Você já deve saber que a legibilidade é um dos fatores mais importantes no desempenho de um blog post. Isso porque o Google precisa conseguir ler o conteúdo de forma eficaz para perceber sua qualidade e posicioná-lo bem.
Falando assim parece simples, mas são vários os requisitos necessários para que o texto seja bem posicionado. Afinal, quem nunca deixou de ler um texto porque eram grandes blocos de texto e frases intermináveis? O Google também deixaria de ler!
Vamos falar mais sobre isso? Continue lendo e aprenda com a gente!
Mais sobre o Yoast
A boa notícia é que, apesar dos requisitos intermináveis, existem técnicas e, melhor ainda, plugins, que nos ajudam a deixar qualquer blog post muito bem legível. O Yoast é um desses plugins, reconhecido como o melhor do mercado para SEO.
Na prática, o Yoast é um plugin que pode ser instalado no seu WordPress. O objetivo dele é ajudar você a tornar seu conteúdo mais amigável para os robôs do Google. O plugin ajudará você a definir melhores títulos, meta-descrições e palavras-chave.
Dicas de legibilidade
A legibilidade não diz respeito ao conteúdo em si e sim ao fato de ser facilmente assimilado e compreendido ou não. É por isso que, se você já produz textos de qualidade, a cereja do bolo vai ser deixá-los mais legíveis, tanto para o leitor, quanto para o Google.
Trouxemos algumas dicas práticas que o Yoast aprova e servem para todo blogpost:
Tamanho do texto
Uma das principais análises que o Yoast faz é em relação ao tamanho do texto, de forma geral e também em relação a duração dos parágrafos.
Uma dica de ouro é escrever parágrafos curtos e frases objetivas. Isso garante que seu leitor não ficará com tédio só de olhar o texto e acabe fugindo.
Títulos
Os títulos e subtítulos são outro aspecto essencial para garantir que o texto seja visualmente atraente. Isso porque nem todo mundo vai ter interesse em ler o texto inteiro, mas pode aproveitar determinado tópico.
Se o texto estiver bem dividido com os famosos H1, H2 e H3, o leitor entende rapidamente onde precisa ir e se sente mais motivado a navegar na página. Por isso, essa também é uma análise que o Yoast ajuda você a fazer!
Extra: Palavra-chave
O uso da palavra-chave é um dos requisitos mais importantes para posicionar seu blog post. O Yoast permite que você defina qual é a palavra-chave que você quer usar e analisa se ela aparece o suficiente (na parte de SEO).
Então, a dica é que a palavra-chave apareça diversas vezes:
- no título;
- no slug;
- na meta-descrição;
- no texto alternativo das imagens;
- no primeiro e último parágrafos do texto.
Além de todos os tópicos que citamos acima, o Yoast analisa também a qualidade do título do post e tamanho do título, URL personalizada que você escolheu, links internos e externos e o número de palavras do texto.
Enfim, tudo isso conta para uma boa legibilidade e, consequentemente, para garantir bons resultados. Instale o Yoast, aplique esses requisitos em todos os seus textos e perceba como o desempenho melhora!

Sou uma pessoa curiosa. Já me aventurei em agências de marketing digital como redatora, analista e, então, líder de equipe de conteúdo. Hoje, tenho minha própria consultoria de conteúdo e SEO para e-commerces.