Como Divulgar Vaga Interna na Empresa: 5 Benefícios

O processo de recrutar algum novo colaborador é algo que faz parte da rotina de qualquer empresa. Contudo, nem sempre vale a pena buscar por profissionais de fora: muitas vezes, os gestores dão preferência a pessoas que já trabalham naquele local.

Chamado de recrutamento interno, esse tipo de seleção tem sido bem mais visto e é uma oportunidade para que as pessoas já contratadas em determinada empresa possam ascender de cargo. A questão é que alguns recrutadores podem ter certas dúvidas em relação a como divulgar vaga interna na empresa.

Como fazer para que os funcionários fiquem sabendo dessa oportunidade? Como estruturar o anúncio a fim de que esses contratados tenham interesse em participar?

Confira neste material tudo o que é necessário sobre como divulgar vaga interna na empresa.

Recrutamento interno pode ser para qualquer vaga?

De forma geral, o recrutamento interno tende a ser voltado a vagas que requerem experiência. Pode-se tomar o assistente administrativo como exemplo: há diversas empresas onde esse profissional tem três níveis até ser promovido para uma função mais elevada.

Assim, se a empresa está com vaga aberta para assistente administrativo II, ela pode sim dar preferência ao recrutamento interno e disponibilizar essa oportunidade a quem já trabalha como assistente administrativo I. O recrutamento interno pode ser realizado em todos os segmentos de uma empresa, desde a área administrativa até o setor operacional, e é por isso que é tão importante saber como divulgar vaga interna na empresa.

Quais são os benefícios de optar pelo recrutamento interno?

 

Sem dúvida, há muitos benefícios em aprender sobre como divulgar vaga interna na empresa, pois podem existem gestores que acreditam que contratar pessoas de fora é uma oportunidade de se trazer ar novo para a empresa. Contudo, não se pode ignorar que existem diferentes benefícios ao se fazer o recrutamento interno, sendo eles:

Contratação mais rápida

Geralmente, o processo de seleção contempla algumas etapas com a finalidade de conhecer mais das habilidades dos candidatos. Além disso, esse também é o momento no qual a empresa faz uma averiguação do histórico desse profissional e tudo isso fica mais fácil quando já é uma pessoa conhecida.

Basicamente, o que o gestor vai fazer é avaliar se esse candidato tem todas as qualificações imprescindíveis para a oportunidade aberta. Contudo, por já ter conhecimento da forma como essa pessoa trabalha, é possível perceber se um treinamento seria viável, se esse indivíduo aprenderia rápido a nova tarefa, etc.

Maiores chances de satisfação na escolha

Não são raros os casos nos quais os gestores se arrependem de quem acabam contratando. Afinal, há muitos profissionais que demonstram que têm conhecimento para aquela função, mas que são indisciplinados, insubordinados, têm dificuldade para conviver em grupo, etc.

Por outro lado, quando se opta por aprender sobre como divulgar vaga interna na empresa e aplica isso, já se sabe qual é a personalidade daquele profissional, se ele é uma pessoa na qual se pode confiar, se ele é de fácil convivência e muito mais. O resultado, sem dúvida, é uma redução nas probabilidades de se arrepender quando se faz uma nova contratação.

Profissional conhece o funcionamento da empresa

Quando uma pessoa de fora é contratada, não é raro que ela leve certo tempo para se acostumar à forma como a empresa funciona.

Isso porque cada corporação tem as suas próprias regras e valores aos quais o trabalhador tem de se adaptar. Dessa forma, quando se aplica as práticas de como divulgar vaga interna na empresa, a pessoa já tem conhecimento de tudo isso.

Menos gastos

Geralmente, um processo de recrutamento externo traz certo gasto para a empresa. Afinal, é preciso divulgar essa oportunidade e, em muitos casos, buscar profissionais que possam ajudar na escolha dos novos trabalhadores.

Além das eventuais consultorias, há empresas que decidem buscar por terceirização, o que também significa um custo. No caso do recrutamento interno, tudo isso costuma ser dispensado e as empresas gastam bem menos para encontrar os ocupantes das suas novas vagas, basta aprender as melhores práticas sobre como divulgar vaga interna na empresa.

Reconhecimento do trabalhador

Hoje em dia, uma das coisas que fazem com que os profissionais se mantenham na empresa é a possibilidade de crescimento. Isso, é claro, está associado ao reconhecimento das suas habilidades e uma das formas de valorizar essas pessoas é o recrutamento interno.

Afinal, para que o profissional vai se dedicar em sua função se, quando uma vaga mais interessante é aberta, o recrutamento é externo? Priorizando aqueles que já são contratados e que desempenham bem seu trabalho, a empresa acaba reduzindo a sua rotatividade, o que é muito benéfico para os seus resultados e para a sua imagem.

Como divulgar vaga interna na empresa?

O processo seletivo interno é estruturado de uma forma um pouco diferente do recrutamento externo. Com relação à forma de como divulgar vaga interna na empresa, há algumas opções:

Por sites de recrutamento

Existem vários sites que são voltados apenas ao recrutamento e seleção, oferecendo testes online para verificar o conhecimento dos candidatos e muito mais. Os recrutadores podem usar esses sites especializados para divulgar as vagas, mas devem se lembrar de especificar que se trata de recrutamento interno. Assim, aqueles que não trabalham na empresa não enviam o seu currículo.

Por sistema interno

É possível divulgar a vaga apenas internamente, ou seja, usando os canais de comunicação entre os funcionários. Caso a empresa use um sistema integrado, que permita envio de mensagens, pode-se mandar o convite para o processo seletivo apenas para as pessoas consideradas aptas a ocupar essa nova vaga.

Se não houver um sistema interno, os recrutadores podem enviar e-mails para esses profissionais a fim de informá-los sobre o recrutamento. Há empresas que escolhem deixar cartazes nas áreas comuns, como pátio e refeitório, especificando a existência do processo seletivo e dando as devidas instruções a seu respeito.

Pessoalmente

As empresas menores, que têm um número reduzido de colaboradores, podem optar por uma conversa face a face com os profissionais que podem ocupar aquela nova vaga. Dessa forma, os gestores pedem para que os possíveis candidatos vão até as suas salas, falam sobre o processo seletivo interno, dão as informações sobre a nova vaga e perguntam se eles têm interesse em participar.

Cuidados sobre como divulgar vaga interna na empresa

Não importa se o recrutador vai divulgar essa vaga por escrito em um portal ou por e-mail ou até se falará pessoalmente sobre a oportunidade: certos cuidados com a clareza têm de ser tomados. A primeira coisa a fazer é ser sincero na descrição do cargo: é imprescindível que se coloque todas as tarefas que se espera que o novo contratado desempenhe. Afinal, ao omitir alguma função, dá-se a chance a esse profissional até de processar a empresa posteriormente.

Além disso, para a credibilidade da própria corporação, é importante que se trabalhe de forma transparente, sem tentar enganar o candidato. Também é preciso ser claro a respeito de todos os conhecimentos que os candidatos precisam possuir. Dessa forma, evita-se que pessoas não qualificadas acabem participando do processo seletivo, perdendo seu tempo e tomando o tempo do recrutador.

Salário “a combinar” é desaconselhado

É bastante comum, ao ver divulgação de vagas, que o salário esteja “a combinar”. Isso costuma significar que a empresa ainda não definiu qual seria a remuneração para aquela vaga ou até que está disposta a negociar com o candidato.
Entretanto, usar “a combinar” nessa informação não é bem visto pelos candidatos e pode até fazer com que eles percam o interesse pelo processo seletivo.

Sendo assim, é fundamental ser sempre assertivo com relação ao salário que será oferecido aos contratados. Inclusive, é necessário explicar se o salário informado for apenas inicial, se existe chance de aumentar esse valor depois do período de experiência, etc.

Os benefícios oferecidos aos candidatos também devem ser explicados de maneira clara ao listar as informações sobre como divulgar vaga interna na empresa, especialmente se o convênio médico for de coparticipação. Afinal, isso significa que o trabalhador terá certo custo em cada consulta e exame e tudo isso pode “pesar” para ele participar ou não do recrutamento

Estar disposto a treinar os contratados pode facilitar o recrutamento

Seja para recrutamento externo, seja para vagas internas, a disponibilização de treinamento para os profissionais é algo a se considerar. É comum que os trabalhadores tenham sim condições de assumir aquela função, mas que falte algum conhecimento específico ou mesmo prática. Com um bom treinamento, porém, aquela pessoa pode se tornar um ótimo profissional para aquele cargo.

Desse modo, quando se faz a divulgação de vagas internas, é válido informar aos candidatos que eles poderão ser treinados, se escolhidos.

Estar à disposição para esclarecimentos sobre a vaga interna é fundamental

Não faltam profissionais que se interessem em subir de cargo na empresa onde estão. Aliás, esse tende a ser um dos seus principais objetivos quando são contratados.

O problema é que podem surgir dúvidas a respeito da nova vaga, de como seria essa migração para outro cargo e muito mais. Assim, para que os candidatos se sintam mais seguros e motivados, recomenda-se aos recrutadores estar sempre disponíveis para responder a qualquer pergunta.

Inclusive, pode-se deixar um canal exclusivo para esclarecer dúvidas, como um número de WhatsApp ou e-mail.

Entendeu como divulgar vaga interna na empresa?

Agora que você já sabe mais sobre divulgação de vagas internas, não deixe de compartilhar este artigo com outras pessoas!

Deixe um comentário

0 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap