dos blogs, acesse os outros artigos e fique por dentro das novidades na área.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletters

Receba semanalmente as principais notícias e conteúdos sobre Marketing Digital.

Você pode gostar disso