Como melhorar a comunicação interna nas empresas?

Com o fluxo muito grande e rápido de informações que recebemos hoje em dia, é normal que aconteçam diversos ruídos na comunicação durante sua trajetória de pessoa para pessoa. Mas, no ambiente de trabalho, para que as tarefas sejam realizadas sem erros e com o melhor desempenho possível, é fundamental que as informações em uma empresa sejam trocadas com clareza e objetividade.

Se esse é um desafio que você vem identificando na sua empresa, você vai gostar dessas dicas que eu separei sobre como melhorar a comunicação interna nas empresas. Confira!

Não retenha informações

Um hábito recorrente em empresas é a retenção de informações, tanto por parte de gestores quanto por equipes de colaboradores. Para que os processos internos transcorram da melhor maneira possível, uma boa prática é compartilhar com toda a equipe informações completas sobre clientes, demandas, reuniões e outros dados.

Afinal, muitos erros podem acontecer somente porque uma pessoa não recebeu a informação necessária para desempenhar sua função.

Ouça mais feedbacks

Não só a comunicação interna de uma empresa, mas os serviços ou produtos oferecidos por ela também podem ser prejudicados quando quem está no comando não dá a atenção necessária ao feedback dos seus colaboradores.

Portanto, lembre-se que ouvir a opinião das pessoas que trabalham com você é importante para sempre aprimorar o desempenho de sua equipe!

Evite ruídos de comunicação

As falhas na comunicação entre as equipes de trabalho acontecem, muitas vezes, por causa de ruídos. É o famoso ciclo: uma pessoa entende mal uma informação, a repassa errada e assim por diante.

Para evitar que isso aconteça, é importante que todos os seu colaboradores sejam incentivados e treinados para documentar informações, sempre que necessário. E, além disso, procurar repassá-las da forma mais completa e detalhada possível, para que não se perca nada no caminho!

Incorpore a tecnologia aos processos

Atualmente, as empresas podem contar com a tecnologias para otimizar a comunicação interna. Uma delas é o que chamamos de Cloud Computing, ou computação em nuvem, que permite o armazenamento e compartilhamento de arquivos online, assim como a disponibilização de diversas ferramentas e aplicativos que ajudam na gestão de processos.

Você, muito provavelmente, conhece algum serviço de cloud computing, já que a própria Google disponibiliza muitos deles: Drive, Documentos, Planilhas, Agenda, e-mail corporativo e outros.

Saiba mais sobre o assunto em: O que é Cloud Computing?

Valorize os colaboradores

Para finalizar, não podemos deixar de lado a valorização dos colaboradores. Empresas nas quais as pessoas se sentem importantes tendem a ter um desempenho muito melhor, justamente por gerar um engajamento maior nas equipes.

Por isso, considerar as opiniões dos seus colaboradores e reconhecer como o seu trabalho é importante para o crescimento da empresa, já é um bom começo para ter uma comunicação interna eficiente!

Com essas dicas, acreditamos que você vai conseguir melhorar a comunicação interna da sua empresa, o que irá refletir positivamente no andamento dos processos como um todo. E lembre-se: utilizando as tecnologias certas para otimizar o dia a dia, você consegue trazer resultados ainda melhores!

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