O que define um texto bem escrito? Certamente, um dos principais critérios é a correção ortográfica e conhecer algumas ferramentas de correção textual ajudam muito na hora da revisão!

Claro que só a gramática perfeita não é o bastante — a profundidade do conteúdo, sua relevância para o público e o estilo de redação contam muito mais!

Porém, um texto com erros pode desviar a atenção do leitor e tirar o foco daquilo que é mais importante: a mensagem que você quer transmitir. Por isso, não dá mesmo para descuidar!

Mas, a gente sabe que, de vez em quando, um ou outro errinho acaba passando batido na revisão…Você só se dá conta depois que o texto já foi publicado. E consertar depois de publicar é bem mais chato, né?

Para evitar que isso aconteça, nossa dica é que você use uma ferramenta de correção textual, que aponta automaticamente todos os possíveis erros ortográficos e de digitação em seus textos. Veja algumas opções bacanas!

1 – Grammarly

O Grammarly é a ferramenta de correção ortográfica mais utilizada no mundo todo! A instalação é gratuita e super fácil de usar.

É só baixar a extensão, que é compatível com diversos navegadores e o pacote da Microsoft Office. Depois disso, um botão no canto inferior direito vai apontar o número de erros que seu texto tem. Cada palavra incorreta vai estar sublinhada em vermelho, e é só passar o mouse em cima para arrumar.

A vantagem desse corretor é que ele conta com um vocabulário extenso, reconhecendo diversos termos técnicos. Além disso, é possível instalar o Grammarly também no seu smartphone.

Se você quiser um corretor ainda mais avançado, com dicas sobre formatação e concisão do texto, é possível contratar a versão paga.

Veja como fazer uma boa introdução para conteúdos de blog

2 – Diff Checker

O Diff Checker é outra ferramenta super útil para revisão de textos. Ele traz uma funcionalidade muito interessante: você pode comparar a versão original e a versão revisada do documento.

Essa é uma noção que às vezes se perde durante a revisão, mas é ótima para você entender o quanto precisou adaptar e ajustar o texto.

Além disso, podendo comparar as duas versões, você pode conferir também se escreveu alguma palavra errada ou alguma frase sem nexo durante a revisão.

3 – Hemingway

Você já ouviu falar em Ernest Hemingway, o famoso escritor norte-americano conhecido pela sua escrita concisa, clara e na ordem direta? Pois essa ferramenta que empresta o nome dele promete deixar seu texto justamente assim!

O Hemingway é um aplicativo que, além de corrigir ortografia, aponta outros problemas no seu texto. Por exemplo: excesso de advérbios e voz passiva, frases muito longas e difíceis de ler etc.

Ou seja, é a ferramenta perfeita para revisão de conteúdo para blog, que precisa mesmo ter uma linguagem mais direta e descomplicada. Além de tudo, é gratuita!

A desvantagem desse corretor é que não é possível baixar uma extensão no navegador, então fica um pouquinho mais complicado de usar… A dica é colar o texto no app e depois repassar para o publicador que você utiliza.

Como fazer uma conclusão matadora para textos de blog?

4 – Language Tool

Por fim, o Language Tool é outra ferramenta de correção ortográfica muito bem aceita pelos usuários. Ele reconhece mais de 20 idiomas, incluindo o português.

Uma das características mais bacanas do Language Tool é que, ao apontar o erro de cada palavra, ele também apresenta uma explicação sobre o problema e sugestões de outras palavras que poderiam ser usadas no mesmo contexto. Assim, você também aprende enquanto revisa!

A ferramenta é gratuita e conta com versão app e para navegador. O único ponto contra é que o corretor limita um total de 20 mil caracteres por revisão.

Conclusão

Nunca subestime a revisão de seus textos! Essa é uma parte fundamental no processo de melhoria do seu conteúdo e também da sua estratégia para blog.

Você já usa alguma dessas ferramentas para te ajudar na revisão hoje em dia? Ou tem outra para indicar? Conte para a gente nos comentários! Até a próxima! 🙂

Confira também: 4 dicas de Storytelling para criar textos envolventes!