Você já deve saber que a legibilidade é um dos fatores mais importantes no desempenho de um blog post. Isso porque o Google precisa conseguir ler o conteúdo de forma eficaz para perceber sua qualidade e posicioná-lo bem.

Falando assim parece simples, mas são vários os requisitos necessários para que o texto seja bem posicionado. Afinal, quem nunca deixou de ler um texto porque eram grandes blocos de texto e frases intermináveis? O Google também deixaria de ler!

Vamos falar mais sobre isso? Continue lendo e aprenda com a gente!

Mais sobre o Yoast

A boa notícia é que, apesar dos requisitos intermináveis, existem técnicas e, melhor ainda, plugins, que nos ajudam a deixar qualquer blog post muito bem legível. O Yoast é um desses plugins, reconhecido como o melhor do mercado para SEO.

Na prática, o Yoast é um plugin que pode ser instalado no seu WordPress. O objetivo dele é ajudar você a tornar seu conteúdo mais amigável para os robôs do Google. O plugin ajudará você a definir melhores títulos, meta-descrições e palavras-chave.

Dicas de legibilidade

A legibilidade não diz respeito ao conteúdo em si e sim ao fato de ser facilmente assimilado e compreendido ou não. É por isso que, se você já produz textos de qualidade, a cereja do bolo vai ser deixá-los mais legíveis, tanto para o leitor, quanto para o Google.

Trouxemos algumas dicas práticas que o Yoast aprova e servem para todo blogpost:

Tamanho do texto

Uma das principais análises que o Yoast faz é em relação ao tamanho do texto, de forma geral e também em relação a duração dos parágrafos.

Uma dica de ouro é escrever parágrafos curtos e frases objetivas. Isso garante que seu leitor não ficará com tédio só de olhar o texto e acabe fugindo.

Títulos

Os títulos e subtítulos são outro aspecto essencial para garantir que o texto seja visualmente atraente. Isso porque nem todo mundo vai ter interesse em ler o texto inteiro, mas pode aproveitar determinado tópico.

Se o texto estiver bem dividido com os famosos H1, H2 e H3, o leitor entende rapidamente onde precisa ir e se sente mais motivado a navegar na página. Por isso, essa também é uma análise que o Yoast ajuda você a fazer!

Como aumentar o tráfego no blog?

Extra: Palavra-chave

O uso da palavra-chave é um dos requisitos mais importantes para posicionar seu blog post. O Yoast permite que você defina qual é a palavra-chave que você quer usar e analisa se ela aparece o suficiente (na parte de SEO).

Então, a dica é que a palavra-chave apareça diversas vezes:

  • no título;
  • no slug;
  • na meta-descrição;
  • no texto alternativo das imagens;
  • no primeiro e último parágrafos do texto.

Além de todos os tópicos que citamos acima, o Yoast analisa também a qualidade do título do post e tamanho do título, URL personalizada que você escolheu, links internos e externos e o número de palavras do texto.

Enfim, tudo isso conta para uma boa legibilidade e, consequentemente, para garantir bons resultados. Instale o Yoast, aplique esses requisitos em todos os seus textos e perceba como o desempenho melhora!