Se engana quem pensa que estar no mundo digital é sinônimo de fugir dos meios tradicionais. Ok, você até pode preferir assistir vídeos ou ouvir um podcast, mas ainda não inventaram nada que substitua um bom livro!

Quem quer trabalhar produzindo conteúdo precisa se atentar a isso de forma especial. É preciso estar sempre abastecido de ideias e, é claro: para escrever bem, é preciso ser um bom leitor.

Foi pensando em dar um up no seu conhecimento que separamos cinco livros de marketing de conteúdo incríveis. São preciosidades do mercado que, com certeza absoluta, trarão muitos insights e vão reavivar a sua criatividade. Vamos à lista?

1 – A Cauda Longa

O grande Chris Anderson foi um dos responsáveis por trazer a tona uma informação que ninguém tinha sintetizado até então: o mercado de nicho seria o futuro da comunicação. Isto é: com a chegada da internet, as pessoas têm acesso a todo tipo de informação e não só aos grandes sucessos.

Dessa forma, há muito mais espaço para especificidade e é preciso explorar as mudanças que o digital trouxe de forma inteligente. É um livro imperdível para quem quer se posicionar e já se tornou um clássico para os comunicadores. Vale muito a pena ler!

2 – Marketing de conteúdo: a moeda do século XXI

Escrito por um grande marketeiro brasileiro, Rafael Rez traz, neste livro, grandes dicas para se adaptar às mudanças de comportamento das pessoas após o surgimento da internet.

Outro ponto é que a leitura incrível para ajudar a ligar os pontos do passado e do presente para, assim, construir um futuro consistente com o marketing digital.

E o mais interessante é que o autor traz diversos formatos de marketing de conteúdo para mostrar que tempo e atenção são as grandes moedas da atualidade!

3 – Transformando palavras em dinheiro

Ícaro de Carvalho é um nome que vem ganhando cada vez mais espaço no marketing digital brasileiro. Ele lançou este livro que, em resumo, traz 42 lições que ninguém ensina sobre copywriting e marketing digital.

Ele traz grandes aprendizados que teve ao longo de sua carreira, ensinando o leitor a enxergar a comunicação com os olhos do receptor e qual é a melhor forma de chamar a atenção das pessoas. São lições práticas, valiosas e aplicáveis: não tem como ser melhor!

4 – Nocaute

Se você trabalha com marketing e ainda não conhece Gary Vaynerchuk, corra para conferir um pouco do seu trabalho! Conhecido pela sua personalidade forte, ele é o dono da VaynerMedia e acumula milhões de seguidores nas redes sociais.

No livro Nocaute, ele ensina como contar sua história no disputado ringue das redes sociais. O livro traz dezenas de cases de sucesso analisados minuciosamente, desde a estratégia, até o storytelling utilizado. É uma preciosidade ter, em mãos, a visão de um grande especialista!

5 – The Boron Letters

Gary C. Halbert ficou conhecido como o copywriter de algumas das campanhas de marketing direto que mais fizeram sucesso na história. Na sua época, o marketing de conteúdo ainda acontecia através de cartas, mas seus ensinamentos são atemporais.

O livro “The Boron Letters” é, na verdade, um conjunto de cartas que Gary enviou para seu filho. Elas foram compiladas por conta das infinitas lições sobre marketing e copywriting que o especialista trouxe.

É um livro pouco conhecido no Brasil e quase impossível de achar em português, mas vale a pena ler!

E então, qual dos livros de marketing de conteúdo você ficou com mais vontade de ler?