Como criar um planejamento de blog realmente eficiente

Todo projeto de sucesso é antecedido por um bom planejamento. Não seria diferente para o seu blog. Se você quer receber muitos acessos, ter leitores fiéis e monetizar seus conteúdos, precisa planejar tudo direitinho.

Além de ajudar na realização das tarefas do dia a dia, um planejamento permite que você tenha uma visão macro do seu projeto, enxergando muito além do agora. Também, é um fato que o conteúdo improvisado não chega nem aos pés de um conteúdo que passa pelas etapas consistentes de criação.

Por isso, descubra como criar um planejamento para o seu blog e começar (ou recomeçar) o seu projeto digital com o pé direito!

Passo a passo para o planejamento do blog

Organizamos os passos que você precisa seguir para planejar os conteúdos do seu blog, olha só:

1) Saiba o que você tem a oferecer

Produzir conteúdo na internet é uma forma de ajudar pessoas reais a resolverem problemas ou adquirir conhecimento. É por isso que você precisa entender o que você tem a oferecer, quais assuntos você é especialista e pode ensinar, assim por diante… faça essa reflexão e anote todas as ideias!

2) Determine seus objetivos

Não tem como alcançar resultados que nem você sabe quais são. O primeiro passo, portanto, é ter clareza em quais são os seus objetivos. Você criou seu blog como um hobby ou quer ganhar dinheiro?

Quer apenas divulgar seu trabalho ou quer que o blog te ajude a tornar-se autoridade no mercado? Quer gerar leads para seu produto digital, direcionar pessoas para seu e-commerce? São muitos objetivos possíveis, mas pense em quais são os resultados esperados em X meses.

Além disso, saiba quanto tempo da sua semana você tem disponível para, de fato, viabilizar esses objetivos. Quanto mais você se dedicar, mais rápido os resultados vão chegar.

3) Conheça seus leitores

Na hora de pensar em quais são os conteúdos e como os textos serão redigidos, é preciso conhecer os leitores. Isso vai fazer toda a diferença na escolha dos temas e da linguagem, permitindo que você crie um relacionamento com seu público.

Se você quer conquistar leitores fiéis, esteja pronto para adaptar seus conteúdos para que seja atrativo e útil para eles.

4) Crie um calendário editorial

Bom, sabendo dessas informações e com uma base estratégica, você está pronto para organizar os conteúdos em um calendário. Para isso, você precisa fazer um brainstorming e reunir todas as ideias de conteúdos que você tiver.

Depois, use o Excel ou alguma outra ferramenta que tiver afinidade (Trello, por exemplo), para distribuir esses conteúdos em um calendário.

Três dicas legais são:

  • pense em conteúdos de acordo com as etapas do funil de vendas;
  • já dividir tudo pelas categorias que serão colocados no blog;
  • fazer pesquisas de palavras-chave para já deixá-las definidas.

Além disso, é interessante deixar seu banco de ideias sempre com fácil acesso, para continuar alimentando com novos temas de conteúdo e nunca faltar post novo no blog!

5) Monitore os resultados

Depois de planejar e publicar, é preciso conferir se o post teve um bom desempenho. Ou seja, pensando em performance, ela também começa no planejamento do blog. Afinal, você precisa definir os seus principais KPIs para serem monitorados e gerar relatórios semanais ou mensais para fazer um comparativo mais completo dos dados.

Isso te ajudará a fazer as otimizações necessárias, além de ter novas ideias. Saiba mais em Como usar o Google Analytics para analisar um blog.

Bom trabalho! =)

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