Funil de Vendas AIDA

Por | Marketing

AIDA

Você já percebeu que todo o processo de vendas é um funil?

Desde o momento em que um visitante chega no site até o fechamento da compra, ou envio de um contato, as pessoas vão passando por etapas de qualificação.

Ainda vejo empresas que não fazem o uso consciente desse processo e acabam perdendo a chance de otimizar as etapas do funil para aumentar a conversão em vendas.

É importante que você conheça as etapas e como você pode melhora-las.

No artigo de hoje eu vou te mostrar um funil simples que você pode utilizar no seu negócio para alavancar as vendas e e geração de leads.

Esse funil é dividido em 4 etapas, são elas…

  1. Capturar a atenção.
  2. Gerar o interesse.
  3. Desperta o desejo.
  4. Incentivar a ação.

Capturar a Atenção

Para atrair atenção do público para o seu produto ou serviço você precisará basicamente de duas coisas.

  • Criar anúncios.
  • Criar conteúdo gratuito.

Sabendo exatamente quem é o seu público, onde ele esta e quais os problemas que ele tem você poderá construir anúncios, escrever artigos e gravar vídeos com o intuito de capturar a atenção e direcionar essas pessoas para o site da sua loja.

Gerar o Interesse

Após atrair o seu público alvo você deve causar no visitante o desejo pelo seu produto.

Para isso será necessário à construção de uma pagina de apresentação\vendas\captura com argumentos persuasivos tais como…

  • Selos de certificação.
  • Clientes importantes.
  • Depoimentos de clientes.
  • Botão curtir do Facebook para gerar prova social.
  • Argumentos de autoridade no mercado.
  • Garantias.
  • Bônus.

E quanto mais argumentos você conseguir empilhar melhor.

Capture o e-mail do visitante para que você possa gerar um relacionamento antes do tão sonhado momento de compra.

Despertar o Desejo

E-mail capturado e agora?

Agora você deve educar esse lead para que aos poucos ele veja valor no seu produto.

Mande mais e mais conteúdo gratuito para ele o ajudando a resolver pequenos problemas.

Artigos, vídeos, podcast, e-books em fim…

Aos poucos vá falando para esse lead sobre o seu produto, mas seja sutil. O objetivo é agregar valor primeiro para só depois quando chegar o momento, fazer a oferta.

Incentivar a ação

Dada hora o seu lead já saberá tudo que precisa e estará no momento certo para ser abordado. Logo ele se torna um prospecto (um potencial cliente).

Nesse momento você vai preparar o seu discurso de vendas e fazer-lhe uma oferta por e-mail e direciona-lo para sua página de conversão.

Não tenho dúvidas que você terá bons resultados em vendas ao implementar esse simples funil na estratégia de marketing digital do seu negócio.

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