Elementos de Cultura Organizacional

Cultura vem do latim colere e significa cultivar. Na sua ascepção antropológica – a utilizada pelos estudiosos de administração nos anos 80 -, cultura pode ser compreendida como a totalidade dos padrões aprendidos e desenvolvidos pelo ser humano.

É justamente neste sentido que a cultura organizacional se orienta: ela representa um conjunto de comportamentos e princípios que se desenvolvem a partir da interação de diversos indivíduos num ambiente empresarial.

A cultura organizacional possui alguns elementos considerados chaves

São eles:

☞ Valores

São o conjunto de princípios que uma organização entende como necessários para atingir o sucesso. Normalmente os valores são determinados pelo(s) fundador(es) da empresa e devem procurar atender tanto aos seus objetivos quanto às necessidades de seus colaboradores.

☞ Crenças ou Pressupostos

São originados dos valores adotados pela empresa. Quando uma organização assume um princípio, ele gera um comportamento que, ao provar-se eficiente na resolução de problemas, é transformado numa crença. Os pressupostos são aceitos como uma verdade implícita na cultura organizacional, não sendo claros nem objetivos.

☞ Ritos, rituais, cerimônias

São eventos que acontecem dentro das empresas para reforçar os valores e tornar a cultura visível. Estes acontecimentos tocam no imaginário dos colaboradores, motivando-os e reduzindo conflitos. Podem ser festas de aniversário, comemorações de final de ano, escolha do funcionário destaque, entre muitos outros.

☞ Mitos e estórias

São fatos ocorridos no passado da empresa que foram memorizados pelos seus funcionários ou inventados. Servem como exemplos na resolução de problemas, reforçando o comportamento que melhor se adequa ao ambiente da empresa.

☞ Tabus

São o conjunto de comportamentos e assuntos considerados polêmicos ou proibidos. A função dos tabus é orientar os membros da organização, delimitando um aspecto disciplinar na sua cultura, focado no “não-permitido”.

☞ Heróis

São os indivíduos que personificam o sistema de valores da organização. Os heróis representam a empresa e oferecem uma imagem de força, coragem e determinação para os colaboradores. Heróis nunca são definidos através do medo e imposição, mas através de exemplos positivos.

☞ Normas

São o conjunto de regras adotadas na organização. As normas são o comportamento adequado que é gerado dentro da empresa a partir dos valores, mitos, tabus e do exemplo dos heróis. Em suma, as normas determinam quando os colaboradores serão recompensados, punidos, confrontados, encorajados ou postos em ostracismo quando as violam.

☞ Comunicação

Como as organizações são sustentadas através de interação social, elas podem ser observadas como fenômenos de comunicação. É através da troca de mensagens – orais ou não – que todos os elementos da cultura organizacional se entrelaçam e se manifestam no dia a dia da organização.

Conclusão

A cultura organizacional, bem como a sua mudança, quando necessária, é foco de diversos estudos na área administrativa. Isso se dá porque uma organização que desenvolve uma cultura forte gera maior engajamento dos seus colaboradores, conseguindo, com isso, melhores resultados.

Logo, uma empresa com valores claros, crenças bem estabelecidas, ritos, tabus e normas bem delineadas – sem falar de um sistema de mitos fortes e uma boa comunicação – tem mais chances de obter sucesso do que outra com uma cultura que não preze pelo envolvimento de todas as dimensões que a compõe.

Deixe um comentário

0 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap