Procurando por ferramentas para edição de imagens de blog? Bom, então você sabe que todo blog post deve ter pelo menos uma imagem ilustrativa. Essa necessidade se dá por várias razões.

O primeiro motivo é que postagens com imagens chamam muito mais atenção do leitor, seja em blogposts ou mesmo em postagens nas redes sociais. Elas ajudam a contextualizar o assunto, facilitam o entendimento do texto e provocam emoções, tornando-se altamente engajadoras.

Isso quer dizer que as imagens ajudam a atrair mais tráfego para o seu blog, prendem a atenção do leitor, fazendo ele permanecer mais tempo dentro do site, e ainda têm potencial de gerar mais curtidas, comentários e compartilhamentos dos seus posts.

E não para por aí. As imagens também contribuem para a otimização do conteúdo para os motores de busca, ajudando a rankear melhor seu site no Google.

Mas como ter boas imagens?

É claro que não adianta usar qualquer imagem só cumprir o requisito. É importante que a imagem tenha contexto e qualidade, certo?

Se você não tem tempo ou mesmo conhecimento para fazer as próprias fotos, lembre-se que existem bancos gratuitos com ótimas imagens disponíveis, como Pixabay, Freepik e Unsplash.

Porém, nem sempre esses bancos dispõem do que você precisa ou suprem os critérios de imagem que o blog post demanda. Então é útil também conhecer algumas ferramentas para edição de imagens de blogspots. Veja:

1 – Canva

Atualmente o Canva é uma das ferramentas mais populares entre designers, fotógrafos e produtores e conteúdo da internet.

Com essa ferramenta, você não precisa ter conhecimentos muito aprofundado em softwares de edição. Ela possibilita editar imagens de forma rápida e fácil.

Uma dos atributos mais bacanas do Canva é que a ferramenta tem uma biblioteca enorme com mais de 50 mil templates para você utilizar em vários tipos de arte.

Lá você pode criar imagens para redes sociais, capas de revista, logotipos, apresentações, currículos, panfletos, cartões de visita, convites, entre muitos outros… Incluindo, é claro,  imagens incríveis para blogposts.

Para usar o Canva, você pode exportar imagens do seu próprio computador ou de suas redes sociais. A maioria dos recursos de edição são gratuitos.

2 – PicMonkey

O PicMonkey é uma ferramenta um pouco mais completa do que o Canva. Com ela, o resultado das imagens fica ainda mais profissional.

Isso porque o PicMonkey oferece recursos e filtros avançados de edição de imagem, alguns até mesmo semelhantes aos que você encontra em softwares pagos como o Adobe Photoshop.

Por exemplo, você pode mexer em detalhes como nitidez, desfoque, curvas e níveis, adicionar filtros e fazer retoques.

A desvantagem é que o PicMonkey não traz tanta variedade de templates quanto o Canva. O foco mesmo é oferecer ferramentas simples e gratuitas para pessoas comuns deixarem suas fotos mais bonitas e profissionais.

3 – Pixlr

Agora, para quem já tem mais conhecimento e experiência em edição, eis uma das ferramentas preferidas entre os profissionais de imagem atualmente: o Pixlr.

Quem utiliza a ferramenta diz que ela oferece praticamente todas as funções de edição do Photoshop. E o melhor é que é tudo gratuito.

Diferentemente do Canva, o Pixlr não conta com muitos templates e imagens prontas para o usuário modificar. Na verdade, ele é mais útil para criar imagens a partir de uma tela em branco, como uma ilustração original ou um gráfico para seu blog post.

Com essa ferramenta você pode fazer ajustes finos, adicionar filtros e camadas e trabalhar a imagem para um resultado super profissional. Não é muito fácil de usar, mas vale a pena!

Conclusão

Você não precisa ser um profissional de edição de imagens, mas é importante conhecer e dominar alguns recursos que ajudam a melhorar as ilustrações que você usa.

Afinal, como falamos no início desse post, as imagens são uma parte muito importante para o sucesso do seu conteúdo para blog. Portanto, jamais negligencie essa etapa!

Você tem outra dica de ferramenta útil para edição de imagens de blogposts? Compartilhe conosco!