A gestão é um dos segmentos mais importantes no meio empresarial, sendo indispensável para que uma empresa funcione em harmonia. Afinal, qualquer negócio que não for bem gerido tem grandes chances de se transformar em ruínas e é por isso que contar com bons gestores é fundamental.
A grande questão é que, para ser um bom gestor, é muito importante conhecer os termos mais relevantes para este departamento. A fim de ajudar, compilamos alguns dos principais termos da área em um glossário de Gestão. Veja a seguir!
Sumário
O que é o glossário de gestão?
Nem todo mundo se lembra de cara do que se trata um glossário, mas é possível entender mais facilmente quando se fala em dicionário. Na realidade, esse glossário de gestão vai funcionar justamente como um dicionário: são diversos termos que estão acompanhados da sua respectiva explicação, tudo de modo sucinto.
A ideia do glossário é ser uma referência para quando alguém quiser saber do que se trata determinado termo. Inclusive, os glossários podem até ser mais aprofundados, sendo instrumentos primordiais no aprendizado de quem deseja aprender sobre gestão.
Por que estudar gestão?
A gestão é um segmento que tem aberto mais espaço no mundo corporativo e isso por si só já funciona como uma grande razão para estudar essa área. Além disso, chama a atenção o fato de haver vários tipos de gestão, como gestão escolar, gestão administrativa, gestão de Recursos Humanos, gestão financeira, etc.
De forma geral, aprender sobre gestão ajuda as pessoas a conseguir administrar mais seu cotidiano, sua equipe, seu tempo, etc. No entanto, só dá para aproveitar todos os conhecimentos associados à gestão quando se tem um conhecimento razoável dos seus principais termos.
Por que é importante conhecer os termos do glossário de gestão?
Para que uma gestão seja feita com eficiência, é indispensável que se domine o máximo possível os termos usados nas tarefas. Além disso, conhecer os termos relacionados à gestão ajuda os candidatos a emprego também, pois estes precisam demonstrar que estão familiarizados ao máximo com o setor.
Desempenhar qualquer trabalho sem que as palavras básicas para ele sejam conhecidas é difícil e é por isso que vale a pena entender esse glossário de gestão e usar seus ensinamentos.
Onde aprender palavras e termos de gestão?
Considerando que conhecer os termos do glossário de gestão é indispensável para esses profissionais, é claro que saber de alguns lugares para encontrá-los ajuda bastante na administração de equipes, de projetos e muito mais. A seguir, algumas sugestões de onde encontrar esses termos:
1. Livros
Obras como “O gestor eficaz” são incríveis para mostrar às pessoas como é que se consegue resultados quando se está administrando algo. Além disso, trazem diferentes termos do segmento.
2. Cursos online
Justamente pelo fato de a gestão estar bem mais disseminada é que os cursos online não podem ser desperdiçados. Há cursos com diversas opções de gestão: escolar, financeira, administrativa e muitas outras, sempre com a possibilidade de assistir aulas virtualmente.
3. Pesquisa online
Quem nunca usou o buscador da Internet para saber algo? Para quem precisa aprender sobre os termos do glossário de gestão, fazer uma pesquisa rápida na rede pode ser a principal solução.
4. Blogs especializados
Também existem diversos blogs nos quais se pode aprender sobre processos de gestão. Sem dúvida, isso inclui os seus principais termos.
5. Redes sociais
As redes sociais não são apenas para se descansar e se divertir: elas podem ter diversas páginas instrutivas, como as que ensinam sobre os vários tipos de gestão. Com elas, as pessoas podem ficar mais familiarizadas com os significados dos seus principais termos.
Glossário de Gestão
- Agente de desenvolvimento organizacional: profissional especializado em ajudar os colaboradores a desenvolver suas capacidades e gerenciar comportamentos de forma que a empresa seja beneficiada;
- Alinhamento estratégico: significa colocar todos os departamentos da empresa para atuar com vistas a alcançar um mesmo objetivo;
- Atividade: parte integrante do projeto que esteja sendo elaborado;
- Avaliação 360 graus: método de avaliação no qual colegas, superiores e clientes dão feedback a respeito do trabalho de um profissional;
- BPM: significa Business Process Management e quer dizer Gestão de Processos, ou seja, a forma como a empresa organiza todas as etapas de algum projeto;
- Benchmarking: processo no qual a empresa destaca aquelas que são os seus maiores espelhos no segmento e avalia se os seus resultados estão em consonância com o desses modelos;
- Budget: é a quantia que se tem disponível para determinado projeto;
- Ciclo PDCA: diz respeito às etapas necessárias para que um projeto seja desenvolvido, incluindo planejar, realizar, verificar e corrigir;
- Coaching: serviço que tem como finalidade dar à empresa orientações com relação a como gerenciar os seus projetos;
- Cultura organizacional: é a junção de todos os valores que determinam a forma como essa empresa funciona, além das suas crenças e das coisas que ela apoia;
- Deadline: significa o prazo que uma empresa tem para que determinado projeto seja finalizado e encaminhado ao seu cliente;
- Design Thinking: técnica por meio da qual a empresa elege um grupo de interesse e determina algumas possíveis soluções e novos produtos pensando especificamente neles;
- Diagrama de Ishikawa: essa é uma ferramenta que ajuda os gestores a identificar o que está causando os entraves dentro de um projeto e, por consequência, solucioná-los com mais eficácia;
- Empowerment: processo pelo qual a empresa dá aos seus funcionários responsabilidades adicionais com o objetivo de empoderá-los e de dar a eles a chance de mostrar ainda mais o seu valor;
- Empresabilidade: conjunto de medidas que fazem com que determinada corporação chame a atenção de clientes, de profissionais que queiram desenvolver sua carreira e de outras empresas interessadas em parcerias;
- ERP: significa Enterprise Resourcing Planning e quer dizer a adoção de um sistema único para os departamentos da empresa, prezando a integração de informações;
- Fluxo: ordem na qual as atividades dos projetos deve ser desempenhadas;
- Fluxograma: organização de todas as tarefas que integram um projeto, bem como indicações de quem deve realizá-las;
- Funding: diz respeito ao investimento que se pode fazer no projeto em questão. Esse investimento pode vir de um patrocinador, de um aporte por parte do próprio cliente, etc;
- Growth path: métrica que mostra o quanto uma empresa, projeto ou até colaborador tem crescido;
- Gestão de processos: é o processo de acompanhar o andamento das atividades de um projeto, verificando seus possíveis problemas, cumprimento de prazo e estipulando alternativas para possibilitar sua conclusão;
- Headcount: quantidade de profissionais que estão envolvidos em determinado projeto ou até em um departamento inteiro;
- Housekeeping: método que tem o objetivo de fazer com que se tenha maior produtividade e, mais do que isso, impedir que ela tenha nova baixa;
- Indicador de desempenho: métrica que serve para mostrar o que a empresa já alcançou em determinado período e também determinar o que deve ser modificado;
- Inteligência empresarial: capacidade de verificar o mercado e as novas informações e aplicar tudo isso na evolução da empresa, na melhoria de um produto, no alcance de novos clientes, etc;
- Job rotation: processo pelo qual os funcionários vão variando as suas funções com o objetivo de que eles tenham uma gama maior de experiência e cresçam;
- Just-in-time knowledge: itens que ajudam a usar conhecimento de forma mais prática e com uma otimização de tempo. Um bom exemplo é a educação online;
- Kanban: esse é um método que tem como finalidade mostrar onde os processos da empresa estão mais lentos e enfrentando mais problemas, os famosos “gargalos”;
- Key user: profissional considerado especialista em determinada ferramenta necessária para o projeto;
- Lead time: tempo total necessário para que uma tarefa seja concluída. Para que o andamento da empresa seja melhor, o ideal é que esse lead time seja sempre otimizado;
- Lean: método comum na área de gestão e que tem a finalidade de reduzir desperdícios de recursos. Para isso, é determinado especificamente o que cada tarefa vai demandar para que seja disponibilizado;
- Learning Organization: quer dizer organização que aprende, ou seja, é um processo no qual todos os conhecimentos são apresentados tanto aos líderes quanto aos colaboradores. Com isso, todos têm maior crescimento profissional e isso reflete na empresa;
- Mapeamento de processos: o mapeamento significa o registro de todas as etapas envolvidas em um projeto a fim de acompanhar seu andamento;
- Melhoria contínua: processo pelo qual a área de gestão identifica coisas que podem ser otimizadas no seu trabalho e providencia a sua realização. Deve ser contínua a fim de que a empresa esteja sempre alcançando melhores patamares;
- Meritocracia: sistema pelo qual os colaboradores recebem vantagens ou até promoções promocionais com base nos resultados apresentados;
- Negócio escalável: é aquele que, mesmo sem a necessidade de grandes investimentos, tem potencial para alcançar um retorno financeiro bastante alto;
- Networking: processo no qual a empresa e os seus próprios funcionários criam conexões com outros do mercado
Ordem de serviço: documento que tem a finalidade de determinar o que o cliente deseja da empresa. Serve como uma prova de contratação; - One on One: é um tipo de reunião na qual apenas duas pessoas estão presentes e que tem a finalidade de resolver situações associadas aos projetos. Geralmente, esse é o momento no qual os funcionários recebem feedback;
- Plano de Marketing: são as etapas por meio das quais a empresa fará a sua publicidade ou a divulgação de seus serviços e produtos. Esse plano costuma determinar as mídias que serão usadas, os recursos, os prazos, etc;
- Política de Portas Abertas: sistema no qual os funcionários que tiverem problemas graves com os seus chefes-imediatos têm acesso facilitado à diretoria;
- Projeto: é o serviço que a empresa vai oferecer, sendo preciso que haja a discriminação de todas as suas principais características, como os possíveis materiais necessários;
- Qualidade Total: é o processo pelo qual os gestores tentam conscientizar os colaboradores a respeito de como todas as etapas devem ter a sua qualidade verificada;
- Recurso: o que será necessário para que determinado projeto seja realizado. Pode incluir materiais, pessoal capacitado, verba financeira, espaço e muito mais;
- Reengenharia: etapa pela qual a empresa muda a forma como o seu trabalho é desenvolvido. Pode envolver a corporação como um todo, um departamento ou apenas um projeto pontual;
- Responsabilidade social: conjunto de atividades que a empresa tem com a finalidade de fazer com que a comunidade que ela integra consiga evoluir, tenha suas demandas respondidas e se sinta valorizada;
- Resultado: é o produto já pronto, que será oferecido ao cliente. Esse resultado pode ser, por exemplo, a modernização da sua empresa, a entrega de um lote de itens encomendados, etc;
- Retorno sobre investimento: métrica que mostra à empresa o quanto foi investido em determinado projeto e o quanto ele vai gerar de ganhos, sendo importante que esse retorno sobre investimento seja sempre o mais alto possível;
- SCM: Supply Chain Management, ou seja, é o processo pelo qual a empresa gerencia quais são os seus fornecedores, tanto para o seu funcionamento como um todo quanto para um projeto;
- SLA: significa Service Level Agreement e é um documento no qual fica estipulado tudo o que a empresa vai fornecer ao cliente, por quanto tempo e quais são os valores cobrados;
- SWOT: técnica que permite acompanhar o quanto uma empresa está sendo competitiva em seu mercado. Para isso, é preciso que alguns elementos sejam verificados, como Oportunidade, Ameaça, Forças e Fraqueza;
- Teambuilding: significa espírito de equipe, ou seja, é a consciência que faz com que os colaboradores trabalhem juntos, em franca cooperação;
- Terceirização: forma de contratação na qual outra empresa fica responsável pela seleção do funcionário, bem como pelo seu treinamento e até pelo pagamento de parte dos seus direitos;
- Treinamento: etapa importante na gestão, sendo o ensinamento de novos processos e de novas técnicas ao pessoal envolvido;
- Venture: expressão usada no meio corporativo para se referir a capital de risco;
- Workflow: é o sistema no qual o projeto gerenciado flui, ou seja, quanto melhor for o workflow, mais rápido as etapas serão finalizadas;
- Year over year: é uma forma de avaliação do departamento ou da empresa que compara um intervalo de tempo em dois anos diferentes. Por exemplo: comparação entre os resultados do mês de junho em 2020 e em 2021.
Caso tenha gostado desse glossário de gestão, não deixe de salvar essa material para consultar sempre que precisar e compartilhar com amigos, colegas de estudos ou profissão que se interessem na área!

Formada em Letras, redatora, professora e apaixonada por escrita e por tudo o que uma boa comunicação pode proporcionar ao mundo.