5 estratégias de marketing para hotéis em períodos de baixa temporada

Quem trabalha no setor hoteleiro sabe bem: uma das principais dificuldades desse ramo é a queda na procura e nas taxas de ocupação que ocorre nos períodos de baixa temporada. E não é segredo para ninguém que isso pode, sim, acabar gerando impactos negativos no faturamento. O cenário é quase sempre o mesmo todos os anos: nas férias, tanto nas de inverno como nas de verão, os hotéis ficam lotados e não param de chegar reservas. Mas a história é bem diferente nos próximos meses do ano, que muitas vezes acaba causando dor de cabeça em qualquer gerente ou proprietário.

É comum, então, que por conta da sazonalidade do seu negócio, você fique procurando novas alternativas e estratégias para manter a média esperada de hóspedes no restante do ano. Talvez algumas estratégias funcionem, mas com certeza você gostaria de opções mais consistentes, que trouxessem mais resultado.

Pensando nisso, criamos este conteúdo supercompleto, cujo objetivo é ajudar você, que trabalha no mercado de hotelaria, a aumentar a taxa de ocupação do seu hotel durante o ano todo. São cinco dicas bastante úteis, que com certeza vão fazer toda a diferença no seu negócio quando colocadas em prática. Quer saber mais? Confira!

1 – Estar presente na internet

Como você já deve ter observado, a internet está cada vez mais presente no dia a dia de todas as pessoas. E, por isso, é sempre importante lembrar que você não pode estar de fora desse universo, principalmente em um cenário onde há uma certa competição por novos clientes o tempo todo. Portanto, a dica é: sua marca precisa estar presente na internet!

A grande vantagem é que há muito a explorar online e, pensando no tipo de cliente do segmento de hotelaria e nos diferenciais do seu hotel, você pode escolher onde melhor comunicar sua essência como marca. Mas, para dar um direcionamento, separamos três ações indispensáveis para você fazer na internet:

  • Mantenha suas informações atualizadas: é imprescindível que o seu potencial cliente encontre as suas informações mais importantes — como telefone, endereço e valor da diária – sempre atualizadas na internet. Isso faz com que as pessoas tenham fácil contato com você e proporciona ao cliente uma boa experiência, além de evitar possíveis decepções por conta de informações erradas. Seja no seu próprio site ou em outras plataformas, não deixe de prestar atenção nesse ponto!
  • Invista em anúncios: fazer um investimento em anúncios online – em plataformas como o Google e o Facebook – é uma boa forma de impactar os seus potenciais clientes. São vários benefícios ao usar esse tipo de estratégia, mas os principais são em relação aos valores flexíveis de acordo com sua proposta, a segmentação do público e a possibilidade de mensuração dos resultados.
  • Utilize as redes sociais: quando bem utilizadas, as redes sociais podem ser suas grandes aliadas nessa missão. Isso porque elas permitem que você tenha um contato mais próximo com seus clientes, levando muito além de informações sobre novidades ou promoções, como conteúdos de valor que mostrem os diferenciais e a qualidade do seu hotel.

2 – Focar em nichos específicos

Essa é uma estratégia bem interessante, pois direcionar os esforços para públicos específicos é uma maneira de gerar resultados positivos. A ideia aqui é selecionar, conforme os serviços que você oferece, alguns diferenciais para situações mais específicas. Por exemplo, pacotes com mais serviços incluídos ou até mesmo descontos nos valores.

É claro que você vai usar essa estratégia pensando nas atrações que existem na sua região e nos clientes que você costuma receber, mas algumas ideias mais gerais são:

  • Pacotes para casais em lua de mel: ofereça um pacote fechado com X dias e X% de desconto, receba o casal com o quarto decorado e ofereça um jantar romântico.
  • Descontos no mês de aniversário do cliente: o cliente pode receber um desconto durante o mês de aniversário apenas apresentando a carteira de identidade.
  • Grupos de estudantes: podem ser estudantes que vão fazer saída de campo ou até mesmo participar de um congresso na região. Ofereça um desconto para grupos fechados e outras facilidades como jantar incluído, por exemplo.
  • Excursões de idosos: monte pacotes fechados que incluam descontos em passeios turísticos ou restaurantes próximos ao hotel.

3 – Aproveitar eventos da cidade ou promover um próprio

Que tal aproveitar os eventos que acontecem na região onde o seu estabelecimento está – sejam eles congressos, shows ou até mesmo festas típicas – para promover o seu hotel? Essas atrações costumam gerar mais circulação de pessoas para a cidade, em diferentes períodos do ano, sendo uma boa forma de aumentar a taxa de ocupação.

Fale bastante do assunto nos seus canais de comunicação e, se for interessante, quem sabe não vale até mesmo oferecer descontos na estadia de quem vai visitar a cidade por conta do evento em questão? Se a pessoa gostar dos serviços do hotel, com certeza voltará em outra oportunidade!

Por outro lado, é bastante comum que eventos, principalmente os corporativos, sejam promovidos em hotéis com salões grandes ou até mesmo auditórios e salas de palestra. Então, se você tem bastante espaço disponível em seu estabelecimento, não tenha medo de de abrir as portas para a possibilidades de promover eventos. Nesse caso, esteja disponível para receber propostas das empresas da sua região e, se for possível, também fazer propostas!

4 – Montar promoções e pacotes especiais

Muitos empresários não veem as promoções com bons olhos, justamente pelo medo de não ser lucrativo. Mas é fato que promoções sempre ganham a atenção do público, certo? Por isso, com planejamento financeiro, elas podem ser especialmente chamativas período de baixa temporada, se tornando uma ótima solução para a sua dor de cabeça.

O bom dessa opção é que, para criar promoções em seu hotel, você só precisa de alguns cálculos e criatividade. Se reúna com a equipe financeira do seu negócio e, a partir das possibilidades, crie uma promoção que seja vantajosa para tanto para você, quanto para o seu público.

Outra maneira de facilitar esse processo e atingir mais potenciais clientes é realizar parceria com clubes de descontos, as campanhas são geralmente planejadas sem custo inicial com uma repercussão massiva e de fácil mensuração dos resultados.

Também vale a pena criar pacotes especiais. Por exemplo: as hospedagens da primeira semana do mês vão incluir almoço, enquanto o restante do mês inclui apenas café da manhã no mesmo valor. O importante, como já dissemos, é usar a criatividade!

Dica: Você sabe bem que os clientes têm certas necessidades que precisam ser muito bem atendidas. Por isso, aproveite os períodos de alta temporada para observá-los e, nos períodos de baixa temporada trazer promoções que vão chamar sua atenção.

5 – Fazer parcerias com estabelecimentos próximos

Uma estratégia que pode parecer detalhe, mas que conta muitos pontos para que os clientes escolham o seu hotel, é fazer parcerias com estabelecimentos próximos, como restaurantes, lancherias, pontos turísticos, parques ou outro tipo de negócio interessante na região. Isso porque fazer uma viagem é sempre um investimento e se, através desses parceiros, você puder ajudar na economia do seu cliente, com certeza seu hotel será mais valorizado.

A parceria com um restaurante, por exemplo, aconteceria assim: os hóspedes do hotel X tem 10% de desconto para o almoço. Outro exemplo, falando mais especificamente de pontos turísticos ou parques, a parceria pode se realizar através de descontos nos ingressos para quem for hóspede do seu hotel. As possibilidades são diversas, vale a pena usar a criatividade e tentar!

Fidelização

Para que você também seja um case de sucesso, aqui vamos dar uma dica preciosa, que é oferecer qualidade em todos os serviços, como:

  • Bom atendimento: desde a recepção até o check-out, é essencial que os funcionários sejam atenciosos e façam o hóspede se sentir à vontade.
  • Serviço de quarto eficiente: a limpeza é sempre um dos pontos mais valorizados pelos clientes, portanto garanta que o serviço de quarto será eficiente.
  • Qualidade do cardápio: a maioria dos hotéis inclui o café da manhã na diária, mas não faça isso apenas por obrigação. Ofereça uma refeição de qualidade para os hóspedes e, além disso, tenha um cardápio variado disponível para outras refeições.

Assim, aumentam as chances de conquistar os seus hóspedes e eles se fidelizarem ao seu negócio, voltando outras vezes!

Agora você já visualiza mais opções para aumentar a taxa de ocupação do seu hotel em todos os períodos do ano. Aplique as dicas de acordo com as suas possibilidades, além de observar o perfil do clientes e pensar no que os atrairia mais.

Deixe um comentário

0 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap