Funil de Vendas AIDA

Você já percebeu que todo o processo de vendas é um funil?

Desde o momento em que um visitante chega no site até o fechamento da compra, ou envio de um contato, as pessoas vão passando por etapas de qualificação.

Ainda vejo empresas que não fazem o uso consciente desse processo e acabam perdendo a chance de otimizar as etapas do funil para aumentar a conversão em vendas.

É importante que você conheça as etapas e como você pode melhora-las.

No artigo de hoje eu vou te mostrar um funil simples que você pode utilizar no seu negócio para alavancar as vendas e e geração de leads.

Esse funil é dividido em 4 etapas, são elas…

  1. Capturar a atenção.
  2. Gerar o interesse.
  3. Desperta o desejo.
  4. Incentivar a ação.

Capturar a Atenção

Para atrair atenção do público para o seu produto ou serviço você precisará basicamente de duas coisas.

  • Criar anúncios.
  • Criar conteúdo gratuito.

Sabendo exatamente quem é o seu público, onde ele esta e quais os problemas que ele tem você poderá construir anúncios, escrever artigos e gravar vídeos com o intuito de capturar a atenção e direcionar essas pessoas para o site da sua loja.

Gerar o Interesse

Após atrair o seu público alvo você deve causar no visitante o desejo pelo seu produto.

Para isso será necessário à construção de uma pagina de apresentação\vendas\captura com argumentos persuasivos tais como…

  • Selos de certificação.
  • Clientes importantes.
  • Depoimentos de clientes.
  • Botão curtir do Facebook para gerar prova social.
  • Argumentos de autoridade no mercado.
  • Garantias.
  • Bônus.

E quanto mais argumentos você conseguir empilhar melhor.

Capture o e-mail do visitante para que você possa gerar um relacionamento antes do tão sonhado momento de compra.

Despertar o Desejo

E-mail capturado e agora?

Agora você deve educar esse lead para que aos poucos ele veja valor no seu produto.

Mande mais e mais conteúdo gratuito para ele o ajudando a resolver pequenos problemas.

Artigos, vídeos, podcast, e-books em fim…

Aos poucos vá falando para esse lead sobre o seu produto, mas seja sutil. O objetivo é agregar valor primeiro para só depois quando chegar o momento, fazer a oferta.

Incentivar a ação

Dada hora o seu lead já saberá tudo que precisa e estará no momento certo para ser abordado. Logo ele se torna um prospecto (um potencial cliente).

Nesse momento você vai preparar o seu discurso de vendas e fazer-lhe uma oferta por e-mail e direciona-lo para sua página de conversão.

Não tenho dúvidas que você terá bons resultados em vendas ao implementar esse simples funil na estratégia de marketing digital do seu negócio.

Você gostou desse artigo?

Então, por favor, compartilhe esse artigo no Facebook e Twitter, dessa forma você me ajuda a ajudar mais e mais empreendedores.

Gostaria também que deixe o seu comentário com suas dúvidas.

Deixe um comentário

0 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap