Você começou a produzir conteúdo para o seu blog, redigiu o texto perfeito, está ansioso para gerar muitos leads com ele e, ao final do processo, pergunta-se quais imagens para blog utilizar??
Então talvez seja uma boa ideia pensar em pagar uma licença para bancos de imagem, embora também haja a possibilidade de utilizar algumas plataformas gratuitas.
Vamos apresentar neste post uma lista de bancos de imagem para que você possa escolher a opção mais apropriada para o seu caso. Nela, há opções pagas e gratuitas. Acompanhe!
1. Free Images
O site Free Images tem diversos tipos de imagens gratuitas que podem ser utilizadas para fins comerciais, artísticos ou recreativos. Elas estão separadas por diversas categorias, dentre elas:
- arquitetura;
- artes e design;
- automotivo;
- negócios e finanças;
- educação;
- moda e beleza;
- flores e árvores;
- bebida e comida;
- saúde e medicina;
- festas e festivais;
- decoração;
- paisagens e natureza;
- pessoas e família;
- religião;
- ciência e tecnologia;
- esportes e fitness.
Para baixar uma imagem, basta se cadastrar no site. Depois disso, é só começar a usar. Apenas não é permitido utilizar as produções em logotipos ou redistribuí-las.
2. Pixabay
Neste site, você também encontra um grande número de imagens grátis. São fotos, vetoriais, ilustrações e até vídeos. Você pode filtrar por:
- orientação vertical ou horizontal;
- categorias;
- tamanhos;
- cores predominantes.
É possível utilizar as produções para fins comerciais sem atribuir créditos ao site ou ao autor original, mas é interessante adicionar um link que direcione o visitante à plataforma.
3. Dreamstime
No Dreamstime, você pode encontrar ilustrações gratuitas, que podem solicitar licenças ou atribuições para serem utilizadas. Lá você encontra imagens vetoriais, fotos, áudios e vídeos. Além disso, também pode filtrar a pesquisa pelo tipo de licença (gratuita, domínio público e imagens pagas).
4. Shutterstock
O Shutterstock é um dos bancos mais famosos que existem. Entretanto, ele não é gratuito. Em vez de comprar imagens isoladas, como acontece em alguns outros bancos, você pode escolher um plano de assinatura mensal, anual ou pacote pré-pago.
Você pode baixar de 10 a 750 imagens por mês, dependendo da sua assinatura. Ao escolher a modalidade anual, a cobrança é feita por mês, e os preços variam entre US$29,00 e US$199,00.
5. Freepik
O Freepik é um banco de imagens para blogs que disponibiliza fotos, ilustrações, vetores e até arquivos em psd (photoshop) para editar, quase todos de forma gratuita, mas é preciso atribuir créditos ao autor original do material.
Para ter acesso a todas os trabalhos sem precisar citar o nome dos autores, há a possibilidade de adquirir a versão premium, que custa $9,99 ao mês em um plano mensal e $7,50 mensais no pacote anual.
Lembre-se de que o Google dá preferência a conteúdos relevantes e pertinentes. Assim, busque as produções que mais se ajustam ao seu tipo de trabalho.
É importante ter em mente que, caso você esteja começando a produzir conteúdo agora, pode elaborar as suas próprias imagens para blog tirando fotos dos seus produtos, por exemplo, ou de cenários e de objetos que tenham a ver com os temas com os quais você trabalha.
Quer saber mais sobre marketing digital e produção de conteúdo? Então siga a gente nas redes sociais!

Redator da Mateada e especialista em Marketing Digital, formado em Publicidade e Propaganda pela Unisinos e autor do e-book Marketing de Conteúdo do zero ao topo, sucesso de vendas no Hotmart.