Escrever bem não é um talento nato. Na verdade, é uma habilidade que qualquer pessoa pode adquirir.

Normalmente, encontramos três fatores comuns entre bons escritores: paixão pela escrita, uma grande bagagem de leitura e muita prática.

Este último ponto é importante porque é com a prática que se adquire agilidade na escrita e que se aprende alguns truques que elevam o texto a outro nível.

Mas você pode cortar uma parte do caminho usando nossos hacks para escrever melhor!

Pensando em te ajudar na jornada de criação de conteúdo para blog, compartilhamos no artigo de hoje 5 dicas de ouro que vão fazer uma enorme diferença na sua escrita. Acompanhe!

1 – Crie uma estrutura de tópicos

Montar um esboço do seu texto antes de começar a escrever de fato ajuda muito a seguir um fluxo e enfrentar o temido bloqueio criativo.

Isso porque, ao começar pela estrutura, você sai da inércia inicial e consegue organizar melhor os pensamentos para colocar o conteúdo no papel.

Tendo os tópicos delimitados, é só ir “preenchendo” o texto até completar a mensagem que você deseja passar. Simples, né?

Lembrando que a estrutura em tópicos também ajuda na fluidez da leitura e na otimização do conteúdo para os motores de busca.

2 – Use frases curtas

Objetividade é uma das dicas de ouro para escrever melhor. Afinal, ninguém gosta de enrolação, certo?

Isso quer dizer que você deve se esforçar para criar frases e parágrafos curtos, sintetizando suas ideias da melhor forma que conseguir.

E será que existe alguma regra para o tamanho de frases em blogposts? Confira aqui no Blog de Marca clicando no link acima!

3 – Prefira ordem direta e voz ativa

Usar ordem direta e a voz ativa facilita a compreensão da mensagem.

Um exemplo: “João colocou a casa à venda” está na voz ativa. Se eu digo que “a casa foi posta à venda por João”, a frase agora está na voz passiva.

O sentido da sentença é o mesmo, mas a segunda versão fica mais formal e também mais confusa, concorda?

Outro exemplo: “João colocou a casa à venda na segunda-feira”. Aqui, a frase está na ordem direta, e a mensagem é fluida e clara.

Agora, observe a mesma sentença na ordem indireta: “Na segunda-feira, João colocou a casa à venda”. Percebe que a leitura parece mais truncada?

4 – Não use palavras difíceis

Às vezes, usar palavras difíceis dá a sensação de inteligência.

Mas lembre-se de que você não está escrevendo para si mesmo. Ao menos se você é escritor de blog e quer atingir bons resultados com seu trabalho.

Então, utilizar um vocabulário muito rebuscado ou formal pode ser um tiro no pé. Sua audiência vai acabar fugindo dos seus textos simplesmente porque não consegue entendê-los direito.

Então, simplifique o máximo que puder. Se for preciso, recorra ao dicionário de sinônimos para falar a mesma coisa de outra maneira.

5 – Revise e reescreva

Seguiu todas as dicas acima? Calma que seu texto ainda não está pronto!

Antes de dar por concluído, revise-o atentamente. Um dos truques para escrever melhor é não deixar passar erros de ortografia nem vírgulas mal posicionadas.

Não tenha preguiça de reescrever frases ou parágrafos que não foram bem construídos. Essa é a hora de refinar seu trabalho!

Se for possível, também é bacana pedir para outra pessoa revisar e trazer um novo olhar sobre o conteúdo.

Às vezes, o escritor fica com o “olhar viciado” e não percebe falhas bobas que podem prejudicar a qualidade do texto.

Lembre-se que a tecnologia está aí para te ajudar. Então, não abra mão das ferramentas de correção textual para identificar erros e identificar facilmente algumas melhorias nos seus textos.

E você, já está praticando bastante para escrever cada vez melhor? 🙂