Conheça 10 maneiras de ganhar dinheiro com blog

Por | Marketing

Mulher fazendo sinal de dinheiro

O blog é uma página pessoal ou profissional de produção de conteúdo para a internet. Atualmente, milhares de pessoas acompanham esse tipo de site, que se tornou um dos principais meios de comunicação.

Escrever sobre assuntos pertinentes às outras pessoas tem se tornado uma tarefa cada vez mais comum, e caso se tenha um retorno financeiro com isso, o processo é ainda melhor, não é mesmo?

Se você gosta de escrever, já tem um blog e precisa fazer uma renda extra, pode considerar ganhar dinheiro por meio de seus conteúdos, embora isso leve tempo, existem diversas maneiras de faturar de maneira online.

Neste artigo, vamos te apresentar 10 maneiras de ganhar dinheiro com o blog. Você não vai ficar de fora dessa oportunidade, né? Então, acompanhe a leitura.

O que é um blog?

Antes de mais nada, é importante conhecer de maneira ampla as funções de um blog.

Blog é um site informativo, conhecido por muitos como diário online, no qual os conteúdos são postados por datas, com destaque das publicações mais recentes. Essas postagens são chamadas de blog posts.

Ainda que cada blog tenha o seu layout, geralmente seguem uma mesma estrutura, com cabeçalho, barra de menu e pesquisa, parte dos conteúdos, barra lateral com links direcionados a outras redes sociais, ou conteúdos mais relevantes e rodapé com os dados da página.

A diferença entre um blog e um site de empresa é que os conteúdos são atualizados de maneira periódica, mantendo a ordem cronológica inversa. E por meio dessa organização, o público pode comentar e compartilhar as informações que encontram.

Além dos blogs pessoais, que se parecem com um diário online, ainda existem outros tipos, como:

  • Blog de negócios ou corporativo, que é criado por empresas com a finalidade de manter os clientes e parceiros atualizados;
  • Blog de nicho específico, nos quais são postados temas característicos como: moda, tecnologia, culinária, maternidade, marketing, entre outros;
  • Blog profissional que é uma junção do blog pessoal com o corporativo, normalmente promove um único profissional e o campo de atuação.

Como ganhar dinheiro com blog?

Antes de partirmos para as dicas, é importante esclarecer que para se obter sucesso nesse tipo de negócio é importante ter muita dedicação, isto é, a assiduidade é essencial.

Não adianta criar um blog e publicar tudo que vem à cabeça, sem pesquisar e planejar os conteúdos que serão relevantes para o seu público, ou seja, tudo que for publicado, precisa ser estudado.

Dito isto, para auxiliar você que pretende iniciar ou melhorar seus ganhos dentro desta área, preparamos uma lista com 10 maneiras para ganhar dinheiro com o blog.

1. Postagens patrocinadas

A primeira dica para faturar com o seu blog é investir em anúncios patrocinados, ou seja conteúdos que são pagos por meio de uma marca ou determinada pessoa.

O segredo para se dar bem com posts patrocinados é criar algo que trabalhe como anúncio, como o Facebook Ads, por exemplo, e impulsionar as vendas da marca em questão, evitando o tom impessoal e artificial.

Como seu blog deve fazer parte da sua identidade pessoal, é fundamental escolher com cuidado as marcas e pessoas com quem você irá trabalhar. É importante também que as pessoas escolhidas estejam dentro do nicho da página.

Outro fator importante é definir uma tabela de valores para os post patrocinados e demais serviços que você queira agregar ao blog. Você pode deixar essas informações juntamente aos seus dados de contato na seção própria do site.

2. Criação de loja virtual dentro do blog

A parte mais importante de se ter um blog é conquistar seguidores. Se a sua página já dispõe de um bom tráfego de pessoas vindas dos mecanismos de busca da internet ou das redes sociais, você já tem o principal: possíveis clientes.

Por esse motivo, além da criação do blog, você também tem a opção de criar uma loja virtual, e com isso pode vender por meio dela.

Atualmente uma forma de vender consiste em fazer dropshipping com o app DSers. Ele é uma ferramenta de negócio que não faz a exigência de um estoque físico, e também possui um baixo investimento inicial. Por essa razão, você pode testá-lo no seu blog sem grandes prejuízos.

Com essa plataforma você pode importar diversos produtos de forma gratuita e já começa a vender em menos de 30 minutos.

3. Marketing de afiliados

O marketing de afiliados é a maneira mais conhecida de faturar com seu blog. Diversas pessoas já apostam no programa de afiliados, que funciona da seguinte forma:

Um blogueiro ou blog de marca é aceito no programa de afiliados e então passa a compartilhar um determinado link nos conteúdos que postar, esse link dará descontos para quem utilizá-lo ao comprar uma marca original.

Sempre que uma pessoa realizar a compra por meio do link de afiliado, o blogueiro ganhará uma comissão, auxiliando assim, nos ganhos do blog.

A desvantagem de investir em marketing de afiliados é que os lucros são restritos às comissões recebidas, e por isso, não é possível ter um controle sobre o valor real.

Não deixa de ser uma boba estratégia, entretanto não é melhor do que possuir uma loja virtual própria.

4. Inbound Marketing

O Inbound Marketing, também conhecido como Marketing de Permissão, consiste em um método menos invasivo que o pop-up.

Quando alguém assina a newsletter do seu blog, está permitindo o recebimento de emails em sua caixa de entrada. Porém, ela pode cancelar a assinatura no momento em que quiser.

Além de ter um baixo custo de aquisição, esse tipo de marketing é o responsável por cerca de 90% dos cliques de um site, isto é, gera um maior engajamento com o seu conteúdo e sendo assim, pode levar o leitor a conhecer os seus produtos e se tornar um cliente.

5. Divulgação de serviços

Para a maioria das pessoas, a criação de um blog não é sinônimo de fonte de renda recorrente, mas sim, uma maneira de lucrar todos os meses.

Desta forma, é possível criar um blog como se ele fosse uma vitrine para que as pessoas conheçam o seu trabalho, ou seja, uma página na qual você pode anunciar os seus serviços e prospectar clientes em potencial.

Alguns blogs não são voltados para a escrita, mas possuem abas nas quais o blogueiro pode mostrar os livros que já escreveu, por exemplo, ampliando o alcance de vendas.

6. Link de sorteios

Utilizar sorteios e concursos dentro do seu blog é um excelente recurso para monetizá-lo.

Por mais que pareça um gasto enorme para eventos deste tipo, há maneiras de monetizar o público alvo, como vincular ao blog a um link de sorteio ou inclusão de um link de afiliado com desconto aos participantes.

Uma outra possibilidade é a criação de promoções por tempo limitado em sua loja virtual, para todos os participantes que não foram sorteados. Assim você conseguirá reaver os gastos que teve durante o evento.

7. Parcerias com outras marcas

Uma outra dica para lucrar com o blog é investir em parcerias comerciais com outras marcas.

Além de alcançar mais pessoas, as parcerias promovem ganhos com o blog, seja por meio de pagamento direto, anúncios patrocinados ou links de afiliados.

Ainda que a parceria não envolva um pagamento concreto, o fato de inserir a sua marca no meio de outros públicos e nichos, pode render bons frutos a longo prazo, isso porque os clientes dessa parceira podem se interessar pelos seus produtos.

8. Ebooks

Da mesma maneira que você pode anunciar produtos de consumo dentro do seu blog, também pode utilizar desse conhecimento para ajudar outras pessoas.

O ebook está em alta no mercado por se tratar de uma maneira rápida de se obter conhecimento por meio de um único material.

É possível ainda fazer uma compilação de tudo o que você já postou no blog e disponibilizar para as pessoas em formato de ebook. Muita gente prefere ler uma coisa única do que ficar rolando a página de um site.

9. Cursos virtuais

Outra solução para ter um blog de sucesso e lucrar com ele é a venda de cursos onlines.

O curso virtual pode ser uma excelente plataforma interativa que irá promover a sua imagem, enquanto ajuda diversas pessoas com temas relevantes, como por exemplo “como ganhar dinheiro com blogs”.

Você pode anunciar o seu curso diretamente no blog e hospedá-lo em plataformas populares como a Udemy ou Hotmart, que ainda ajudam a promovê-lo para outras pessoas interessadas.

10. Conteúdos de assinatura

Nossa última dica para ganhar dinheiro com o blog é disponibilizar os seus conteúdos em formato de plano de assinatura, como a Netflix, por exemplo.

Funciona assim: você escolhe os conteúdos que serão disponibilizados para todas as pessoas que acessarem o seu blog e aqueles que somente os assinantes poderão fazer uso.

Neste cenário, as pessoas pagarão um valor mensal por meio de um plano de assinatura, e receberão de maneira exclusiva as postagens que não estão liberadas no blog.

É importante destacar que conteúdos pagos não são interrompidos por anúncio e para fidelizar o seu público, você também pode investir em descontos, brindes e até mesmo um bate papo online, em forma de consultoria, por exemplo.

Agora que você conheceu todas essas dicas, que tal criar um blog e começar a ganhar dinheiro com ele?

Antes de tudo, estude os temas que melhor funcionam para a sua marca e transforme o seu hobby em fonte de renda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.