A produtividade é uma capacidade que interessa bastante aos gestores e, claro, aos próprios profissionais. Isso porque é extremamente importante conseguir desenvolver o máximo de tarefas e sempre com bastante qualidade. É justamente isso que resume a produtividade: conseguir desenvolver um bom número de atividades e manter todas elas em parâmetros aceitáveis. Pode ser que nem todo mundo imagine, mas existe um glossário de produtividade e é válido saber mais sobre ele. Afinal, assim é possível aplicar esses termos no dia a dia profissional e compreender mais desse conceito.
O que é um glossário de produtividade?
Existem algumas dúvidas relacionadas ao que é um glossário, já que essa é uma palavra que nem todo mundo conhece. Entretanto, não é difícil entender qual é o conceito de glossário: é apenas o termo e o seu significado. Quando se fala assim, é claro que a principal semelhança que se vê é com o dicionário. Este também é um compilado de vários termos e dos seus respectivos significados.
Entretanto, o glossário é um pouco diferente: ele tende a ser focado apenas em um segmento. É por isso que, além do glossário de produtividade, as pessoas costumam ver o glossário de marketing digital, glossário de liderança, glossário de RH, etc.
Por que estudar sobre produtividade?
Nem todo mundo dá à produtividade a devida importância e esse é um grande erro quando se fala da vida profissional. Isso porque quanto mais produtivo é um trabalhador, mais bem visto ele é dentre os seus líderes. No entanto, a vida pessoal mesmo acaba sendo beneficiada quando se sabe como ser produtivo.
Afinal, quem é que nunca ficou angustiado por ter a sensação de que tem muitas coisas para fazer e parece que nada é destrinchado? É justamente por isso que estar mais ciente sobre os termos do glossário de produtividade é muito importante para os trabalhadores e para os gestores.
Por que é importante conhecer os termos relacionados ao glossário de produtividade?
Da mesma forma que é de extrema importância aprender como ser mais produtivo, também é importante aprender mais sobre os termos relacionados ao glossário de produtividade. Sempre que se fala de uma atividade profissional, é indispensável que as pessoas entendam a teoria também e isso inclui conhecer com profundidade o seu vocabulário próprio.
Por isso, tanto os gestores que querem cobrar maior produtividade dos seus colaboradores quanto os profissionais que querem ser mais produtivos precisam descobrir os termos referentes aos assuntos do glossário de produtividade.
Onde aprender palavras e termos sobre o glossário de produtividade?
Muitas pessoas, apesar de terem o desejo de aprender novos termos, acabam tendo dificuldade em fazer isso porque não sabem onde podem procurá-los. É por causa disso que vale muito a pena conhecer algumas fontes onde se pode aprender vocabulários referentes ao glossário de produtividade. A seguir, algumas fontes de informações:
1. Blog especializado
O setor corporativo costuma ter diversos blogs especializados e muitos deles têm a ver com aos conceitos do glossário de produtividade. Mesmo que eles não sejam especificamente sobre essa temática, é claro que eles abordam esse assunto.
2. Cursos online
Existem cursos que são voltados especificamente a aprender como ser produtivo. O grande diferencial é que esses tipos de cursos não demandam muita estrutura para serem feitos, bastando conexão de Internet.
3. Livros
Os livros a respeito de produtividade também são ótimas fontes para quem deseja se informar mais sobre aos termos do glossário de produtividade. Uma das opções é A Arte de Fazer Acontecer, que foi escrito por David Allen.
4. Pesquisa online
Não há dúvida de que a internet é uma das grandes amigas de quem deseja aprender mais sobre os termos relacionados ao glossário de produtividade. É só se informar um pouco mais usando o buscador de Internet.
5. Redes sociais
Circulando um pouco pelas redes sociais, é possível verificar grupos que tratam de produtividade, onde são divulgadas dicas para ser mais produtivo e, certamente, sobre os termos técnicos tratados no glossário de produtividade.
Glossário de produtividade
- Aperfeiçoamento: significa sempre melhorar a sua forma de trabalhar, o que é de extrema importância para que se consiga ser produtivo. Afinal, a produtividade está ligada a processos mais eficazes.
- Atenção: a atenção aos processos é indispensável para que a produtividade possa ser alcançada.
- Automação de processos: significa o uso da tecnologia para que determinadas tarefas sejam mais rápidas e sem demandar a atenção dos profissionais. Com a automação de processos, o profissional consegue ser mais produtivo porque pode focar em tarefas diferentes.
- Capital humano: diz respeito a todos os conhecimentos que os funcionários de uma empresa possuem, bem como as suas capacidades.
- Concentração: é bem similar à atenção. Significa não deixar que o foco do seu raciocínio seja mudado para outras atividades que não seja aquela realizada.
- Counselling: é um serviço de aconselhamento do qual muitos profissionais se beneficiam, principalmente quando eles precisam de uma orientação sobre como melhorar em sua carreira.
- Cultura organizacional: diz respeito às coisas que a empresa valoriza, como um todo. Vale destacar que se encaixar nos valores que a empresa tem é sempre fundamental e, em muitas, a produtividade é uma das coisas procuradas.
- Deadline: significa o prazo que o trabalhador tem para que determinada tarefa seja finalizada. Quando se tem maior produtividade, a ideia é que esse deadline não seja estourado.
- Delegar: quer dizer deixar que outra pessoa também tome parte nas tarefas. Isso porque muitas pessoas deixam de ser produtivas pelo fato de assumirem muito mais tarefas do que seria possível fazer. Portanto, é primordial delegar.
- Descanso: pessoas que estão cansadas não conseguem ser produtivas. Afinal, quem está cansado em excesso nem mesmo consegue se concentrar e não tem energia para que as suas tarefas sejam realizadas.
- E-recruitment: modalidade pela qual os profissionais são escolhidos virtualmente, com todas as etapas da seleção sendo online. Normalmente, trata-se de uma combinação de testes e de chamada de vídeo.
- Economia: com a produtividade, é possível administrar melhor diversos recursos, tanto financeiros quanto de materiais, por exemplo. A produtividade, portanto, acaba gerando economia.
- Enterprise Resource Planning ou ERP: esse é um sistema eletrônico que tem a finalidade de organizar diversas informações empresariais. Com essas informações estando devidamente catalogadas, o profissional perde menos tempo e pode ser mais produtivo.
- Estratégia: significa organizar de forma inteligente como cada tarefa terá de ser feita. Com estratégia, fica mais fácil determinar a ordem das atividades a serem feitas de maneira a ser mais eficiente.
- Feedback: é a devolutiva que os gestores dão aos profissionais com relação à sua produtividade. Aliás, dependendo de qual seja o feedback, ele pode até mesmo ajudar o colaborador a ser mais produtivo
- Fine tuning: prática de rever processos dentro do segmento para que eles fiquem otimizados.
- Foco: não tirar a sua atenção da realização de uma atividade, mesmo que haja coisas bastante interessantes para se fazer. Focar na atividade permite que o resultado seja mais produtividade.
- Forecast: essa é a previsão de quando determinada tarefa será finalizada. Tem certa proximidade com o deadline com relação ao significado. Contudo, o forecast é mais maleável que o deadline.
- Gestão de tempo: quer dizer saber bem como administrar o tempo que se tem para fazer as atividades. No caso da gestão, o ideal é que se saiba quais são as tarefas a fazer e quanto tempo existe disponível.
- Gerenciamento de tarefas: significa manter sempre as tarefas organizadas, ou seja, com algum tipo de identificação para as tarefas que já foram realizadas, para as que são mais urgentes, etc.
- Housekeeping: método que tem a finalidade de fazer com que os funcionários alcancem maior produtividade e que ela seja mantida.
- Humanização: esse é um termo que os gestores que buscam produtividade nos seus funcionários precisam conhecer. Significa ter a consciência de que nem sempre as pessoas são produtivas porque elas podem estar com qualquer problema, doentes, etc.
- Indicador de desempenho: tem a finalidade de ajudar o trabalhador a perceber se ele está sendo produtivo ou não. As empresas podem escolher diferentes indicadores de desempenho.
- Inteligência competitiva: significa entender um pouco mais sobre a concorrência, avaliar bem quais são os pontos fortes dos concorrentes, inclusive dentro do mesmo departamento.
- Inteligência emocional: quer dizer a habilidade de conseguir administrar as próprias emoções, sem permitir que elas sejam um entrave. Geralmente, as pessoas que têm inteligência emocional conseguem ser mais produtivas porque não reduzem seu ritmo devido às suas chateações.
- Kaizen: método que ajuda a se aprimorar de maneira contínua como profissional, o que tem grande importância para que se consiga maior produtividade.
- Know-how: conhecimento que o profissional tem acumulado e que ajuda bastante a trabalhar de forma mais produtiva, além de ter resultados muito mais expressivos.
- Learning Organization: quer dizer organização que aprende e, de fato, quanto mais os colaboradores se aperfeiçoam, mais condições eles têm de ser produtivos.
- Mailing: é uma espécie de registro de todos os contatos que a empresa tem com os seus clientes, ou seja, e-mail, telefone e qualquer outra modalidade. Com isso, fica mais fácil encontrá-los.
- Melhoria contínua: é o processo pelo qual os funcionários seguem aprendendo e otimizando o seu trabalho. Muitas vezes, essa melhora pode ser por meio de cursos.
- Mentoring: é o processo de mentoria que costuma ajudar bastante quem deseja ser mais produtivo. Hoje em dia, as pessoas costumam fazer até mesmo mentoria online.
- Meritocracia: é o sistema pelo qual a empresa recompensa os funcionários de acordo justamente com a sua produtividade e com os resultados que eles conseguem entregar.
- Networking: significa a rede de contatos que os profissionais criam e que podem ajudá-los. Com um bom networking, por exemplo, é possível receber dicas de produtividade, conseguir uma recolocação, etc.
- Óbice: o óbice diz respeito ao empecilho para que determinada tarefa seja feita. É importantíssimo que as pessoas que querem ser mais produtivas consigam identificar mais facilmente o óbice.
- Otimização do tempo: quer dizer usar o tempo de forma mais inteligente o possível, aproveitando o máximo dele para a realização das tarefas.
- Outsourcing: essa é uma técnica pela qual a empresa terceiriza algumas funções. Isso é muito recomendado até mesmo para que os profissionais não fiquem sobrecarregados.
- Planejamento: quer dizer estabelecer o que deve ser feito naquele dia, quais são os materiais necessários e o prazo que tudo seja realizado.
- Plano de ação: significa o que o funcionário pode fazer para que determinada tarefa seja realizada. De forma geral, o plano de ação tende a ser algo bastante pontual, focado em apenas uma situação.
- Performance: significa os resultados que o profissional consegue entregar e, quanto melhor for a performance desse trabalhador, mais produtivo ele é.
- Rapport: relacionamento que é fundamental para que todos os gestores até mesmo incentivem a produtividade dos colaboradores. Trata-se de um relacionamento que tem a empatia como o seu foco.
- Recursos Humanos: é o departamento da empresa que tende a acompanhar os resultados dos funcionários, além de cuidar dos seus treinamentos, dos seus pagamentos e outros.
- Resiliência: é a habilidade que o trabalhador tem de se reinventar devido a mudanças, como automatizações, mudança de funções, atualização de ferramentas, etc.
- Sinergia: diz respeito à colaboração que os colegas têm entre si e que estes têm com os gestores. Tudo isso gera condições melhores para quem trabalha no local e isso facilita a produtividade.
- Stand-by: significa “em espera”. Para que haja maior produtividade, o ideal é que se tenha o mínimo possível de stand-by.
- Target: é o alvo que o funcionário ou a equipe inteira tem de atingir por meio do seu trabalho e é indispensável que o target sempre seja lembrado.
- Team Building: significa construção do time, ou seja, capacidade que as pessoas têm de trabalhar em equipe. Sem dúvida, é um fator decisivo para que se consiga ser mais produtivo.
- Turnover: quer dizer rotatividade de colaboradores, ou seja, o ritmo no qual os funcionários são demitidos ou admitidos. De forma geral, a produtividade da equipe consegue reduzir a necessidade de demissão e, é claro, o turnover.
- Workaholic: quer dizer a pessoa viciada em trabalho. É importante que as pessoas preocupadas com a produtividade fiquem atentas para não se tornar workaholic.
- Workshop: é um evento que a empresa tende a fazer para qualificar os seus funcionários. Normalmente, os workshops duram alguns dias e oferecem aprendizado prático.
Aprendeu alguns conceitos com nosso glossário de produtividade?
Já conhecia os termos tratados no nosso glossário de produtividade? Está tentando ser mais produtivo no trabalho ou na vida? Continue conferindo nossos artigos sobre o tema e compartilhe com amigos e colegas!

Formada em Letras, redatora, professora e apaixonada por escrita e por tudo o que uma boa comunicação pode proporcionar ao mundo.