O inbound marketing é uma das principais estratégias de marketing da atualidade, pois dá credibilidade para a empresa diante dos consumidores ao apresentar informações relevantes sobre os produtos ou serviços que são oferecidos.

Entretanto, para ter resultados satisfatórios com o seu blog é necessário investir em um bom planejamento de conteúdo. Não se dar a devida atenção à esse ponto é o erro número um entre as empresas que tentam investir em conteúdo e acabam desistindo durante o percurso.

Para que você não caia nessa armadilha, separamos algumas dicas básicas para criar o seu planejamento de conteúdo e melhorar os resultados da sua estratégia de marketing a partir de agora. Continue a leitura e confira.

Conheça a sua persona

Conhecer a persona da sua empresa é fundamental para a estruturação de qualquer estratégia de marketing, inclusive para o planejamento de conteúdo. Entender quem é o seu público, quais são suas preferências e como ele se comporta é o primeiro passo para estruturar uma comunicação eficiente.

Esse estudo de personas também ajudará a entender quais são as palavras-chave mais comuns utilizadas pelo seu público na hora de fazer pesquisas no Google, o que vai nortear a produção de conteúdo.

Tenha um calendário editorial

Agora que você já conhece a sua persona e sabe com quem está conversando é hora de pensar no calendário editorial, considerando as principais dúvidas e desafios dessas pessoas, seus maiores receios, os problemas que enfrentam a fim de apresentar soluções da sua empresa para cada um deles. O calendário editorial pode abranger datas comemorativas e sazonalidades se for interessante para o seu negócio e seu público.

Identifique a jornada do cliente

jornada do cliente é o momento de entender como os seus clientes se comportam desde o momento que descobrem a necessidade até a hora da decisão de compra, servindo de norte para compreender em que momento cada conteúdo, argumento e linguagem devem ser utilizados para aumentar as chances de conversão.

Defina o objetivo e a missão do blog

A definição dos propósitos do blog vai ajudar a identificar que atitudes precisam ser colocadas em prática para alcançá-las. Por exemplo, aumentar o número de leads e aumentar a taxa de conversões requerem estratégias distintas. Depois de definidos os objetivos, é preciso estabelecer as métricas que serão utilizadas para mensurar os resultados a fim de saber se as metas foram alcançadas.

Escolha os tipos de conteúdo para o blog

O marketing de conteúdo permite que você trabalhe materiais em diferentes formatos. Ao criar o planejamento de conteúdo do seu blog, analise quais tipos de material seu público gosta de consumir e planeje suas ações em cima dessas modalidades. São alguns tipos de conteúdo:

  • artigos;
  • e-books;
  • infográficos;
  • webinars;
  • infográficos;
  • pesquisas;
  • entrevistas;
  • cases de sucesso.

Promova o conteúdo do seu blog

Apesar de buscarmos sempre os resultados orgânicos por meio de um bom marketing de conteúdo, a promoção dos materiais pode ser uma forma de aumentar o alcance enquanto o orgânico ainda não está funcionando como deveria. Defina um orçamento de marketing e invista em ações estratégicas nos seus canais de distribuição.

Uma das vantagens mais marcantes do marketing digital é a possibilidade de acompanhar os resultados em tempo real. Por isso, analise os números e identifique as melhores oportunidades de mídia paga para melhorar os resultados e aumentar a conversão.

Um bom planejamento de conteúdo para o seu blog é a peça-chave para garantir que os resultados do ano sejam alcançados. A mensuração feita de forma recorrente e estratégica também dará à sua equipe informações suficientes para trabalhar mês a mês com melhoras consideráveis de resultados.

Gostou deste artigo? Quer saber mais ou tirar suas dúvidas? Então entre em contato conosco.