São diversas as medidas que devemos tomar para ter um negócio de sucesso. Mas, como empreendedores, devemos cuidar tanto do marketing da empresa quanto do nosso. É isso mesmo: o marketing pessoal pode ajudar muito, tanto na hora de fazer contatos quanto para causar uma boa impressão aos clientes.
Sumário
Como profissional e empreendedor, sei que preciso estar sempre pronto para ser apresentado a alguém. Por isso, procuro andar bem arrumado e munido de cartões de visita. Isso também é marketing pessoal, mas não podemos parar por aí. Para promover nosso negócio, não devemos esquecer do quanto é importante cuidar da imagem que estamos passando ao público. O fundamental é entender as ferramentas de marketing e pensar nos projetos desde o início, independentemente da área de atividade.
Confira algumas dicas para ajudar a otimizar a sua imagem e, é claro, a da sua empresa:
Faça planos
Falta de visão e de organização são os principais causadores da afobação de alguns empreendedores. Então, procure planejar bem as suas ações de acordo com suas metas e os objetivos da empresa. Fazer muitas coisas ao mesmo tempo sem planejá-las pode ser um grande erro e, muitas vezes, mancha a imagem dos profissionais.
Não prometa algo que não pode cumprir
Nunca ofereça nada, a menos que você esteja 100% certo de que conseguirá cumprir tal oferta. Se envolve o trabalho de outras pessoas, prometer é ainda mais perigoso. Pesquise antes, analise tudo e veja se o que o cliente ou colaborador quer está ao seu alcance. Se você gosta de desafios, aceite. Se não, não exite em recusar.
Procure aceitação, mas não sacrifique seus valores
Fazer com que outras pessoas gostem do seu jeito pode ser difícil, mas é uma necessidade. Isso é importante porque muitos dos seus clientes em potencial podem se basear em fatores emocionais ao fechar uma compra ou um acordo. Nesses casos, um bom relacionamento com ele é fundamental.
Veja o futuro, não só o presente
Quando você é um empreendedor, todos são seus clientes em potencial. Por isso, seja cordial com as pessoas: quem você trata com indiferença hoje pode ser um comprador amanhã. Saiba enxergar as oportunidades a longo prazo – essa é a chave da sustentabilidade do negócio.
Construa uma rede de dados e contatos
Uma boa base de dados é item fundamental para o desenvolvimento de um negócio. Ela deve conter informações relevantes sobre a empresa e tudo o que possa ser usado futuramente. Crie, também, uma rede de contatos: manter-se em dia com velhos clientes, amigos e conhecidos faz toda a diferença para quem quer ser lembrado.
Invista mais tempo e dinheiro no marketing
Um bom site ou blog, cartões de visita bem feitos, redes sociais atualizadas: tudo isso pode trabalhar a favor da construção de uma imagem de sucesso. Entenda as necessidades da sua empresa e do seu ambiente para melhorá-los cada vez mais, pois os clientes prestam bastante atenção nisso.
Seja curioso e observador
Pessoas gostam de ser ouvidas, então aprenda a ser um bom ouvinte. Perguntar é uma outra boa forma de demonstrar interesse. Também não fique com medo de pedir sugestões e conselhos: podemos ouvir críticas, mas elas são uma grande fonte de crescimento pessoal.
Torne as experiências agradáveis
Seu negócio deve oferecer uma experiência única a cada cliente, então tente aliar as emoções ao plano da sua empresa. Tornar o contato com as pessoas algo prazeroso e especial pode ajudar (e muito!) no seu sucesso.
Mais do que estar com uma boa aparência, a chave do marketing pessoal de sucesso é tratar o próximo como você gostaria de ser tratado. Não esqueça nunca das boas maneiras, dos gestos cordiais e da gentileza: eles são o melhor meio de conquistar a confiança das pessoas.
Julia Burg é uma experiente profissional de marketing com mais de uma década de experiência. Especialista em marketing digital, é reconhecida por sua capacidade de criar campanhas inovadoras que geram resultados.