O inbound marketing é uma das principais estratégias de marketing da atualidade, pois dá credibilidade para a empresa diante dos consumidores ao apresentar informações relevantes sobre os produtos ou serviços que são oferecidos.
Entretanto, para ter resultados satisfatórios com o seu blog é necessário investir em um bom planejamento de conteúdo. Não se dar a devida atenção à esse ponto é o erro número um entre as empresas que tentam investir em conteúdo e acabam desistindo durante o percurso.
Para que você não caia nessa armadilha, separamos algumas dicas básicas para criar o seu planejamento de conteúdo e melhorar os resultados da sua estratégia de marketing a partir de agora. Continue a leitura e confira.
Conheça a sua persona
Conhecer a persona da sua empresa é fundamental para a estruturação de qualquer estratégia de marketing, inclusive para o planejamento de conteúdo. Entender quem é o seu público, quais são suas preferências e como ele se comporta é o primeiro passo para estruturar uma comunicação eficiente.
Esse estudo de personas também ajudará a entender quais são as palavras-chave mais comuns utilizadas pelo seu público na hora de fazer pesquisas no Google, o que vai nortear a produção de conteúdo.
Tenha um calendário editorial
Agora que você já conhece a sua persona e sabe com quem está conversando é hora de pensar no calendário editorial, considerando as principais dúvidas e desafios dessas pessoas, seus maiores receios, os problemas que enfrentam a fim de apresentar soluções da sua empresa para cada um deles. O calendário editorial pode abranger datas comemorativas e sazonalidades se for interessante para o seu negócio e seu público.
Identifique a jornada do cliente
A jornada do cliente é o momento de entender como os seus clientes se comportam desde o momento que descobrem a necessidade até a hora da decisão de compra, servindo de norte para compreender em que momento cada conteúdo, argumento e linguagem devem ser utilizados para aumentar as chances de conversão.
Defina o objetivo e a missão do blog
A definição dos propósitos do blog vai ajudar a identificar que atitudes precisam ser colocadas em prática para alcançá-las. Por exemplo, aumentar o número de leads e aumentar a taxa de conversões requerem estratégias distintas. Depois de definidos os objetivos, é preciso estabelecer as métricas que serão utilizadas para mensurar os resultados a fim de saber se as metas foram alcançadas.
Escolha os tipos de conteúdo para o blog
O marketing de conteúdo permite que você trabalhe materiais em diferentes formatos. Ao criar o planejamento de conteúdo do seu blog, analise quais tipos de material seu público gosta de consumir e planeje suas ações em cima dessas modalidades. São alguns tipos de conteúdo:
- artigos;
- e-books;
- infográficos;
- webinars;
- infográficos;
- pesquisas;
- entrevistas;
- cases de sucesso.
Promova o conteúdo do seu blog
Apesar de buscarmos sempre os resultados orgânicos por meio de um bom marketing de conteúdo, a promoção dos materiais pode ser uma forma de aumentar o alcance enquanto o orgânico ainda não está funcionando como deveria. Defina um orçamento de marketing e invista em ações estratégicas nos seus canais de distribuição.
Uma das vantagens mais marcantes do marketing digital é a possibilidade de acompanhar os resultados em tempo real. Por isso, analise os números e identifique as melhores oportunidades de mídia paga para melhorar os resultados e aumentar a conversão.
Um bom planejamento de conteúdo para o seu blog é a peça-chave para garantir que os resultados do ano sejam alcançados. A mensuração feita de forma recorrente e estratégica também dará à sua equipe informações suficientes para trabalhar mês a mês com melhoras consideráveis de resultados.
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Redator da Mateada e especialista em Marketing Digital, formado em Publicidade e Propaganda pela Unisinos e autor do e-book Marketing de Conteúdo do zero ao topo, sucesso de vendas no Hotmart.