Investir em marketing digital é cada vez mais importante para empresas que buscam fortalecer sua marca, chegar a mais pessoas e aumentar a venda de produtos e serviços.

Em meio a tantas possibilidades dentro do universo do marketing digital, as estratégias de Inbound Marketing que usam conteúdos de blog para atrair público-alvo têm ganhado cada vez mais espaço.

Mas qual é de fato o papel estratégico do blog no marketing digital? Suas funções são muitas, e vamos explicar cada uma delas a seguir.

Apoio para a equipe de vendas

Produzir conteúdo para blog como estratégia de conversão é essencial para apoiar sua equipe de vendas, seja no e-commerce ou nas lojas físicas.

Isso porque um conteúdo bem feito para blog, além de tirar dúvidas sobre produtos e serviços, também instiga no leitor a percepção de que ele precisa do que você tem a oferecer.

Para isso, é importante saber como conversar com o seu público e captar sua atenção, principalmente através do funil de conversão.

Ajudar os leads a andarem no funil

Se você ainda não conhece o funil de conversão, já está mais do que na hora de entender seu conceito para aplicá-lo na sua estratégia de marketing.

De forma breve, o funil funciona como uma conversa com o seu público em diferentes etapas, desde quando ele tem uma remota ideia do assunto até o momento de convencê-lo a adquirir seu produto.

Assim, o texto de blog guia o leitor por diferentes temas dentro do seu site, convencendo ele aos poucos de que seu produto ou serviço é necessário para ele.

Remarketing

O remarketing é uma forma de impactar o público uma outra vez, porém com uma nova estratégia de marketing. É basicamente uma nova tentativa de conversão usada para atingir pessoas que já tiveram contato com sua marca mas não compraram.

O blog pode ser uma ótima oportunidade para isso, usando uma abordagem que de fato convença o leitor a se tornar um cliente.

Entenda melhor como o blog pode ajudar no remarketing!
 

Atração de tráfego orgânico

Conteúdo de blog também é o formato ideal para atrair tráfego orgânico do Google, por exemplo.

Isso pode ser feito através do uso correto de palavras-chaves e aplicação de boa técnicas de SEO, fazendo com que sua página seja relevante para os mecanismos de busca e, assim, aparecendo nas primeiras páginas de pesquisa.

Diversos papéis para diferentes estratégias de marketing digital com o blog

Além das possibilidades citadas acima, o marketing digital feito em estratégias conjuntas com conteúdos para blog pode também ter o papel de:

  • Autoridade de mercado, criando a ideia de especialidade no assunto através dos conteúdos;
  • Branding, com conteúdo que ajuda na sua gestão de marcas;
  • Alimentar redes sociais, usando nas postagens textos e links que atraiam para o blog;
  • Captação para material rico, usando links no conteúdo que levem para materiais mais aprofundados;
  • Ajudar no SEO do site com link building, aumentando o número e a qualidade dos links de entrada para sua página;
  • Ajudar a alimentar estratégias de e-mail marketing, levando conteúdos relevantes para sua lista de contatos;
  • Ser aproveitado em newsletters, atualizando sua lista de contatos com novidades do blog;
  • Continuar o relacionamento pós-venda, sempre buscando manter a atenção do cliente.

Agora você já sabe os diferentes papéis estratégicos do blog no marketing digital da sua empresa!

O mais legal é que você não precisa escolher um só ponto para focar em suas ações — dá para apostar em um misto de técnicas com o blog para melhorar sua autoridade através de conteúdos.

Pronto para começar? Boa sorte!