Entender a jornada de compra é compreender os três momentos de contato com o cliente: topo, meio e fundo de funil.

No topo de funil, é preciso trabalhar a descoberta da necessidade. Nesse momento, os conteúdos vão ajudar a instigar os problemas enfrentados pelo seu público-alvo. No meio do funil, o usuário conhece sua necessidade e está passando pela fase de consideração, tirando suas dúvidas e buscando pelas melhores empresas para fechar negócio. Já o fundo de funil é o momento da decisão de compra, e por isso essa fase precisa de atenção.

Quer aprender um pouco mais sobre o fundo de funil, seus conteúdos e a importância desses materiais para a sua empresa? Continue a leitura!

O que é fundo de funil?

O fundo de funil é o momento final do processo de venda da sua empresa. É nesse estágio que o lead está cada vez mais próximo de se tornar um cliente, uma vez que já se encontra pronto para a compra.

Por isso, compreender quais conteúdos são mais estratégicos pode ajudar a sua empresa a aumentar os resultados e ampliar a cartela de clientes, uma vez que agora você entende qual a linguagem, o argumento e o momento mais adequado para apresentar os benefícios do seu negócio.

Quais são os conteúdos mais adequados para o fundo de funil?

Os conteúdos de fundo de funil podem ser trabalhados dentro do seu blog, por meio de posts, materiais ricos ou até catálogos de produtos. Abaixo, separamos uma lista com os melhores conteúdos de fundo de funil para aplicar na sua estratégia. Confira.

Trials

Os trials são uma forma muito interessante de conquistar a confiança dos leads. Nesse momento, eles terão uma demonstração de como o seu produto funciona, podendo experimentar e identificar os benefícios com o uso real das ferramentas.

É interessante considerar um período de trial que permita que o usuário usufrua de todas as funcionalidades, assim ele pode identificar as vantagens do seu produto em relação ao concorrente.

Catálogo de produtos

Ter um bom catálogo de produtos também pode ajudar a atrair clientes que estão no momento de decisão de compra.

Esse conteúdo nada mais é do que uma lista organizada, em que todos os produtos e serviços oferecidos pela sua empresa são apresentados com informações completas, como fotos, descrição, códigos e até preços.

Cases de sucesso

Se você tem consumidores satisfeitos, esse é o momento ideal para apresentá-los aos seus possíveis novos clientes.

Elabore materiais que mostrem depoimentos e os resultados que você alcançou junto com cada um dos seus clientes, para mostrar ao seu público o que o seu trabalho pode promover.

Avaliação gratuita

No caso de serviços, por exemplo, a oferta de uma avaliação gratuita pode ser muito interessante para os leads que se encontram no fundo de funil. Os diagnósticos, as conversas com especialistas e as avaliações ajudam a demonstrar que a sua empresa tem domínio sobre o assunto e é, portanto, uma excelente opção na hora da decisão de compra.

Essa é uma forma de demonstrar seus conhecimentos e convencer o lead de que a sua empresa é a melhor escolha utilizando argumentos reais, que serão reflexo do trabalho que será realizado a partir dali.

Ter uma estratégia de fundo de funil bem elaborada vai ajudá-lo a entregar a mensagem certa, no momento correto e para a pessoa ideal, aumentando as suas chances de conversão e o número de clientes da sua empresa.

Quer aprender mais sobre como atrair cada vez pessoas para o seu negócio? Leia nosso artigo Qualificação de Leads: Saiba como gerar mais oportunidades.