Você já notou que logo ali em cima da foto desse post tem pequenas frases, uma do lado da outra?

Estou falando disso aqui:

Categorias do Blog de Marca

Essas são nossas categorias de conteúdo aqui no Blog de Marca.

Talvez você conheça por outros nomes (seções, editorias, menu, cartola), mas não sabe bem qual a função delas.

Tudo bem, pouca gente entende de fato para que servem as categorias de um blog, e é isso que vou explicar aqui.

É importante entender bem a função delas porque elas podem ser fundamentais para o sucesso do seu blog.

Enfim, para que servem as categorias?

Antes de entrar nesse ponto, você tem que entender um outro conceito. Já ouviu o termo “experiência do usuário”?

As pessoas falam muito sobre isso hoje em dia, às vezes em contextos bem diferentes.

Nesse caso, a “experiência do usuário” é o que ele sente quando está usando seu blog.

Ele acha fácil e intuitivo? O visual é clean e agradável?

A navegação é rápida e fluida? Ou será que a página trava muito?

E o conteúdo, ele é útil para o leitor ou não ajuda nem agrega nada?

Por fim, o usuário conseguiu aquilo que ele queria? Cumpriu seu objetivo?

Todas essas impressões (e muitas outras, foram apenas alguns exemplos) fazem o usuário formar uma opinião sobre seu blog.

Isso mesmo, ele julga a experiência enquanto está ali.

Se a experiência for ruim, ele vai embora. Se for neutra, ele provavelmente não vai voltar mais.

Mas se for boa, aí você acertou! Significa que esse usuário pode virar um frequentador assíduo do seu blog.

Pois aqui entra a função das categorias.

Elas são importantes justamente porque facilitam a leitura dos posts e melhoram a tal da experiência do usuário.

Pense no comportamento de quem acompanha um blog.

Essa pessoa tem interesse em determinados assuntos, e quer encontrar os conteúdos relacionados de um jeito fácil.

Uma das formas de fazer isso é usando o mecanismo de feed.

Os feeds têm atualização automática e ajudam o usuário a não perder nenhum conteúdo sobre a temática que ele gosta.

Mas para que isso funcione, as postagens têm que ser agrupadas de alguma maneira, né? Pois as categorias assumem essa função.

Sem elas, dificilmente o usuário vai conseguir aproveitar tão bem o que você está produzindo. Frustrante, né?

Entende agora a importância?

No fim, as categorias também ajudam o leitor a se situar sobre o universo de assuntos que você aborda e até entender melhor o que a sua empresa oferece de fato.

Plus! As categorias podem aparecer nos resultados do Google

Isso mesmo. Além de toda essa função principal, as categorias também podem aparecer lá no topo dos resultados de alguma pesquisa no buscador!

É porque os mecanismos que determinam a posição das páginas no Google gostam de saber a função delas.

A categoria faz um pouco esse papel: ela ajuda a determinar para que existe aquela página.

Mas para que os mecanismos de busca compreendam bem isso, você precisa pensar em nomes de categorias de um jeito estratégico.

Veja aqui como uma pesquisa de palavras-chave pode ajudar

Retomando…

Para finalizar, vamos relembrar então as principais funções das categorias no seu blog:

  1. melhorar a experiência do usuário durante o consumo de conteúdo
  2. mostrar os assuntos que você aborda
  3. ranquear no Google

Bem, agora que você já sabe a importância das categorias, é hora de olhar para os conteúdos que produz e botar a mão na massa para criar as suas!

Com isso, esperamos que seu blog tenha ainda mais sucesso daqui pra frente.

Até a próxima!