Você já se perguntou se as pessoas se importam com o que você escreve em seus conteúdos para blog? Será que a sua escrita é suficientemente envolvente? A verdade é que, mesmo que você tenha bastante conhecimento para transmitir, de nada adianta se não souber “empacotar” tudo isso de uma forma interessante.

Felizmente, existe uma técnica de escrita super antiga que pode ajudar a cativar seus leitores de uma vez por todas. Estou falando do Storytelling, a arte de contar histórias.

A necessidade de criar e ouvir histórias é ancestral e está profundamente enraizada em nossos cérebros. Somos fascinados por histórias porque sentimos a emoção de uma nova experiência sem nos arriscarmos a sofrer dores ou dificuldades. E o ser humano anseia por emoção.

É por isso que adoramos assistir a filmes e séries e verificar nossas redes sociais para ver as atualizações dos amigos. E é por isso, também, que você precisa começar a inserir esse elemento nos seus textos se deseja conquistar de verdade seus leitores.

Mas, afinal, como aplicar o Storytelling em seu blog?

1. Inspire-se no mundo real

Inventar histórias para incrementar seu texto pode ser bem difícil. Mas que tal se você usar o mundo ao seu redor para se inspirar?

Sabe aquela rua pela qual você passa todo dia a caminho do trabalho? Ou a conversa que você teve com o vizinho de manhã? Pode ser também alguma coisa engraçada que seu filho fez, algo que aconteceu durante o almoço…

Tudo isso são pequenas histórias que podem inspirar sua escrita, e qualquer tipo de inspiração que possa melhorar seus textos vale a pena!

Portanto, preste atenção aos eventos aparentemente mundanos da sua vida e pense em como utilizá-los para tornar os conteúdos do seu blog mais interessantes.

Só não esqueça que a história contada precisa ter relação com a mensagem geral da postagem, ok?

Para dar os primeiros passos, saiba como fazer uma boa introdução para conteúdos de blog!

2. Use elementos na narrativa

Em todas as grandes histórias existe o personagem principal.

Se esse personagem vive uma vida perfeitamente normal, é menos provável que a história capture o interesse do leitores. Porém, se ele vive altos e baixos, certamente vai ganhar mais atenção.

Portanto, ao contar uma história, inclua os elementos certos. Comece introduzindo um personagem com um conflito a resolver, e depois apresente a resposta para seus problemas. O personagem, neste caso, é a sua persona.

Aqui, a história do seu personagem precisa trazer à tona as necessidades e desejos do seu público-alvo. Esses elementos servem para criar identificação com seus leitores e fazê-los consumir seu conteúdo do início ao fim.

3. Utilize imagens

Se você folhear livros infantis, verá que as imagens servem para facilitar a compreensão da narrativa para as crianças. Então por que não aplicar essa ideia em seus posts?

As imagens atendem nossos sentidos visuais, dando ao cérebro mais informações para entender uma história. E quanto mais fácil de entender, mais atenção ela recebe.

Digamos que você esteja vendendo produtos que enfatizem a importância da higiene dental. Imagine-se no lugar de seus leitores: você estaria interessado em ler uma história com nada além de texto? Ou procuraria outro post com uma foto?

4. Induza ações

Suas histórias devem motivar uma ação. Caso contrário, qual é o objetivo? Você escreveu uma postagem apenas porque deseja compartilhar o que está pensando?

Portanto, sempre que você estiver tentando usar uma narrativa, certifique-se de que seus leitores possam tirar algum proveito disso. No caso do blog da sua empresa, use histórias para convencê-los da importância de seu produto ou serviço.

E sempre termine com instruções sobre como eles podem fazer as coisas que você os inspirou a fazer.

Veja como fazer uma conclusão matadora para textos de blog

Conclusão

O Storytelling nem sempre é uma história incrível e super elaborada. Existem muitas maneiras de implementá-lo.

Como falei antes, você pode usar suas próprias experiências para escrever histórias que se encaixam bem nas mensagens do seu post.

Utilizar entrevistas também é uma boa maneira de contar uma história. E se você deseja deixar seu blog mais divertido, use um pouco de humor.

Só fuja dos clichês, ok? Ser original é sempre o melhor caminho para cativar seus leitores. Coloque em prática nossas dicas e depois volte para contar os resultados. Boa sorte!