Os gerenciadores de redes sociais já podem comemorar: a nova atualização do Hootsuite agora também integra o Instagram — além do Twitter, Facebook e LinkedIn, ferramentas que já faziam parte do recurso. Poder agendar e programar posts nessa rede social vinha sendo pedido por diversos usuários da plataforma, que já podem agradecer e começar a curtir a praticidade desse novo recurso.
Para quem já está familiarizado com a ferramenta, basta acessar a conta no Hootsuite, clicar em “Redes Sociais” e depois em “Adicionar Rede Social”. Vários ícones irão aparecer, entre eles, o do Instagram.
Você precisará fazer login na sua conta, e a partir daí, o processo de agendar posts fica praticamente o mesmo. Talvez a única grande diferença entre o gerenciamento de outras redes sociais e do Instagram seja o fato de que essa última rede exija que você publique “manualmente.”
Agendar post no Instagram no Hootsuite
Ao contrário do que acontece no agendamento de outras redes sociais — em que você agenda e o Hootsuite vai lá e publica sozinho —, nos posts agendados para o Instagram você irá receber uma notificação no horário do agendamento, avisando que você tem uma publicação a ser feita.
Quando você clicar, o post irá abrir no Hootsuite, com a foto e legenda a serem publicadas. Aí basta clicar em “Abrir no Instagram”, escolher o filtro que você quiser, colar a legenda e pronto.
O pessoal do Hootsuite disponibilizou um passo a passo de como agendar um post no Instagram.
Recursos do Hootsuite
Assim como para o resto das redes sociais que podem ser gerenciadas pelo Hootsuite, agendar posts e fazer o acompanhamento do Instagram também pode ser feito pelo aplicativo mobile ou pelo Desktop – ou seja, pelo navegador do seu computador mesmo, o que possibilita que você use imagens dele mesmo.
Outras contas podem ser adicionadas, além de compartilhar o gerenciamento com outras pessoas.
Ainda melhor do que agendar, talvez o monitoramento – mais prático e fácil – e engajamento no Instagram seja o ponto mais interessante oferecido pelo Hootsuite. A ferramenta permite que você fique atento a certas hashtags e localizações, o que te ajuda a monitorar quem está falando e apoiando a sua maca ou serviço.
À partir daí, basta usar as habilidades de social media e interagir com a galera, aumentando a popularidade da sua marca.
O Hootsuite também disponibilizou um vídeo mostrando todas os recursos que podem ser explorados com a plataforma.

Redator da Mateada e especialista em Marketing Digital, formado em Publicidade e Propaganda pela Unisinos e autor do e-book Marketing de Conteúdo do zero ao topo, sucesso de vendas no Hotmart.