Como criar uma newsletter para blog

By | Atrair mais tráfego

Newsletter

Um site, seja ele e-commerce ou institucional, precisa atrair leitores, leads e clientes para o seu produto/serviço.

Além de um bom design, conteúdo de qualidade e SEO, uma dica importante é fazer o uso de newsletter.

Estas podem ser pensadas em diárias, semanais, mensais ou com uma frequência menor ainda.

Mas você deve estar pensando: “uma newsletter não é algo que recebemos via e-mail?” A resposta é sim e não. Vamos aos detalhes abaixo.

O que é uma newsletter?

É bem provável que você já tenha se deparado com uma caixinha em algum local no site de uma empresa, blog ou loja e-commerce. Nela há algumas frases como:

  • “Deixe seu melhor email para receber novos conteúdos”;
  • “Digite seu e-mail para ficar por dentro das novidades e lançamentos de novos produtos”;
  • Dentre outras mais…

Ao digitar seu e-mail, ele será encaminhado para um banco de dados de algum sistema de automação como a RD Station e, de acordo com a frequência definida pelo proprietário do site, você receberá e-mails com conteúdos, dicas e/ou produtos daquele site.

Qual a importância da newsletter?

Como destacado no início do texto,  newsletter possui como finalidade principal a atração de leitores para o site, a fim de gerar tráfego.

Mas ela também pode ser utilizada para divulgação de um novo produto, oferecer algum material gratuito como e-books ou cursos e, ao final desse material, indicar um outro material mais completo, fazendo assim uma conversão de lead.

Como nosso foco é uma newsletter para blog, a importância reside na divulgação de um ou vários conteúdos novos.

Vamos supor que hoje, (aqui incluir a data da publicação do post), seu blog tenha 5 novas postagens e a frequência de disparo de e-mails seja entre às 08:00 e 09:00 de domingo a domingo, logo, no próximo dia o assinante receberá esses 5 conteúdos novos em seu e-mail.

“Mas e se eu não postar nada em determinado dia?” Nesse caso, não se preocupe, o sistema não enviará postagens antigas, apenas não será enviado nada para os assinantes.

Como fazer uma newsletter para blog?

Existem vários plugins de formulários para WordPress, mas saiba que quanto mais plugins existentes, mais lento será o carregamento do seu site.

Logo, uma boa opção é aproveitar o Elementor (seja a versão gratuita ou a paga) e utilizar o widget de formulário que o próprio plugin oferece.

Com ele é possível estilizar formulários da maneira como preferir e ainda oferece integração com Mailchimp, RD Station, CalderaForms, entre outros tantos sistemas de gerenciamento de e-mails.

Mas o ponto principal aqui é: qual será a frequência de disparo de e-mails?

Para isso você deve analisar a frequência e quantidade de novos conteúdos que você está gerando para o seu blog.

Após ter feito essa análise você pode definir as seguintes frequências:

  • Assim que um novo post for publicado;
  • Diária (traz um apanhado de tudo que foi publicado entre um dia e outro);
  • Semanal;
  • Mensal.

Há outras frequências, mas estas são as mais utilizadas.

Para definir a frequência, saiba que não será no próprio formulário do Elementor e sim em um sistema de automação.

Por fim, é importante pensar no design do formulário, não basta deixar apenas um espaço em branco e um botão escrito “assinar”.

É importante pensar na copy para o leitor assinar a newsletter, tendo um design atraente utilizando as cores do site.

Portanto, em posse dessas dicas, é hora de pôr a mão na massa e fazer a sua newsletter para blog!

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e compartilhe com quem precisa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *