De nada adianta investir em uma estratégia de marketing digital se não for possível mensurá-la e entender se deu certo, não é mesmo? É por isso que não tem como fugir dos números: eles são essenciais para analisar os resultados de qualquer segmento.

No caso dos blogs, que são uma grande estratégia de marketing digital, há algumas especificidades na hora de analisar os resultados. E a ferramenta mais indicada para essa análise é o Google Analytics (GA).

Entenda como instalar e utilizar o famoso Analytics para descobrir como seus conteúdos estão desempenhando na internet.

Como instalar o Google Analytics?

Antes de tudo, é preciso colocar a ferramenta para funcionar. O primeiro passo, portanto, é criar uma conta Google. Se você já tem uma conta de Gmail que utiliza com frequência, vale a pena utilizá-la. Por lá, você receberá notificações e atualizações importantes.

Primeiros passos

Tendo a conta Google ativa, é preciso acessar o site do Google Analytics para configurar a conta. Nas configurações iniciais, você poderá escolher o monitoramento de websites ou aplicativos móveis.

Independentemente dessa primeira escolha, será preciso informar seu URL, setor de atuação e criar um nome para a conta. Também é possível configurar horário e localização, o que posteriormente ajudará na análise fiel dos dados.

Código de acompanhamento

Aceitando os termos de serviço, você receberá a tag de site global. Ela será a responsável por fazer a ligação entre site e GA. Cada conta recebe um ID de acompanhamento e você pode instalá-la na seçãodo seu site ou através do Google Tag Manager.

A primeira opção fica instalada em todas as páginas, enquanto a segunda permite gerenciamento de tags, eventos e metas sem precisar mexer no código do site. Para verificar se as tags estão funcionando, utilize o Google Tag Assistant.

Vista de propriedade e níveis de acesso

Esses dois fatores fazem toda a diferença na usabilidade do Google Analytics. A vista de propriedade serve para segmentar as informações que você vai visualizar mais facilmente e os níveis de acesso servem para compartilhar os dados com outras pessoas.

Quais métricas acompanhar?

O Google Analytics traz uma infinidade de informações referente aos acessos no seu site ou e-commerce. E é claro que você pode navegar lá dentro e descobrir informações importantes, mas nem todas elas serão úteis para entender o desempenho do seu blog.

Por isso, a nossa dica é identificar quais são as métricas mais importantes para você. Aqui vão algumas sugestões:

  • Pageviews: uma das métricas mais simples, mas que diz muito sobre o desempenho. Os pageviews são, na prática, o número de visitantes que seu blog está recebendo em determinado período. Ajuda a entender se a estratégia está dando certo ou é preciso torná-la mais atraente;
  • Novos visitantes: ainda mais interessante que os pageviews são os novos visitantes, pois eles demonstram que, além do conteúdo publicado ser bom, ele está atraindo novas pessoas. Por outro lado, vale a pena ter cuidado e comparar os dois números, porque ter só visitantes novos quer dizer que os primeiros não se tornaram fiéis;
  • Comentários: essa é a principal forma de verificar se os conteúdos produzidos estão sendo de interesse do seu público, pois a interação é um bom sinal em relação à conexão. Mas nesse caso os números não são suficientes: não deixe de analisar o que cada comentário diz e verificar se são negativos ou positivos;
  • Compartilhamentos: o compartilhamento dos conteúdos nas redes sociais é sinal de que, além de se identificarem, os leitores querem que seu amigos saibam sobre o assunto também. É uma grande vantagem para a sua estratégia, já que assim seu blog atingirá mais pessoas;
  • Visitas ao site: essa é uma métrica essencial para os blogs corporativos que divulgam e-commerces. Isso porque não basta ter leitores, é preciso que eles se tornem clientes, não é? Isso se chama conversão e por isso essa é uma das métricas mais importantes e vale a pena sempre observar esse número!
  • Assinatura de newsletter: quando os leitores sentem interesse em se aprofundar no assunto que você aborda, é natural que eles busquem outros canais para se conectar com a sua marca. A assinatura de newsletter, portanto, é uma métrica que dá o pontapé inicial para desenvolver os leads gerados.

Todas essas métricas servem para avaliar a performance do seu blog e auxiliam a entender se os KPIs estão sendo atingidos. Entenda o que é KPI e as possibilidades que sua análise trazem.

Aproveite nossas dicas e comece agora mesmo a utilizar o Google Analytics para o seu blog corporativo. Bom trabalho!