Métricas de blog para ficar de olho

By | Analisar

Métricas de Blog

Ter um blog em seu site não é sinônimo de vendas constante, pois é necessário acompanhar algumas métricas para saber gerenciar seu blog.

Com as métricas é possível definir:

  • O que postar;
  • Quando postar;
  • O que estão comentando e/ou compartilhando;
  • Entre outras informações.

Logo, acompanhar algumas métricas é importante para o seu blog. Veja a seguir quais são elas.

Número de visualizações nos conteúdos:

Ao postar algum conteúdo e divulgá-lo nas redes sociais é possível, pelo Google Analytics, analisar quantas views (visualizações) o post teve, além de indicar de onde foi o clique, se foi do Facebook, Instagram, LinkedIn, se o usuário acessou pelo computador, celular ou tablet, etc.

Já se você trabalha com estratégia de SEO, o número de visualizações pode ser impactado pelo ranqueamento.

Vamos supor que você tenha criado um conteúdo “Como trabalhar com Photoshop” utilizando uma boa estratégia de SEO como uso correto de palavras-chave, uso de tag alt nas imagens, etc.

Fazendo isso, seu conteúdo pode ser um dos primeiros a aparecer quando o usuário pesquisar na Internet sobre o assunto.

Para saber a posição, basta ter uma conta no Google Search Console que a própria plataforma já mostra qual o posicionamento do seu blog.

Dica: Leia o artigo sobre otimização de sites aqui no Blog de Marca.

Número de compartilhamento dos conteúdos:

Em conjunto com o número de visualizações, o número de compartilhamento nas redes sociais é importante para o seu blog.

Com essa métrica você consegue criar uma estratégia de postagens semelhantes ao tema que foi compartilhado, gerando mais tráfego para o seu blog e, consequentemente, caso venda algum produto, para o seu site e/ou landing page.

Para analisar essa métrica, no próprio WordPress na aba de posts ele já mostra o número de compartilhamentos que um post teve.

Há alguns plugins que fazem isso também como o YoastSEO e o RankMath.

Os comentários dos posts:

Quando alguém comenta em algum post é importante ficar atento ao que o usuário escreveu, se é uma dúvida, um comentário dizendo que gostou do conteúdo ou uma sugestão para novos posts.

Isso é importante para que monte uma estratégia de postagens referente ao que o usuário comentou.

Vamos supor, ainda naquele título sobre “Como trabalhar com Photoshop” que o leitor comente: “é possível trabalhar com Photoshop para criação de identidade visual?”.

A resposta para essa pergunta pode ser desenvolvida em um post e, após feito isso, você divulga o link desse conteúdo em resposta ao comentário do usuário.

Para acompanhar os comentários do post, basta configurar corretamente a sessão de comentários do seu blog utilizando o Elementor e nas configurações do próprio WordPress.

Outra opção são plugins de comentários como o Disqus e plugins semelhantes.

Velocidade de carregamento:

Engana-se quem pensa que apenas um site e/ou landing page precisa ter um bom carregamento.

O carregamento é importante para que o seu site seja ranqueado no Google e demais mecanismos de busca.

Se o seu blog não tiver imagens leves, fonts (sem o “e”, pois são fontes de escrita mesmo como Times New Roman) que o Google reconheça e uma boa responsividade, ele demora mais para carregar, consequentemente sua posição no Google será prejudicada.

Além disso, dentro do post, vale a mesma coisa, e aqui é importante prestar atenção com o conteúdo, pois caso o fundo do seu blog seja branco e o texto for numa tonalidade muito clara, os bots não conseguirão ler o seu texto para que ele seja ranqueado.

Para saber desses detalhes, basta acessar alguns sites como o GTMETRIX e o Pagespeed Insights.

SEO dos posts:

Por fim, a última e uma das principais métricas a ser levada em consideração é o SEO dos posts

Como dito na primeira métrica, ter um post otimizado para SEO é importante para a sua estratégia, pois assim ele será ranqueado no Google e, consequentemente, seu site terá um tráfego maior e possivelmente terá mais vendas.

Algumas dicas são:

  1. Tenha uma palavra-chave em mente;
  2. Distribua ela corretamente ao longo do texto e subtítulos;
  3. Faça uso da tag alt nas imagens;
  4. Utilize links internos e externos;
  5. Evite palavras rebuscadas.

Fazendo isso e mantendo uma certa constância nas postagens, seu blog conseguirá subir diversas posições no Google.

Para analisar esses elementos, utilize plugins de SEO como YoastSEO ou RankMath.

Portanto, essas são as principais métricas para acompanhar dentro de um blog. Caso tenha alguma dúvida, comente aqui. Se gostou, compartilhe nas redes sociais!

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