Como escolher um theme para WordPress?

By | Destaque, Ter um blog

Qual theme escolher para WordPress?

Hoje em dia, ter um site é essencial caso você ou sua empresa deseja vender um produto, seja físico ou digital. Ao adquirir um site, diversas questões vem à tona tais como:

  • Como será o visual do site?
  • Quais plugins ele deverá ter?
  • Quais métricas devo acompanhar?

Com essas perguntas em mente, o proprietário do site precisa pensar e analisar alguns detalhes que são importantes na hora de tomar decisões em cada uma delas.

Nesse post vamos ensinar como escolher um theme (tema) para o seu site no WordPress. Isto é, vamos te ajudar a responder a primeira das três questões elencadas acima.

Saiba qual será o seu produto:

Primeiro de tudo, você deve analisar qual ou quais produtos deseja vender em seu site (caso haja algum), pois há diversos themes para esse tipo de site, já que há dois tipos de site para vendas:

  • Landing Pages: destinada à vendas de produtos únicos e digitais como e-books, cursos, entre outros. Ela também serve para capturar informações de possíveis clientes;
  • Sites e-commerce: Esses são os sites de vendas eletrônicas como Amazon, Americanas, Submarino, entre outros. Logo, são sites maiores e mais densos de informações e requer themes mais leves.

Definido qual o tipo de produto, vamos para o próximo item: a persona.

Defina quem é a sua persona:

Assim como definir sua persona é importante para aprimorar sua estratégia de marketing digital, a persona também é essencial na hora de escolher um theme para WordPress.

Por exemplo: a persona de um e-commerce de tecnologia é uma mulher jovem entre 20 a 30 anos que gosta de jogos eletrônicos e trabalha com webdesign.

Logo, o theme deverá ter algo que chame a atenção dessa persona, com cores cativantes e um design atraente.

Pense em SEO, ranqueamento do Google e responsividade:

Para ser encontrado na Internet, é essencial que você planeje uma estratégia de SEO, seja criando conteúdo para blogs ou até mesmo otimizando o seu site.

Nisso, vem a importância de escolher um theme mais leve, sem muitos elementos visuais que dificultam o carregamento das páginas, já que o tempo de carregamento, segundo o Google, o tempo recomendado é de 0,05 a 2 segundos.

Logo, quanto mais leve o theme e quanto mais otimizadas as imagens forem, mais rápido seu site será carregado.

Além disso, atualmente as pessoas utilizam mais os celulares para entrar em sites, logo, vêm a importância de um site responsivo, isto é, que se ajuste à diversas telas.

Crie seu próprio theme com Elementor:

Normalmente, pegar um theme já pronto e apenas adaptá-lo às suas necessidades não é uma boa prática, já que um tema pronto possui funções limitadas.

Logo, é aconselhável que você mesmo adapte esse theme utilizando o Elementor que é um plugin do WordPress feito para construção de sites, blogs e landing pages e ainda conta com uma parte voltada para o mobile, pensando já na responsividade.

Normalmente, as pessoas que utilizam o Elementor instalam o theme “Hello Elementor” que é compatível com o construtor e não necessita de configurações adicionais como o Ocean WP por exemplo.

Instalado esses dois itens, é bem simples de se desenvolver um site completo, uma dica valiosa é assistir os vídeos do canal Descomplicando Sites no Youtube. Lá você aprenderá a criar sites como:

  • Landing Pages;
  • Blogs;
  • Sites Institucionais;
  • Deliverys;
  • e muito mais.

Há outras opções?

Caso ainda queira ter um theme já pronto e pré-definido, há algumas opções como o Envato Elements.

Nele terá diversas opções de themes gratuitos e pagos, basta escolher um, baixar os arquivos e carregar no seu WordPress.

Há ainda outros construtores como o DIVI que é semelhante ao Elementor.

Portanto, essas são as principais dicas de como escolher um theme para WordPress. Gostou? Deixe seu comentário e compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *