Você sabe o que é lead no marketing? 

Recentemente, em um artigo sobre escrita persuasiva aqui no Blog de Marca, comentei sobre meu background no jornalismo, a transição para o marketing de conteúdo e minha mudança de mindset sobre regras e impessoalidade no texto.

Se você ainda não leu o conteúdo, sugiro que aproveite para conferir agora. Eu listei algumas técnicas que podem te ajudar a atingir objetivos e convencer pessoas através da escrita.

Pois bem, e o que isso tem a ver com o assunto de hoje? 

Enquanto eu elaborava as diferenças entre redação jornalística e escrita persuasiva/copywriting, lembrei de outro ponto que pode gerar confusão para quem transita de uma área para outra: o conceito de lead.

O que é lead no jornalismo?

Lead, no jornalismo, é a abertura da notícia — ou seja, as primeiras duas ou três frases do texto. Consequentemente, o trecho que deve trazer as informações mais importantes.

De acordo com este manual de redação do jornal Estadão, “(o lead) precisa sempre responder às questões fundamentais do jornalismo: o quê, quem, quando, onde, como e por quê”. 

Veja um exemplo de lead jornalístico que responde às clássicas seis perguntas nesta notícia extraída do portal G1:

“O médico sanitarista e professor Hesio de Albuquerque Cordeiro morreu no domingo (8), aos 78 anos, no Rio de Janeiro, em função de uma doença degenerativa. Com carreira dedicada à saúde pública, Hesio foi um dos formuladores da proposta de criação de um “sistema universal de saúde” no Brasil e ajudou a fundar o SUS.”

Perceba que uma das premissas do lead no jornalismo é que o texto seja objetivo, direto e atrativo para o leitor, sem palavras ou termos difíceis de entender.

O que é lead no marketing?

Por outro lado, o lead no marketing é um conceito completamente diferente. Aqui, o lead é um “cliente em potencial”.

O que isso quer dizer? O cliente em potencial é um indivíduo que demonstrou interesse em um produto ou serviço ofertado por uma empresa.

Como a empresa sabe disso? Porque o indivíduo (o lead) fornece seus dados, como nome, telefone e e-mail, através de um formulário ou cadastro na internet, para ter acesso a determinado material rico.

A partir daí, o lead autoriza a empresa contatá-lo novamente no futuro com outros conteúdos e/ou ofertas, podendo gerar uma venda, a assinatura de um serviço e outros tipos de conversão.

Exemplificando

Quer um exemplo para ficar mais claro? Digamos que você encontrou um e-book gratuito sobre como cuidar da contabilidade da sua empresa. Então, você preenche o formulário para baixar o material e entra para a base de dados da empresa. 

Depois, a empresa passa a lhe enviar conteúdos relacionados ao assunto de interesse (por exemplo, um guia de contabilidade para pequenos negócios, dicas de finanças, empreendedorismo etc.), nutrindo um relacionamento até que você esteja pronto para converter.

No fim, há muitas chances de você deixar de ser apenas “lead” da empresa para se tornar um cliente efetivamente. Ao comprar um curso, um material pago ou mesmo uma consultoria para melhorar o seu negócio. 

Percebe que a abordagem da empresa é mais natural, e o contato menos invasivo? Afinal, foi o lead quem demonstrou interesse inicial no produto ou no serviço. Esta é a premissa do inbound marketing (ou marketing de atração).

Deu para entender o que é lead no marketing? Se você tem interesse em ler uma explicação mais detalhada, o blog da Mateada publicou já um artigo super completo sobre o assunto, que ensina também como gerar lead qualificados através de estratégias de marketing digital. Clique no link acima e confira!

Considerações finais

Viu por que às vezes pode rolar uma confusão entre os profissionais da comunicação quando debatemos o que é lead

Embora o termo seja exatamente o mesmo, o conceito transita entre regras e estrutura da redação jornalística para um campo completamente diferente, que diz respeito ao funil de vendas e à jornada de compra do cliente.

Portanto, agora que você já sabe o que é lead no marketing, pode dar um passo adiante e explorar mais assuntos dentro da área!

Enfim, para aprofundar seus estudos, veja como aumentar a geração de leads com e-books e materiais ricos neste artigo aqui no Blog de Marca.