Em meio a pandemia que vivemos neste ano, muitas empresas tiveram de pausar seus negócios por tempo indeterminado, visando o confinamento em massa como forma de combater a propagação da doença.

Entretanto, mesmo de portas fechadas, é importante que estas empresas sigam se relacionando e conversando com seus clientes e colaboradores, e isso pode ser feito perfeitamente através dos seus canais de relacionamento na internet, como o blog da sua empresa.

Mantenha seu público sempre bem informado

Nesse momento, a informação é prioridade para todos e também a principal fonte de tráfego. Inclusive, um artigo recente da Mateada mostra como está o comportamento online das pessoas durante esta crise.

Mas, a ideia não é ficar atualizando os dados e comentando sobre a pandemia, diretamente, eu seu blog. Esse trabalho cabe melhor aos portais de notícias, até porque o trabalho de manter as informações nacionais e mundiais atualizadas 24 horas demanda um grande esforço e recursos.

O mais importante, neste momento, é colocar o bem-estar das pessoas em primeiro lugar. Por isso, foque em temáticas que se relacionem com o novo dia a dia e até com hábitos que possam mudar no futuro.

Exemplos:

  • dicas para trabalhar home office;
  • como melhorar a produtividade nesse momento;
  • como manter a mente tranquila e livre de ansiedades;
  • cuidados de higiene;
  • dicas para manter uma empresa viva durante a crise na economia;
  • reinvenção de processos e trabalhos;
  • criatividade para levar o marketing adiante;
  • atividades para fazer em casa;
  • entre outros!

Use uma linguagem mais simples e positiva

Como você está abordando um tema que está em alta, é comum que muitas pessoas que estão fora do seu público-alvo estratégico cheguem até o seu conteúdo. Assim, não dá prever quem é exatamente o seu leitor e por isso é necessário usar uma linguagem que possa conversar com todos.

Além disso, você está tratando de um assunto muito delicado e complicado, que aborda diversos termos científicos. Por isso, busque simplificar a linguagem e falar o mais da forma mais direta possível.

Não esqueça que esse momento é delicado e muitas pessoas estão vivendo momentos de ansiedade e medo. É importante encarar o cenário de forma positiva também, mostrando que existem boas soluções e perspectivas.

A ideia é mostrar o que fazer para ficar bem e não apenas jogar a informação de que o mundo sofre uma pandemia, até porque isso está bem óbvio.

Crie conteúdos para linkar com este assunto

É importante que o assunto “coronavírus” não esteja perdido em seu blog, então tente relacioná-lo de alguma forma a outros conteúdos similares ou mesmo a uma solução da sua marca.

Além do leitor encontrar outras dúvidas em temáticas semelhantes, isso permite que ele navegue pelo seu blog e pelo seu site.

Faça parte das empresas que querem ajudar de verdade

Você não precisa deixar sua estratégia de conteúdo e marketing de lado, mas neste momento é importante que o seu blog seja, antes de tudo, um meio de informação e conscientização, para assim, contermos o quanto antes a propagação do Coronavírus. Até a próxima!