O blog é, sem dúvidas, uma estratégia indispensável para quem busca sucesso no ambiente digital. No entanto, colocá-lo em evidência nem sempre é uma tarefa fácil. Isso porque cerca de 116 milhões de brasileiros têm acesso à internet, ou seja, a concorrência é grande.

Muitas empresas, em especial pequenas e médias, se deparam com o questionamento: como promover um blog de modo que possibilite aumentar a visibilidade da marca? Existem diferentes meios de promoção que podem ser orgânicos e pagos. 

Continue a leitura deste artigo para entender como identificar a melhor maneira para popularizar seu blog!

Afinal, como promover um blog?

Ao decidirmos alavancar a popularização de um blog, devemos saber que, em alguns momentos, investimentos terão que ser feitos.

O problema é que nem sempre as empresas têm orçamento para isso. No entanto, não se trata de um formato obrigatório. Afinal, além dos mecanismos pagos, existem os orgânicos.

Quais são as opções?

Não existe uma fórmula mágica para escolher o correto. É preciso entender as reais necessidades da sua estratégia e saber quais resultados os meios podem gerar. Veja os principais encontrados no mercado.

1. E-mail Marketing

Esse tipo de estratégia é uma das formas pioneiras de divulgação dentro da internet. Para garantir o sucesso dela, você deve investir em meios de conseguir o cadastro de clientes 一 como landing pages e assinatura de newsletter 一 e, consequentemente, nutrir seus leads com links do seu blog.

2. SEO

Os primeiros resultados que aparecem em mecanismos de busca estão ali porque provavelmente investiram em SEO. O principal benefício dessa prática é estar na frente da concorrência e ser o primeiro contato do consumidor que busca solução para um problema. É uma técnica que requer planejamento e execução com exatidão para garantir os melhores resultados.

3. Guest post

Fazer um blog crescer não é uma tarefa fácil. Mas já pensou se uma marca consolidada no mercado pudesse te ajudar? É isso que os guest posts fazem: uma parceria de conteúdo e postagens entre blogs. Mas lembre-se: as empresas não podem ser concorrentes diretas, e sim atuantes do mesmo segmento.

4. Redes Sociais

É um dos principais mecanismos pagos para divulgar seu blog. Apesar de parecer muito simples, não basta colocar certa quantidade de dinheiro e esperar que as pessoas conheçam seu blog.

Para ter sucesso com os anúncios em redes sociais, é preciso segmentar o público específico sobre o qual você atua. Assim, ao compartilhar um artigo do seu blog, poderá atingir as pessoas.  

5. Anúncios no Google

Os links patrocinados são aqueles resultados das pesquisas do Google com a tag Anúncio. Essa ferramenta é muito vantajosa porque pode ser combinada com as estratégias de SEO. Para isso, invista em uma palavra-chave que tenha relevância para o seu público-alvo.

Respondemos seus questionamentos sobre como promover um blog? Essas estratégias, quando bem desenvolvidas e alinhadas aos objetivos do negócio, aumentam as chances de a sua página ganhar maior número de visitantes.

Agora que você eliminou de uma vez por todas essas dúvidas, que tal entender como os serviços de uma agência digital podem otimizar as estratégias de promoção? Boa leitura!